Black Friday 2023: 4 estratégias para vender mais
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          Use a seu favor o alto poder de alcance do SMS

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4 estratégias para vender mais na Black Friday 2023

Conheça as melhores estratégias de vendas para a Black Friday 2023 e veja dicas de uso de plataformas e canais digitais.
estratégias para black friday 2023

Estabelecida no calendário anual do varejo, o penúltimo mês do ano contempla uma das datas mais aguardadas pelos consumidores em todo o mundo. Este ano não será diferente, mas, afinal, que dia vai ser a Black Friday 2023? Será no dia 24 de novembro e ainda dá tempo de criar estratégias eficientes de vendas.

Desde a preparação antecipada até as táticas de marketing, é necessário procurar se destacar em meio à concorrência. Aliás, a disputa por atenção será o grande diferencial para atender às expectativas dos consumidores que buscam por ofertas incríveis.

Não perca a chance de maximizar seus lucros e fidelizar clientes neste período de compras tão aguardado. Por isso, neste artigo, confira como vender mais e alcançar o sucesso durante a Black Friday 2023. 

Como será a Black Friday 2023?

A importância da data demanda estudos por parte das empresas que esperam superar as suas vendas nesse evento. Então, o que esperar da data? De acordo com uma pesquisa do Google, 67% dos brasileiros pretendem fazer compras na Black Friday 2023, e 70% deles pretendem gastar o mesmo ou mais do que no ano anterior. 

Este aumento na intenção de compra é impulsionado por um cenário macroeconômico mais favorável, com o dólar estabilizado, a inflação em queda e a taxa Selic em redução. Além disso, os consumidores estão mais maduros e informados, e fazem mais pesquisas antes de comprar. Isso significa que eles estão mais propensos a aproveitar as melhores ofertas e evitar fraudes.

Projeção e dados Black Friday 2023

A Black Friday 2023 começa oficialmente no dia 24 de novembro, mas as promoções já começam a ser oferecidas a partir do dia 20. Muitas marcas antecipam as promoções em uma espécie de “esquenta” para a data ou até mesmo prolongam os descontos durante todo o mês de novembro.

Vale lembrar que a Cyber Monday cai no dia 27 de novembro, então dá para estender algumas ofertas até lá. Dessa forma, os consumidores que desejam aproveitar as melhores ofertas da Black Friday terão mais tempo para planejar as compras.

Conheça mais alguns dados levantados pela pesquisa do Google e prepare-se: 

  • Um em cada quatro consumidores espera gastar mais de mil reais com compras na Black Friday;
  • 68% dos brasileiros acreditam que a própria capacidade financeira para compras vai melhorar até o final do ano;
  • Metade dos brasileiros que pretendem comprar na data ainda não tem varejista, marca, ou produto/modelo definido. Mega oportunidade, hein?

vender na black friday 2023

O que é a Black Friday?

A Black Friday é um evento promocional que dá a oportunidade para os consumidores encontrarem descontos em uma variedade de produtos e serviços. A data ocorre sempre na sexta-feira após o Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos, ou seja, sempre na última sexta-feira do mês de novembro.

Quando surgiu a Black Friday?

Na década de 1960, enquanto os comerciantes dos Estados Unidos ofereciam descontos agressivos para limpar seus estoques, surge a Black Friday. Mas, quando a Black Friday surgiu no Brasil? O evento foi introduzido no calendário das empresas entre 2010 e 2012 e vem crescendo cada vez mais nos últimos anos. 

Apesar do sucesso, a chegada da Black Friday no nosso país causou polêmica, já que muitos lojistas ofereciam falsos descontos. Semanas antes, os preços eram aumentados para que, na data, fossem baixados, simulando “superdescontos”. Aliás, isso virou piada, caiu na “rede” e ficou conhecida como “Black Fraude”.

Mesmo diante deste cenário, as marcas que realmente oferecem benefícios nesta data batem recordes de venda. Em 2023, a expectativa é que o faturamento do evento seja de R$10 bilhões, o que representa um aumento de 10% em relação a 2022.

4 Estratégias para Black Friday 2023

Chegou a hora de colocar a mão na massa e entender como preparar a sua empresa para vender muito na Black Friday 2023. Para maximizar o seu sucesso, algumas ações são fundamentais como, utilizar dados de clientes para criar ofertas específicas e personalizadas para atrair a atenção dos consumidores e incentivá-los a fazer compras.

Além disso, os canais digitais são ferramentas poderosas para manter os consumidores informados e entusiasmados durante todo o período de vendas. É importante aproveitar as oportunidades oferecidas por mensagens de texto, como SMS, RCS e e-mail para envolver os clientes.

O SMS e o RCS permitem comunicações diretas e instantâneas com mensagens promocionais ou atualizações em tempo real sobre ofertas, enquanto o e-mail marketing pode ser usado para criar expectativas e enviar informativos exclusivos antes do dia da Black Friday 2023. 

Utilizar canais digitais de forma eficiente e estratégica não apenas aumenta a visibilidade das ofertas, mas também cria um vínculo mais forte com os clientes, resultando em vendas mais expressivas na Black Friday de 2023.

Veja a seguir 6 dicas práticas do que fazer para arrasar nas vendas neste ano: 

Destaque para Frete Grátis no Google

O Google anunciou que irá lançar um novo recurso para o Google Shopping, chamado “Anotações de Frete”, que vai destacar produtos com frete grátis, entrega mais rápida e devolução gratuita. O recurso estará disponível no Brasil a partir de outubro.

Segundo o Google, esse recurso vai ajudar os consumidores a encontrar as melhores ofertas na Black Friday, exibindo de maneira clara informações sobre frete, tempo de entrega e custo de devolução no Google Shopping.

Leia mais: Rastreamento de produtos: por que enviar RCS e SMS ao cliente?

As “Anotações de Frete” surge como uma resposta à crescente importância do frete grátis e da entrega rápida para os consumidores brasileiros. De acordo com uma pesquisa do Google, 53% dos consumidores brasileiros desistem de comprar na Black Friday devido ao valor do frete. 

O Google espera que o recurso ajude não apenas os consumidores, mas os varejistas a aumentar as vendas na Black Friday, aumentando a visibilidade e a atratividade das ofertas. Anote aí e não deixe de usar essa nova ferramenta, além de destacar os benefícios de frete e prazo de entrega nas comunicações nos canais digitais! 

Promoção e preço mais baixos

A realizada pelo Google mostrou que o preço mais baixo é o fator decisivo para 25% dos consumidores brasileiros na hora de comprar na Black Friday. Em segundo lugar, está a qualidade do produto, com 20% das respostas. Sabendo disso, o preço é, sim, crucial para vender mais nessa data.

Por isso, é essencial preparar ofertas relevantes para a Black Friday 2023, praticando o preço mais baixo do mercado sempre que possível. Ser assertivo no preço, promoções e condições de pagamento vai determinar o sucesso dessa data sazonal no seu negócio. Saiba comunicá-los de forma atrativa através do RCS, por exemplo, utilizando todos os recursos visuais que esse canal oferece. 

Tendência de compra

Seguir as tendências de compra da Black Friday 2023 é imprescindível para fazer deste evento marcante. Por isso, tenha em mente que o e-commerce é o canal preferido dos consumidores na data, que estão cada vez mais exigentes e buscam uma experiência de compra positiva, que inclui facilidade de navegação, disponibilidade de informações e atendimento ao cliente.

Já em relação às categorias, beleza e perfumaria foi a que mais se destacou na intenção de compra para a Black Friday 2023, com um aumento de 18 pontos percentuais em relação ao ano passado. Outras categorias que também se destacaram foram:

  • Eletrodomésticos (+10 p.p.)
  • Eletroportáteis (+ 9pp)
  • Equipamentos de áudio & vídeo (+9pp)
  • Roupas e acessórios (+7 p.p.)
  • Roupas e calçados esportivos (+7 p.p.)
  • Móveis (+5 p.p.)
  • Calçados (+5 p.p.)

e-commerce

Veja quais são as principais estratégias de comunicação e canais digitais para utilizar em e-commerce e aumentar as vendas.

Crie uma jornada personalizada

Os consumidores começam a pesquisar produtos e preços com antecedência, isso porque, buscam encontrar as melhores ofertas. Estes estão mais propensos a comprar na Black Friday nos dias que antecedem o evento a fim de garantir os produtos que desejam.

Por isso, sua marca deve considerar os momentos da jornada mais favoráveis da Black Friday, que são: planejamento, compra e pós-vendas. Para aproveitar o momento de planejamento, é importante oferecer informações e recursos para ajudar os consumidores a encontrar os produtos que desejam. Por outro lado, no momento da compra, é importante destacar as ofertas e promoções disponíveis. Já para o pós-compra, é importante garantir que os consumidores recebam seus produtos antes do Natal.

Bônus: SMS e RCS na Black Friday 2023

O uso de SMS na Black Friday 2023 é uma estratégia importante para as marcas que desejam alcançar os consumidores e aumentar suas vendas. Já o RCS é ainda mais promissor neste evento, afinal, trata-se de uma tecnologia de mensagens avançada que permite o envio de mensagens ricas, com imagens, vídeos e outros recursos multimídia.

Quer saber como usar SMS e RCS na Black Friday? Veja nossas dicas: 

  • Comunicar ofertas e promoções: esses canais são ótimos para comunicar ofertas, cupons de desconto e promoções exclusivas para os consumidores. Isso pode ajudar a atrair a atenção dos consumidores e aumentar as vendas.
  • Enviar lembretes: ofertas e promoções disponíveis na Black Friday.
  • Oferecer suporte ao cliente: podem oferecer suporte ao cliente durante a Black Friday. Isso ajuda os consumidores a resolver problemas e fazer compras com mais facilidade.

Mas atenção: lembre-se de personalizar as mensagens para cada consumidor. As mensagens SMS e RCS devem ser relevantes para os interesses de cada um, e isso pode ser feito usando informações sobre produtos e categorias que o consumidor já demonstrou interesse. Além disso, as mensagens devem ser enviadas no momento certo. Antes da Black Friday para gerar expectativa ou durante o evento para comunicar ofertas e promoções urgentes.

Gostou deste artigo? Desejamos uma boa Black Friday 2023 para o seu negócio e conte com a Pontaltech para te ajudar a implementar novos canais digitais na sua empresa e oferecer uma experiência muito mais positiva para o seu consumidor! 

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09 de outubro de 2023
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