Matriz de Kraljic: saiba o que é e exemplos para aplicar
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O que é matriz de Kraljic? Exemplos e passo a passo para aplicar

Saiba tudo o que você precisa saber sobre a Matriz de Kraljic, quais são as quatro categorias deste método e como implementá-lo.
matriz de Kraljic

Ser mais eficiente e reduzir custos é o que toda empresa quer, não é mesmo? E nessa busca, as organizações têm recorrido a diversas ferramentas e estratégias para otimizar suas operações. Uma delas é a Matriz de Kraljic, voltada para o profissional de compras compreender de maneira estruturada e holística seu portfólio, fornecimento, riscos e oportunidades de cada categoria de compra.

Se este assunto te interessa, continue a leitura e entenda em detalhes o que é a Matriz de Kraljic, como ela funciona e por que é tão crucial utilizá-la nas empresas. Além disso, vamos mostrar exemplos práticos de sua aplicação e um passo a passo detalhado para implementá-la com sucesso. Vamos lá?

O que é e para que serve a matriz de Kraljic?

A matriz de Kraljic é uma ferramenta estratégica na gestão de compras, projetada para ajudar as empresas a entenderem e priorizarem seu portfólio de aquisições. Essa metodologia classifica os produtos ou serviços que uma empresa compra, com base em duas variáveis principais: a importância estratégica do item e a complexidade ou risco associado à sua cadeia de abastecimento.

É importante compreender que a função primordial da matriz de Kraljic é permitir que as empresas ajustem suas estratégias de compras internas e externas conforme a natureza de cada categoria de item. Isso garante que os recursos sejam alocados de maneira eficiente, fortalecendo o posicionamento da empresa em seu mercado.

Além disso, ao utilizar a matriz de Kraljic, as empresas obtêm uma visão clara das áreas que exigem aprimoramento no gerenciamento de compras, identificando oportunidades para otimização e redução de custos. E lembre-se: ela pode ser aplicada nas compras de produtos físicos, ou na contratação de parceiros digitais, como, por exemplo, canais de comunicação como plataforma de SMS, sistemas de CRM, ERP, etc. 

As 4 categorias da matriz

Ao analisar a importância estratégica e a complexidade ou risco associado à sua cadeia de abastecimento do produto, a matriz de Kraljic categoriza os itens em quatro quadrantes distintos: itens não críticos, itens de alavancagem, itens de gargalo e itens estratégicos. 

Cada categoria demanda uma estratégia de gerenciamento específica, adaptada às suas características e impacto no negócio. Vamos entender mais sobre cada uma delas: 

Itens de Alavancagem

Estes itens têm um alto impacto no lucro e sucesso da empresa, e um baixo risco de fornecimento. Para esses itens, é estratégico negociar com fornecedores para obter preços e condições ideais, aproveitando o poder de barganha da empresa.

Por exemplo, em uma empresa de fabricação de automóveis, os pneus podem ser considerados itens de alavancagem. Eles são essenciais para a produção de veículos e têm um impacto significativo nos custos e na qualidade dos produtos. 

No entanto, há vários fornecedores de pneus confiáveis disponíveis no mercado, reduzindo o risco de interrupções na cadeia de suprimentos, assim, a empresa pode aproveitar seu poder de compra negociando preços favoráveis e condições de pagamento com os fornecedores.

Itens Não-Críticos

Com um impacto mínimo nos lucros e risco de fornecimento baixo, esses itens são básicos para operações diárias, mas não influenciam significativamente o negócio. A estratégia aqui é minimizar o tempo e recursos gastos em compras, automatizando processos sempre que possível e consolidando volume para obter descontos. Materiais de escritório, como canetas e papel, podem ser considerados itens não-críticos, por exemplo. 

Itens de Gargalo

Estes itens têm um impacto financeiro limitado, mas um alto risco de fornecimento devido a fatores como escassez de fornecedores. A exemplo disso são as licenças de software especializado de um único fornecedor. Para mitigar riscos, é crucial diversificar fornecedores, estabelecer relações com alternativas e acumular estoques para contingências.

Itens Estratégicos

Com alto impacto nos lucros e alto risco de fornecimento, esses itens são indispensáveis e muitas vezes únicos nas operações da empresa. Aqui, é vital ter planos de backup, examinar o mercado minuciosamente, investir em parcerias robustas e considerar a integração vertical para proteger as cadeias de abastecimento. 

Um software de gestão empresarial (ERP) personalizado é um exemplo, sendo essencial para a operação de uma grande corporação. Esse software não só tem um impacto significativo nos resultados financeiros da empresa, mas também é único e altamente integrado às operações comerciais. Eles demandam uma abordagem estratégica e de longo prazo para garantir a continuidade e o sucesso operacional da empresa.

Afinal, como funciona a matriz Kraljic?

Como você pode ver, a matriz de Kraljic é uma ferramenta que prioriza e classifica as compras de uma empresa em quatro categorias principais, sendo que elas são operadas dentro de dois critérios fundamentais: o risco de fornecimento e o impacto no lucro, representados nos eixos X e Y da matriz, respectivamente.

  • Eixo X: risco de fornecimento. O eixo avalia a estabilidade e confiabilidade da cadeia de suprimentos de um item. Um alto risco de fornecimento sugere que o item é proveniente de um número limitado de fornecedores ou está sujeito a fatores que aumentam a probabilidade de interrupções na cadeia de suprimentos.
  • Eixo Y: impacto nos negócios. Já este eixo mede o impacto financeiro e operacional que um item tem na empresa. Itens com alto impacto nos negócios são críticos para o sucesso e a lucratividade da empresa.

Após a classificação com base nesses critérios, a análise de mercado entra em cena. Nesta etapa, a empresa avalia seu poder de barganha em relação aos fornecedores, considerando fatores como o tamanho da organização, a participação de mercado e a capacidade dos fornecedores.

O próximo passo é o posicionamento estratégico dos produtos na matriz final, com base nos insights obtidos na análise de mercado. Isso permite definir a abordagem tática para cada categoria de compra, antecipar cenários futuros e formular estratégias adaptáveis conforme necessário.

Como escolher a melhor empresa de canal digital com a matriz de Kraljic?

Vamos usar como exemplo uma empresa que precisa contratar um parceiro de canais digitais para comunicação com seus clientes. Acompanhe o passo a passo para montar uma matriz de Kraljic nesse caso e tomar a melhor decisão.

Passo 1: Identifique as características dos itens

Comece avaliando o papel dos canais digitais na estratégia de comunicação da empresa. Considere se o SMS, e-mail ou RCS são canais fundamentais para alcançar e engajar os clientes. Além disso, analise a complexidade e o risco envolvido na utilização de cada canal digital. Isso inclui fatores como a capacidade de personalização, taxas de entrega, conformidade com regulamentações de privacidade e segurança dos dados dos clientes.

Passo 2: Analise os fornecedores

Pesquise e avalie a reputação e estabilidade dos fornecedores de plataformas de canal digital. Considere fatores como a confiabilidade do serviço e suporte ao cliente. Explore também as diferentes opções disponíveis no mercado para plataformas de SMS, e-mail e RCS, comparando recursos, preços e capacidades de integração com os sistemas existentes da empresa.

Passo 3: Crie a estratégia

Com base na análise realizada, formule estratégias específicas para cada canal digital. Considere como cada canal pode ser usado para atingir os objetivos de comunicação da empresa e quais os requisitos o fornecedor precisa preencher para chegar nesse objetivo com você. 

Após analisar todas as opções, escolha a plataforma que melhor atende às necessidades da empresa.

Implemente faça uma revisão contínua

Coloque em prática a plataforma selecionada e integre-a aos processos de comunicação da empresa. Uma vez integrado, estabeleça um processo de revisão contínua para avaliar o desempenho da plataforma escolhida. Esteja preparado para ajustar sua estratégia conforme necessário para garantir que os objetivos de comunicação da empresa sejam alcançados de forma eficaz.

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11 de junho de 2024
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