A Black Friday está chegando e, em período tão intenso como esse, toda ajuda é bem-vinda, não é mesmo? Por isso, é preciso planejar muito bem todas as necessidades do público para que as metas de venda e satisfação do cliente sejam alcançadas. Uma estratégia que costuma trazer bons resultados é o uso de bot de texto ou voz na Black Friday.
Esses assistentes virtuais, equipados com inteligência artificial, fazem a diferença na hora de prestar um atendimento ágil e gerar uma experiência diferenciada aos seus clientes. Além disso, eles também podem assumir funções de venda, funcionando como um motor para aumentar o seu faturamento, sem perder a qualidade e consistência.
Se você não quer ficar para trás nessa Black Friday, está na hora de preparar o seu bot para este evento tão importante! Continue a leitura deste texto e confira as dicas que temos para que a sua empresa possa extrair o máximo desta solução durante o evento. Vamos lá?
Bot na Black Friday: motivos para usá-lo
A internet e os canais digitais mudaram a maneira de fazer compras, bem como a interação entre clientes e marcas. Com essa nova realidade, as empresas adotaram os bots em estratégias de venda, trazendo uma nova experiência em atendimento e vendas, diminuindo o tempo de espera e resolvendo chamados mais rapidamente através de diálogos humanizados.
Em datas como a Black Friday, os consumidores, mais do que nunca, esperam por um atendimento diferenciado, com agilidade e que seja rápido na solução dos problemas. E é justamente isso que um bot oferece. Mas, não para por aí: ele ainda pode ser personalizado conforme o perfil dos clientes da marca e o evento que está acontecendo.
Mas, o que isso quer dizer, na prática? A Black Friday é uma ação conhecida por oferecer grandes descontos. Nessa época, os consumidores ficam ainda mais ansiosos para receber os seus produtos, certo? O bot na Black Friday, então, pode manter os clientes informados sobre o seu pedido, informando desde a confirmação de pagamento, até o aviso de entrega.
Além disso, um dos principais benefícios do bot para a Black Friday é a disponibilidade de atendimento, que funciona 24 horas por dia, 7 dias na semana. Ou seja, sempre terá um assistente virtual disponível para tirar dúvidas e oferecer produtos para os clientes. Isso mesmo! O bot na Black Friday pode assumir um papel não apenas de atendimento, mas também de vendedor.
E para transformar essa solução no seu motor de vendas é muito simples. Basta utilizar a favor da sua empresa a disponibilidade, a capacidade de humanização e a escalabilidade do bot para promover suas ofertas e promoções durante o período de Black Friday através dos canais digitais preferidos dos seus clientes, seja ele WhatsApp, SMS, Instagram, telefone e etc!
Como preparar o seu bot para a Black Friday
Muito bem! Você já está mais do que convencido da importância de utilizar o bot na Black Friday, certo? Mas, como preparar essa tecnologia e obter o máximo de sucesso com ela? Confira a seguir algumas de nossas dicas e entenda como fazer isso na prática!
Tenha cuidado com o volume
Quando a demanda é altíssima, liberar a equipe para se dedicar a outras funções é fundamental. E é justamente essa uma das funções do bots na Black Friday. Com essa solução à sua disposição, não tem porque aumentar os seus custos contratando reforços nos times de atendimento e vendas. Basta colocar a tecnologia para trabalhar ao seu favor.
Inclua perguntas frequentes e automatize os principais fluxos em seu bot já existente ou, então, crie um novo, específico para o evento da Black Friday. Você deve saber que, a grande maioria das dúvidas são as mesmas, e isto também acontece na Black Friday. Automatizar este processo economiza muito tempo do time de atendimento, e aumenta as suas conversões e vendas.
No entanto, como o volume de pedidos e acessos pode ser realmente muito alto (e esperamos que seja!), é fundamental inserir no seu bot uma mensagem padrão bastante clara informando eventuais problemas aos consumidores. Ser transparente nesse momento também é uma maneira de garantir uma boa experiência, já que esse tipo de mensagem gera proximidade.
Estruture o bot de acordo com a plataforma escolhida
Parece básico, mas é importante reforçar que o bot deve ser personalizado de acordo com a plataforma que ele irá atender. Por exemplo, um bot para SMS funciona diferente de um bot para Instagram. O fluxo de diálogo muda, assim como os recursos de links, botões e finalização de pedidos.
Sendo assim, antes de iniciar qualquer implementação, planeje o seu bot levando em consideração o canal no qual ele estará inserido. Aqui na Pontaltech, nós temos um super time de curadoria para criar o melhor bot ao cliente.
Transforme seu bot em um motor de vendas
O bot é bastante utilizado para atendimento e pós-venda, não é mesmo? Mas, na Black Friday, ele pode atuar também como um vendedor, como já adiantamos mais acima nesse texto. Além de enviar promoções e atualizações – sobre fim do estoque de um produto bastante visualizado, por exemplo – os bots ainda podem informar preços de produtos e tirar dúvidas antes mesmo da compra ser fechada.
Com a ajuda do bot, o cliente pode buscar por produtos, fazer comparações e realizar a compra em um único ambiente, de maneira fácil, rápida e fluída. Isso porque, o bot leva apenas alguns segundos para encontrar o produto solicitado e repassar as informações que o seu cliente precisa para concluir a compra. Ele também pode sugerir produtos similares, fazendo substituições de itens sem estoque ou aumentando o ticket médio em compras casadas.
Faça uma curadoria da eficiência
Além de melhorar a experiência de compra do seu cliente, o bot na Black Friday também oferece informações em tempo real. São dados de desempenho para que você analise a performance dessa estratégia e otimize possíveis gargalos e processos que podem ser melhorados. Assim, você não precisa esperar a Black Friday do próximo ano para corrigir erros e melhorar as suas vendas.
Está precisando de ajuda para preparar o seu bot para a Black Friday? Então fale com a gente e conheça nossas soluções para impulsionar as vendas e o atendimento da sua empresa!