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SAC digital: como garantir a satisfação dos clientes?

Entenda como o SAC Digital pode transformar a comunicação com o seu cliente através da inteligência dos chatbots.

O serviço de atendimento ao consumidor, mais conhecido como SAC, é um pilar essencial na satisfação dos clientes. Toda empresa precisa acompanhar de perto essa área, sugerindo melhorias contínuas e implementando novos processos à medida que o comportamento do consumidor muda. E foi assim, pela necessidade de otimização e inovação, que o SAC digital foi criado.

O serviço digital de atendimento ao cliente tem ganhado cada vez mais protagonismo na garantia de satisfação dos clientes. Isso porque, ele vem transformando a forma de interação entre empresas e consumidor, e traz mais velocidade e inteligência. Ficou com vontade de saber mais sobre o tema? Então você está no lugar certo. 

Neste conteúdo, entenda sobre como garantir a satisfação dos clientes através do SAC digital. Conheça as vantagens sobre o chatbot na prestação de um bom atendimento ao consumidor. Acompanhe!

Como funciona o SAC digital?

O SAC digital é a evolução do serviço de atendimento ao consumidor, que agora está presente em mais canais, além da chamada de voz. Na forma digital, a empresa conta com a tecnologia na resolução de problemas, dúvidas, agendamento, solicitações, protocolos de atendimento e reclamações sobre produtos ou serviços.

Um aspecto fundamental desta modalidade é a experiência de compra e consideração de marca. Afinal, é preciso investir recursos para prestar um atendimento eficiente, rápido, integrado e humanizado. E para isso, nada melhor do que apostar em soluções como os chatbots. Mas, você sabe como eles funcionam?

Os chatbots são robôs inteligentes e ágeis que substituem parte do atendimento humano. Através da leitura de um banco de dados com perguntas e respostas preestabelecidas pela empresa, a comunicação com os clientes é automatizada. 

Além disso, os chatbots possuem integrações com muitos canais digitais. Ou seja, eles podem ser utilizados em atendimentos através do telefone, chat, SMS, WhatsApp, redes sociais e e-mail. E nada melhor para a sua empresa do que estar presente em todos os canais digitais, não é mesmo? Oferecer possibilidades de atendimento é o primeiro passo para se destacar de forma positiva na mente dos consumidores. 

Outra característica extremamente eficaz do chatbot é a capacidade de realizar centenas de atendimentos por minuto, sem deixar de lado a qualidade. Por se tratar de um robô, ele não sofre influências humanas como mudanças de humor, stress, cansaço e faltas. Sendo assim, um chatbot é capaz de repetir o mesmo script de atendimento infinitas vezes simultaneamente, mantendo sempre o tom da mensagem e a humanização que o seu cliente espera da empresa.

Quais as vantagens do chatbot no SAC digital?

O chatbot facilita o contato com o cliente, otimiza atendimentos e ainda tem uma performance totalmente baseada em dados. Já dá para perceber que ele é um grande aliado na busca pela satisfação do cliente, não é? Mas, se você ainda tem dúvidas, confira a seguir as vantagens do uso do chatbot no SAC digital.

Agilidade no atendimento

Ganhar agilidade e eficiência nos atendimentos é um dos principais benefícios do chatbot no SAC digital. E esse é um dos fatores de maior ganho na satisfação do cliente, afinal, quem gosta de esperar para ser atendido?

Além do robô conseguir rapidamente identificar quem é o cliente e qual o seu problema, o tempo de espera para atendimento é muito menor. Com total controle de chamadas e taxas de ocupação, o chatbot oferece opções simultâneas para atender diversas solicitações, assim como respostas personalizadas para cada uma delas. 

Mais disponibilidade

Disponíveis 24 horas por dia e 7 dias por semana, os chatbots tornam possível o atendimento integral para o seu cliente. Dessa forma, o cliente pode entrar em contato com sua empresa no melhor momento para ele, independente de horário comercial. É uma forma da marca dizer para os consumidores que há sempre alguém disponível para atendê-lo.

Redução de custos

Se colocarmos na ponta do lápis a quantidade – e o nível de sucesso – dos atendimentos realizados por humanos, a sua empresa teria que gastar muito com uma operação de SAC. Um estudo da IBM revela que o uso dos chatbots reduzem em até 30% os custos destinados ao atendimento. Ou seja, a ferramenta possibilita a redução de pessoas em times de atendimento, ao passo que permite a realocação delas para áreas que necessitam do potencial humano. 

Mas a redução de custos que um SAC digital traz não está ligada apenas à otimização do quadro de funcionários. Os chatbots possuem uma taxa de abandono muito menor, o que mostra mais satisfação do cliente.

Qualidade no atendimento

Já imaginou oferecer para o seu cliente um atendimento segmentado, humanizado e até mesmo regionalizado? Com o chatbot, tudo isso já é realidade. Através da inteligência artificial, o SAC digital faz uso de chatbot para criar fluxos de diálogo humanizados, dinâmicos e com características regionais. E claro, por se tratar de uma máquina, a qualidade do atendimento é mantida.

Mas não é só isso: quantas vezes você já precisou repetir o mesmo problema várias vezes, em diferentes canais de atendimento? Com integação de canais, o chatbot consegue identificar contatos anteriores e realizar consultas sobre problemas já relatados, dando seguimento ao atendimento a partir do ponto em que parou. 

Fidelização de clientes

Viu como a sua empresa tem muito mais chances de fidelizar clientes? Aliás, a satisfação depende da conquista, e nesse sentido, os chatbots podem ajudar na manutenção desse relacionamento. Afinal, uma comunicação eficiente é de extrema importância.

E aí, gostou de saber mais sobre SAC digital e como o chatbot é essencial para desenvolver a satisfação do seu cliente? Então continue acompanhando os conteúdos aqui do nosso blog e entre em contato para que os nossos especialistas ajudem a sua empresa a ser referência em atendimento! 

26 de maio de 2022
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