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3 vantagens de escalar o atendimento digital com chatbot

Para garantir a satisfação dos clientes, as empresas hoje contam a tecnologia do chatbot para escalar o atendimento ao cliente

Atuar com uma gama de canais digitais para falar com o cliente hoje em dia é primordial para qualquer empresa que deseja suprir às expectativas dos consumidores. E a tecnologia é uma grande aliada na hora de escalar o atendimento, através de ferramentas como o chatbot.

Hoje, as pessoas estão cada vez mais exigentes e esperam que as marcas estejam presentes em seus canais de comunicação preferidos e que resolvam seu problema ou tirem suas dúvidas rapidamente.

Nesse cenário, o uso de chatbot se destaca. Só no Brasil, quase 1 bilhão de mensagens são trocadas mensalmente com robôs.

Mantendo a qualidade dos atendimentos

Alcançar a excelência no atendimento ao cliente exige esforços e investimento, tanto tecnológicos como na capacitação do time de profissionais.

Grandes marcas optaram em aumentar seu time com robôs. Essa é uma estratégia muito eficiente, já que 48% dos consumidores não se importam se a ajuda será feita por um humano ou não, segundo pesquisa Chatbot Statistics Cheatsheet.

Lidar com uma grande procura nos canais digitais pode até assustar, mas com o chatbot é possível recepcionar o volume crescente de pessoas com a mesma qualidade de antes – e até melhor.

3 vantagens de escalar o atendimento com chatbot

Quando é preciso aumentar a capacidade de atendimento pode surgir a dúvida sobre a melhor forma de colocar em prática, por isso, listamos 3 vantagens de utilizar o chatbot nessa missão.

Boa leitura!

Economia

Algumas pessoas ainda acreditam que para escalar o atendimento ao cliente é necessário contratar mais pessoas. Essa é uma das opções.

Porém, não é a solução mais em conta, já que será preciso arcar com novos salários, investimento em treinamentos e ambiente físico, por exemplo.

Essa é a primeira vantagem do chatbot: a economia.

Atendimento 24 horas por dia

Quando o cliente entra em contato com uma empresa, ele quer uma resposta naquele momento. Por isso, estar disponível sempre que ele buscar é um fator determinante para seu encantamento.

Segundo pesquisa da Tidio, 64% dos consumidores dizem que a maior vantagem do chatbot é ter o serviço a qualquer hora do dia, todos os dias.

Para o comércio online, esse ponto é ainda mais importante. Pois, 43% dos clientes esperam das marcas atendimento 24 horas por dia os 7 dias da semana, de acordo com pesquisa da Arvato.

Dessa forma, o chatbot aumenta a satisfação dos clientes.

Atendimento híbrido

O robô não irá substituir o time de profissionais, mas sim atuar em parceria. Escalar o atendimento de maneira eficiente é tirar o que há de melhor de cada um deles.

Uma prática comum é usar o bot no primeiro estágio de contato. Nessa caso, o chatbot colhe informações importantes e responde perguntas recorrentes.

Enquanto isso, o time de humanos pode atuar em casos mais delicados ou complexos.

Um ponto de atenção é a transição desses dois tipos de atendimento – essa “troca de bastão” deve acontecer de forma natural e suave para o usuário.

Os clientes não podem enxergar essa etapa como ações isoladas, é necessário que ele veja que faz parte de um só suporte e que o investimento em chatbot represente a preocupação da empresa em otimizar seus relacionamentos nos canais de comunicação.

Atendimento humanizado, sempre

É fato que os consumidores esperam atendimento exclusivo, mas sabemos que muitas das demandas que chegam até os canais digitais são parecidas.

Há um grande volume de procura por: dúvidas sobre produto ou serviço, status de compra realizada ou acompanhamento de entrega de pedido, por exemplo.

Nesse ponto, definir e manter um padrão é muito eficiente e pode ser feito pelos chatbots. E o melhor, é possível manter a humanização nos contatos através de fluxos de conversação por meio de linguagem natural e espontânea.

Para encontrar o equilíbrio perfeito entre os trabalhos realizados por humanos e robôs, estude as características e comportamento das pessoas que se relacionam com a sua marca e veja o que elas esperam, dessa maneira será possível configurar a melhor forma de atendê-los.

Mas afinal, como escalar o atendimento com chatbot?

Escalar o atendimento ao cliente é um desafio, mas o chatbot está aí para te ajudar nessa missão.

Os robôs geram novas oportunidades aos negócios pois são programados para atender às expectativas dos clientes.

Com nossa plataforma de chatbot, sua empresa pode aumentar a capacidade de interações de forma acelerada e saudável, gerenciando todos os canais de comunicação em um único ambiente e com controle total das conversas, sejam elas realizadas por um robô ou profissional humano.

Esteja presente nos canais digitais onde seus clientes estão e transforme o atendimento digital da sua empresa com nosso chatbot. Vamos conversar?

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28 de abril de 2022
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