Comunicação no varejo: saiba como vender mais
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Como aproveitar a comunicação no varejo para vender mais?

Saiba como otimizar a comunicação no varejo para sua marca vender mais através de canais inovadores como o RCS!
Comunicação no Varejo RCS

Buscar maneiras inovadoras para conquistar o público é trabalho diário do varejo, já que as vendas dependem de uma boa comunicação. Mesmo diante de um mercado super concorrido, é possível inovar se parece que todos todos os canais já foram explorados?

A resposta pode estar mais próxima do que você imagina: o RCS é uma novidade que veio para ficar. Criada pelo Google, esse novo canal promete revolucionar a comunicação no varejo. Além de ser adequada para os novos perfis de consumidores, o RCS pode levar o seu varejo a outro patamar pois conta com diversos recursos interativos.

Quer sair na frente e entender como o RCS no varejo pode te ajudar a vender mais? Continue a leitura até o final para entender melhor como inovar! 

RCS no varejo: uma ferramenta de comunicação importante para suas vendas

Para ter sucesso, uma empresa do setor do varejo precisa aproveitar ao máximo cada interação ao longo da jornada de compra. Para que isso aconteça, é fundamental buscar estratégias de marketing e atendimento que diferenciam a sua marca dos concorrentes. Além de o RCS ser uma tecnologia inovadora, ainda é pouco utilizada no mercado. 

Afinal, como o RCS pode melhorar a comunicação no varejo? A sigla RCS significa Rich Communications Service. Essa nova tecnologia, criada pelo Google em parceria com a Associação Mundial das Operadoras Móveis, é vista como a próxima geração do SMS, pois permite a troca de mensagens com muito mais interação e recursos. Aliás, não é necessário instalar aplicativo para utilizar, basta que o usuário habilite a funcionalidade em seu dispositivo móvel. 

Com um custo não muito diferente do SMS, o RCS pode ser o que falta para diferenciar a sua marca da concorrência e conquistar o seu público alvo. Além disso, é uma excelente oportunidade para enviar mensagens personalizadas de acordo para cada fase da jornada de compra. Sendo assim, o RCS permite que o varejo se comunique através de recursos multimídia como imagens, GIFs, vídeos, arquivos, áudios, e crie botões interativos com carrosséis de produtos para uma pessoa ou grupo de usuários.

Inclusive, o recurso de carrossel dá ao varejista não só a possibilidade de mostrar os produtos e serviços disponíveis, como também utilizar esse espaço para estratégias de remarketing, redução do abandono de carrinho, envio de promoções e muito mais! Demais, não é mesmo?

Importância e diferenciais do RCS na comunicação do varejo

Com o RCS você concentra, em um mesmo lugar, toda a experiência do cliente. O envio de texto, imagens e vídeos, junto com a confirmação de leitura e todas as informações do produto para realizar a compra sem que seja necessário navegar pelo site. Aliás, esse recurso conta com a possibilidade do consumidor comprar o produto diretamente pelo RCS, tornando o processo de compra mais dinâmico, ágil e seguro. 

E não são só os recursos do RCS que fazem dele uma ótima opção para o varejo. Uma de suas principais vantagens é trazer mais credibilidade e proteção para a comunicação. Afinal, o sistema é protocolado pelo Google e conta com criptografia de ponta a ponta com a concessão de um selo de autenticidade à empresa. 

Varejo, não cometa erros de comunicação

O RCS no varejo é, sim, uma excelente opção. No entanto, para ter sucesso na comunicação, é importante não restringir a apenas um canal. A seguir, vamos citar os principais erros cometidos pelas empresas que as afastam de alcançar os melhores resultados.

Ter poucos canais de comunicação

É fundamental que o varejo trabalhe com mais de um canal de comunicação, pois o cliente é quem escolhe como deseja ser atendido. Essa é uma questão fundamental para manter um bom relacionamento com os consumidores e acertar em cheio na experiência do cliente. Por isso, procure abranger todos os canais que o seu público utiliza para não perder oportunidades!

Investir em diferentes canais e esquecer do omnichannel

Marcar presença nos canais em que o cliente está é importante. Porém, mais importante ainda, é fazer a interação entre todos eles. O conceito de omnicanalidade é a solução mais eficiente para oferecer um atendimento de boa qualidade.

Uma das queixas mais comuns dos clientes é ter que repetir informações nos atendimentos. Fazer com que o seu público tenha que registrar e repetir os dados várias vezes em diferentes canais torna o processo cansativo, levando a desistências. Nesse sentido, integrar canais é uma ótima solução para melhorar a experiência do consumidor.

Não investir em pós vendas

Você conquistou o cliente e ele fez uma compra com você. Acha que acabou? Claro que não! Se preocupar em manter uma boa comunicação só até a conclusão da venda é um erro que muitas empresas cometem. Sendo assim, o número de clientes fiéis diminui e as marcas acabam gastando muito mais para conquistar cada vez mais novos clientes. 

O pós-venda é crucial para garantir a satisfação do cliente e aumentar as chances de recompra. Por isso, esteja pronto para tirar dúvidas sobre compras já feitas e resolver eventuais problemas com os pedidos. Além disso, automatize mensagens de agradecimento pela compra bem como notificações sobre o status do pedido. Isso fará com que os seus clientes fiquem muito mais satisfeitos! 

Evolua sua comunicação

O RCS no varejo já é uma realidade. Conheça o quanto antes essa solução e saia na frente. Fale agora com nosso time, tire suas dúvidas e experimente essa plataforma que promete revolucionar o mercado de mensageria. Até a próxima! 

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13 de julho de 2022
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