SMS X RCS Google: diferenças e vantagens | Pontaltech

Blog

SMS X RCS Google: diferenças e vantagens

Conheça as principais diferenças e benefícios do RCS Google em comparação ao SMS. Saiba qual é o melhor canal para utilizar na sua estratégia!

Você já ouviu falar na tecnologia RCS Google? O Rich Communications Service trata-se de uma nova tecnologia anunciada recentemente pelo Google para o mercado de comunicação, vista como sucessora do SMS. No entanto, o RCS e o SMS possuem diferenças importantes entre eles, e por isso são estratégias complementares.

Cada ferramenta de comunicação oferece um diferencial e tem seu custo benefício. Com o RCS e o SMS não é diferente. É fundamental entender quais as diferenças e vantagens em cada um deles, para que você escolha o tipo de comunicação correta para cada fase da jornada de compra do seu cliente. 

No conteúdo de hoje, vamos explicar o que é o RCS Google, como ele funciona, e as principais diferenças entre essa nova tecnologia em comparação ao tradicional e assertivo SMS. Vamos lá? Vem com a gente e tire as suas dúvidas! Boa leitura!

O que é o RCS Google e como ele funciona?

A tecnologia RCS foi desenvolvida pelo Google em parceria com a Associação Mundial das Operadoras Móveis, com objetivo de facilitar o envio de mensagens. Com o avanço dessa tecnologia, as mensagens são enviadas sem que você precise pagar por cada uma delas para a sua operadora.

Por ser um padrão Google, o serviço de RCS está disponível em todos os celulares Android e as operadoras brasileiras já fizeram a adesão ao protocolo. Por isso, se você quiser começar a utilizar o RCS Google hoje mesmo, é só seguir os seguintes passos: 

  • Acesse o app Mensagens do seu celular e verifique se está atualizado;
  • Aguarde o envio de um alerta na sua tela;
  • Aceite a opção de enviar textos, compartilhar fotos e outros arquivos por Wi-Fi e rede de dados;
  • Aguarde o recebimento de um novo alerta sobre a atualização.

Outra forma de habilitar o recurso é acessando as “Configurações” do seu aparelho e ativando de forma manual os recursos de bate-papo.

Mas, e os usuários de iPhone? Infelizmente, para os aparelhos da Apple, o serviço não está disponível, já que o iMessage – serviço de mensagens da empresa – usa outro padrão de tecnologia. 

Principais diferenças entre SMS e RCS Google

As diferenças entre SMS e RCS são muitas. Você verá que, dependendo do tipo de uso e da sua estratégia de marketing, uma tecnologia pode prevalecer a outra. No entanto, conciliar os dois canais de comunicação é uma excelente opção para entregar uma experiência de sucesso.

Forma de cobrança

Uma das principais diferenças entre o SMS e o RCS Google é a forma de cobrança de cada um deles. O SMS tem cobrança por cada mensagem enviada (pela empresa que envia), mas não para o usuário, enquanto o RCS consome o pacote de dados 3G, 4G ou Wi-Fi. Afinal, muitos recursos do RCS são multimídia. Continue observando as diferenças para entender que, cada meio de comunicação têm os seus prós e contras. 

Utilização de internet

O RCS depende 100% de internet disponível para enviar suas mensagens, enquanto o SMS independe de ter internet disponível. Isso faz do SMS um canal com um alcance extremamente superior, chegando a uma taxa de leitura de 98%. Viu como depende muito do objetivo para optar por um ou por outro? 

Tipos de mensagem

Nesse quesito, o ponto fica com o RCS Google! Através dessa tecnologia, sua comunicação ganha muito mais opções. O RCS permite mensagens contendo texto, emojis, fotos, GIF’s e figurinhas. Demais, né? Já o SMS, se restringe a comunicar apenas mensagens de textos, links e emojis. 

Ações de marketing

Falando sobre ações de marketing, cada uma das ferramentas possui o seu diferencial estratégico. Enquanto o RCS Google é ideal para integração com banco de dados, chatbot e serviços de atendimento ao cliente, o SMS é a opção perfeita para disparo de mensagens em massa com link traqueável. Para alcançar bons resultados de venda e garantir uma experiência do cliente bem sucedida, o ideal é mesclar as estratégias. 

RCS Google ou SMS, qual minha empresa deve escolher?

Depende. A chave para o sucesso da comunicação na sua empresa é não escolher apenas por um ou por outro. Sendo assim, o SMS e o RCS tem suas vantagens e é preciso respeitar a individualidade de cada canal. Por isso, pense no objetivo da sua ação, quem você deseja atingir e o budget disponível. Tendo isso bem definido e sabendo as diferenças entre RCS e SMS, você saberá qual deles utilizar em cada caso. 

Por exemplo, se você precisa fazer uma comunicação em massa, garantindo que o maior número de pessoas possível veja o que você tem para falar, o SMS é a melhor solução. No entanto, se a estratégia é realizar uma ação personalizada, com uma mensagem rica em conteúdo a um baixo custo de envio, o RCS é o caminho. 

Conte com a Pontaltech!

E, o melhor de tudo é que, aqui na Pontaltech, você pode contratar os dois! Somos especialistas em canais de comunicação como SMS, RCS, chatbots, agentes de voz virtuais e muitos outros. Com a nossa plataforma, você se aproxima do seu cliente e assim cria ações mais personalizadas e acompanha os resultados das suas campanhas gerenciando tudo de forma fácil e intuitiva.

Quer saber mais? Comece a usar hoje mesmo o poder de alcance do SMS na sua empresa, e inove com o RCS Google, um novo padrão de mensagens! Fale com um de nossos especialistas e garanta mais assertividade nas suas campanhas. Continue ligado no nosso blog e não perca nenhuma novidade no mundo da comunicação. Até a próxima!

06 de julho de 2022
Compartilhar

Inscreva-se em nossa newsletter

Fique pode dentro do que acontece no mundo da tecnologia e da comunicação digital. Receba em primeira mão dicas, novidades, notícias e muito mais direto em seu e-mail.

Conteúdos relacionados