Marketing para o Dia dos Pais: dicas e estratégias
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Conheça estratégias de marketing para o Dia dos Pais

Saiba como criar estratégias de marketing para o dia dos pais de 2022. Entenda como alguns canais podem ser bastante efetivos para a data.
marketing dia dos pais

No calendário do varejo, o dia dos pais é, sem dúvidas, uma das datas do ano mais importantes. Sendo uma grande oportunidade para aumentar o faturamento, as ações de marketing digital para o dia dos pais podem ser as grandes responsáveis por conquistar clientes. Isso porque, 92% deles afirmam que pretendem comprar presentes nessa época em plataformas online, segundo pesquisa realizada pelo Instituto Behup. 

E quando se trata de estratégias de marketing de dia dos pais, as opções são muitas. Promoções, ativações e atendimento em canais digitais como e-mail, SMS, chatbots, RCS são ações que garantem um retorno bastante positivo para as empresas, contanto que sejam feitas com antecedência e pensando na experiência do cliente. Se você quer saber mais sobre estratégias de marketing digital para o dia dos pais, é só continuar com a leitura! 

“O que comprar para o dia dos pais?” Veja o que as pessoas buscam nessa época do ano e como chegar até elas

O dia dos pais 2023 é uma data relevante para a maioria dos negócios. No varejo, as pesquisas mostram que os itens mais procurados pelas pessoas são: perfumes (20%) e vestuário (33%), depois calçados (18%), um almoço ou jantar (14%), produtos de cuidados pessoais (12%), acessórios (11%), eletrônicos (9%), bebidas (8%) e chocolates e doces (7%). 

Deu para perceber que existe mercado para todo mundo, não é mesmo? Mas, como chegar até esses compradores de uma maneira efetiva e se destacar no meio de tantas opções?

Para se destacar da concorrência, conquistar novos clientes e vender para clientes antigos é preciso criar estratégias de marketing segmentadas e automatizadas. Assim, você ganha escala e, consequentemente, aumenta as suas vendas. Busque estar nos canais em que o seu cliente está e facilite a jornada de compra, garantindo uma boa experiência. 

No entanto, o sucesso dessas ações não depende apenas dos canais utilizados, mas também do timing certo. Isso porque, os custos com anúncios e publicidade costumam ser bem maiores durante os dias que se aproximam da comemoração. Além disso, a escolha pelo presente ideal acontece com uma certa antecedência à data, principalmente nas compras online. Por isso, quanto antes você começar o seu planejamento, maior será o seu lucro. 

Ficou curioso para saber como otimizar os investimentos da sua empresa e criar ações de marketing para o dia dos pais que ajudem no atingimento das metas para esse período? Então acompanhe que, no próximo tópico, traremos dicas para você! 

As melhores estratégias de marketing para o dia dos pais

Não existe receita de bolo. Quando se trata de estratégias de marketing digital, tudo pode ser bastante personalizado de acordo com o segmento em que a sua empresa atua. Mas, algumas boas práticas farão com que você fique mais próximo do sucesso, sem dúvidas. Veja a seguir que boas práticas são essas, e algumas dicas de como aplicá-las nas suas ações de marketing para o dia dos pais.

 

Facilite o contato com a sua empresa

Principalmente em datas sazonais, o segredo é diminuir a dificuldade para o seu cliente falar com você. O WhatsApp, por exemplo, é um dos meios favoritos dos brasileiros para tirarem suas dúvidas na hora de pesquisar e comprar produtos. Então, por que não oferecer uma boa experiência nesse canal? 

Uma saída bastante prática e efetiva para converter mais vendas, sem aumentar os seus custos, é através do uso de chatbots em aplicativos de mensagem, como o WhatsApp, SMS ou no próprio site. Esse robô, sozinho, é capaz de tirar dúvidas simples e dar andamento em milhares de compras que poderiam não acontecer, caso o cliente não conseguisse contato com a sua empresa. 

Explore sua base de clientes

Segmentar a sua base de clientes para as ações de marketing de dia dos pais é uma estratégia bastante eficiente. Dados como sexo, faixa etária e idade te ajudam a selecionar quais clientes devem ou não receber as suas comunicações. Dentro dessa quebra ainda, é possível realizar outros tipos de segmentação, por estilos, interesses e ticket médio, por exemplo. Veja mais alguns exemplos de segmentação:

  • Jovens entre 18 e 25 anos que podem presentear os pais;
  • Mulheres entre 30 e 60 para presentear maridos;
  • Clientes que compram mais vezes podem receber um desconto.

Utilize o e-mail marketing

O e-mail marketing é um excelente canal para comunicação ações de marketing no dia dos pais. As opções de comunicação são muitas, e o template do seu e-mail pode conter: ideias e dicas para presentes, lista de produtos promocionados, cupons de desconto e homenagens a esse dia tão especial. 

Lembre-se de customizar o e-mail com a identidade visual da campanha de dia dos pais que está sendo trabalhada nos demais canais de marketing, assim a identificação com a sua marca será maior. Também capriche no assunto! Seja criativo para aumentar as chances de abertura do seu e-mail. Por fim, sempre que possível, personalize a mensagem para o seu cliente, trazendo sugestões conforme o seu histórico de compras. 

Potencialize sua comunicação e marketing com SMS e RCS no dia dos pais

Uma alternativa eficiente para comunicar as suas ações de marketing no dia dos pais é o SMS e o RCS. Esses serviços de mensagerias permitem que a sua marca alcance os seus clientes através de diferenciais importantes! De baixo custo, e compatível com qualquer aparelho, o SMS não exige conexão à internet, o que faz com que alcance taxas de leitura de 98%!

Já o RCS é um novo serviço desenvolvido pelo Google que depende de internet, mas que dá mais liberdade para a composição da mensagem. Nesse formato, você consegue adicionar texto, emojis, fotos, GIF’s e figurinhas, o que traz mais criatividade e impacto para a sua mensagem

Gostou do conteúdo e precisa começar o quanto antes os preparativos das ações de marketing para o dia dos pais? Então, conte com a Pontaltech na missão de antecipar as novidades e o futuro do varejo na empresa! Conheça nossa plataforma com canais digitais essenciais para se obter sucesso nessa data e em todos os outros dias do ano. Fale com a gente e entenda mais sobre essas soluções! 

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10 de agosto de 2022
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