No calendário do varejo, o dia dos pais é, sem dúvidas, uma das datas do ano mais importantes. Sendo uma grande oportunidade para aumentar o faturamento, as ações de marketing digital para o dia dos pais podem ser as grandes responsáveis por conquistar clientes. Isso porque, 92% deles afirmam que pretendem comprar presentes nessa época em plataformas online, segundo pesquisa realizada pelo Instituto Behup.
E quando se trata de estratégias de marketing de dia dos pais, as opções são muitas. Promoções, ativações e atendimento em canais digitais como e-mail, SMS, chatbots, RCS são ações que garantem um retorno bastante positivo para as empresas, contanto que sejam feitas com antecedência e pensando na experiência do cliente. Se você quer saber mais sobre estratégias de marketing digital para o dia dos pais, é só continuar com a leitura!
“O que comprar para o dia dos pais?” Veja o que as pessoas buscam nessa época do ano e como chegar até elas
O dia dos pais 2023 é uma data relevante para a maioria dos negócios. No varejo, as pesquisas mostram que os itens mais procurados pelas pessoas são: perfumes (20%) e vestuário (33%), depois calçados (18%), um almoço ou jantar (14%), produtos de cuidados pessoais (12%), acessórios (11%), eletrônicos (9%), bebidas (8%) e chocolates e doces (7%).
Deu para perceber que existe mercado para todo mundo, não é mesmo? Mas, como chegar até esses compradores de uma maneira efetiva e se destacar no meio de tantas opções?
Para se destacar da concorrência, conquistar novos clientes e vender para clientes antigos é preciso criar estratégias de marketing segmentadas e automatizadas. Assim, você ganha escala e, consequentemente, aumenta as suas vendas. Busque estar nos canais em que o seu cliente está e facilite a jornada de compra, garantindo uma boa experiência.
No entanto, o sucesso dessas ações não depende apenas dos canais utilizados, mas também do timing certo. Isso porque, os custos com anúncios e publicidade costumam ser bem maiores durante os dias que se aproximam da comemoração. Além disso, a escolha pelo presente ideal acontece com uma certa antecedência à data, principalmente nas compras online. Por isso, quanto antes você começar o seu planejamento, maior será o seu lucro.
Ficou curioso para saber como otimizar os investimentos da sua empresa e criar ações de marketing para o dia dos pais que ajudem no atingimento das metas para esse período? Então acompanhe que, no próximo tópico, traremos dicas para você!
As melhores estratégias de marketing para o dia dos pais
Não existe receita de bolo. Quando se trata de estratégias de marketing digital, tudo pode ser bastante personalizado de acordo com o segmento em que a sua empresa atua. Mas, algumas boas práticas farão com que você fique mais próximo do sucesso, sem dúvidas. Veja a seguir que boas práticas são essas, e algumas dicas de como aplicá-las nas suas ações de marketing para o dia dos pais.
Facilite o contato com a sua empresa
Principalmente em datas sazonais, o segredo é diminuir a dificuldade para o seu cliente falar com você. O WhatsApp, por exemplo, é um dos meios favoritos dos brasileiros para tirarem suas dúvidas na hora de pesquisar e comprar produtos. Então, por que não oferecer uma boa experiência nesse canal?
Uma saída bastante prática e efetiva para converter mais vendas, sem aumentar os seus custos, é através do uso de chatbots em aplicativos de mensagem, como o WhatsApp, SMS ou no próprio site. Esse robô, sozinho, é capaz de tirar dúvidas simples e dar andamento em milhares de compras que poderiam não acontecer, caso o cliente não conseguisse contato com a sua empresa.
Explore sua base de clientes
Segmentar a sua base de clientes para as ações de marketing de dia dos pais é uma estratégia bastante eficiente. Dados como sexo, faixa etária e idade te ajudam a selecionar quais clientes devem ou não receber as suas comunicações. Dentro dessa quebra ainda, é possível realizar outros tipos de segmentação, por estilos, interesses e ticket médio, por exemplo. Veja mais alguns exemplos de segmentação:
- Jovens entre 18 e 25 anos que podem presentear os pais;
- Mulheres entre 30 e 60 para presentear maridos;
- Clientes que compram mais vezes podem receber um desconto.
Utilize o e-mail marketing
O e-mail marketing é um excelente canal para comunicação ações de marketing no dia dos pais. As opções de comunicação são muitas, e o template do seu e-mail pode conter: ideias e dicas para presentes, lista de produtos promocionados, cupons de desconto e homenagens a esse dia tão especial.
Lembre-se de customizar o e-mail com a identidade visual da campanha de dia dos pais que está sendo trabalhada nos demais canais de marketing, assim a identificação com a sua marca será maior. Também capriche no assunto! Seja criativo para aumentar as chances de abertura do seu e-mail. Por fim, sempre que possível, personalize a mensagem para o seu cliente, trazendo sugestões conforme o seu histórico de compras.
Potencialize sua comunicação e marketing com SMS e RCS no dia dos pais
Uma alternativa eficiente para comunicar as suas ações de marketing no dia dos pais é o SMS e o RCS. Esses serviços de mensagerias permitem que a sua marca alcance os seus clientes através de diferenciais importantes! De baixo custo, e compatível com qualquer aparelho, o SMS não exige conexão à internet, o que faz com que alcance taxas de leitura de 98%!
Já o RCS é um novo serviço desenvolvido pelo Google que depende de internet, mas que dá mais liberdade para a composição da mensagem. Nesse formato, você consegue adicionar texto, emojis, fotos, GIF’s e figurinhas, o que traz mais criatividade e impacto para a sua mensagem!
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