Campanha Dia dos Pais 2023: 7 estratégias de MKT e canais
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          Use a seu favor o alto poder de alcance do SMS

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7 estratégias e canais para usar na campanha do Dia dos Pais 2023

Conheça estratégias e canais essenciais para utilizar na campanha do Dia dos Pais em 2023 e confira dicas de como implementá-las.
estratégia de campanha dia dos pais

Uma das sazonalidades indispensáveis no calendário de qualquer empresa é a campanha do Dia dos Pais. Aliás, essa data registrou alta de 11,7% nas vendas em 2022, e promete esquentar o setor varejista e de serviços no país. E isso pode acontecer, principalmente, se estratégia for construída utilizando as melhores dicas e canais de comunicação que combina com o seu negócio. É exatamente por esse motivo que você veio parar aqui!

Apesar de ser uma data sazonal que contém práticas indispensáveis nos mais variados tipos de marketing, a campanha para o Dia dos Pais em 2023 deve ser uma construção única de cada empresa. Ou seja, é necessário levar em conta não só o que cada uma tem de melhor para ofertar, mas também a experiência de compra, necessidades e preferências dos clientes. Além disso, é importante pensar fora da caixa, para se destacar diante da concorrência, uma vez que todos estão abordando o mesmo assunto. 

Confira nossas dicas para planejar melhor as suas estratégias e como aplicar a sua mensagem nos melhores canais digitais da atualidade, utilizando todos os recursos dessas tecnologias ao seu favor! 

Como criar estratégias para campanha de Dia dos Pais?

Preparar uma campanha do dia dos pais exige planejamento e ações direcionadas para toda a jornada do cliente. É preciso lembrar que, nessa época, você tem a oportunidade de atrair não só a atenção para a sua marca, mas também reativar a base de clientes que já compra com você, impulsionando ainda mais os seus resultados. 

A seguir, listamos 7 estratégias que para criar a sua campanha dia dos pais e ter sucesso do início ao fim. Lembre-se de adequar as nossas dicas conforme o seu tipo de negócio. Acompanhe: 

1. Produzir conteúdos sobre a data

Falar dos seus produtos e evidenciar promoções são aspectos muito importantes. No entanto, para construir uma reputação e ter a sua marca reconhecida como a melhor e a única opção no dia dos pais, é preciso produzir conteúdos que vão além. Por se tratar de uma data que mexe com o emocional das pessoas, a sua campanha precisa abordar outros aspectos além de opções de presentes, preços e condições de pagamento. 

Entre na onda da criação de conteúdo e aproveite a oportunidade para impactar seu público através das emoções. Divulgue depoimentos de pais de filhos, curiosidades sobre a data e demonstrações de diferentes tipos de paternidade podem ser boas opções para complementar a sua campanha dia dos pais. Esse tipo de assunto é importante, principalmente no início da jornada de compra, pois, além de chamar a atenção, gera identificação. 

2. Antecipe as comunicações

Não deixe para iniciar a sua Campanha Dia dos Pais apenas em agosto, próximo do grande dia. É sua missão, como marca, antecipar ao máximo a comunicação pensando no bem-estar do seu cliente, e claro, em garantir os seus resultados financeiros. Ao antecipar a campanha, você garante entregas mais tranquilas, caso venda por e-commerce, e experiências nas lojas menos tumultuadas, por exemplo. 

Uma dica para que o gatilho mental da antecipação seja bem-sucedido, é garantir alguns descontos exclusivos para quem comprar ainda no mês de julho, por exemplo. Você verá que, ao posicionar a sua empresa como uma parceria para compras nessa data tão especial, a chance da marca ser considerado ao final da jornada de compra aumenta

3. Crie listas de sugestões de presentes

Se você conhece o público que atrai, sabe a necessidade dos seus clientes e entende o que você vende de melhor, por que não facilitar a vida do consumidor? Uma estratégia muito eficaz em campanhas de dia dos pais é criar listas com sugestões de presentes. Isso ajuda na navegação, aumenta a conversão e garante que a atenção do usuário esteja realmente no que importa. 

A lista de sugestão de presentes pode ser apenas uma página de produtos, ou um hotsite 100% dedicado para a campanha de dia dos pais, expondo seus produtos ou serviços. Esses links serão de grande utilidade nas suas comunicações via canais digitais como SMS, RCS e e-mail, por exemplo. Na loja física, você pode dedicar a sua vitrine para mostrar as melhores opções, e garantir uma experiência de compra omnichannel com QR Codes que levam para mais opções online. 

4. Prepare ofertas exclusivas para clientes antigos

É claro que pensar na aquisição de novos clientes é essencial para escalar o seu negócio. Mas, aqueles que já compraram com a marca não merecem um tratamento especial em uma data como essa? Sim, eles merecem e muito, e, além disso, você já pagou para tê-lo como cliente. Nesse sentido, dedique um tempo para elaborar campanha de relacionamento nessa data para a sua base de clientes já existentes. 

Uma dica é utilizar a estratégia de antecipação de ofertas com eles, enviando comunicações com descontos exclusivos, cupons de desconto e programas de fidelidade. Conquistar um novo cliente é bom, mas garantir a lealdade de quem já compra com você fará com que o seu negócio chegue muito mais longe. Além disso, essas pessoas já conhecem a sua empresa, o que acelera a jornada de compra. 

5. Segmente os seus consumidores

Existem muitos tipos de pais, com diferentes perfis, gostos e necessidades. É importante que eles, assim como os filhos, se sintam representados na sua campanha de dia dos pais. Ou seja, não dá para ser genérico o tempo todo e oferecer os mesmos produtos e serviços para todo mundo. Para que a sua campanha tenha sucesso, é fundamental fazer uma segmentação correta dos clientes.

Principalmente para aqueles clientes que já tem algum histórico de compra com você, a segmentação é uma estratégia poderosa, pois você já tem uma ideia das necessidades, frequência de compra, ticket médio, forma de pagamento, etc. Isso ajuda a separar os clientes em grupos menores, direcionando ofertas mais personalizadas. As chances de conversão são gigantes quando essa estratégia é bem feita, principalmente nas últimas fases da jornada de compra. 

6. Envie lembretes e seja transparente até a entrega

Uma vez que você consegue converter uma venda, é importante que você saiba que o trabalho ainda não terminou. Alguns dos mesmos canais digitais que te auxiliaram a trazer o cliente até essa etapa, agora assumem um papel importante de continuar acompanhando a experiência de compra desse consumidor com você. 

É fundamental que a sua campanha dia dos pais tenha estratégias também para o pós-vendas. Principalmente em vendas online, seja transparente no processo de pagamento, separação e entrega do pedido. Envie lembretes e atualização do status, e avise o cliente em caso de problemas e atrasos. Afinal, ninguém quer ser abandonado, principalmente no dia dos pais, não é mesmo?

7. Invista em pós vendas e atendimento ao cliente

Como já falamos no item anterior, o papel do seu negócio não termina após a venda. E nem após a entrega. É importante que você disponibilize canais de atendimento ao cliente realmente eficaz, que não gerem filas ou insatisfações. Há muitas tecnologias que podem ajudar nesse sentido atualmente, como chatbots e voicebots

Também é importante pensar em estratégias de retenção e fidelização para quem escolheu comprar com você em uma data tão concorrida. Envie pesquisas de avaliação do cliente por meio de SMS e RCS, desenvolva ações de chashback e programas de fidelidade para incentivar novas compras e mostrar que, seus clientes, são realmente importantes para você. 

Quais os principais canais de comunicação para campanha do Dia dos Pais?

Muitas empresas utilizam mídias tradicionais como panfletos, outdoor, televisão e rádio para chegar até os seus consumidores em datas como essa. Mas, em um mundo cada vez mais tecnológico, os canais digitais vieram para ficar, e hoje em dia tem potencial para serem os grandes protagonistas da sua campanha dia dos pais. 

Todas as estratégias listadas acima, por exemplo, podem ser divulgadas através de canais digitais e aplicativos de mensageria como redes sociais, SMS, RCS e e-mail marketing. Integrados a um CRM e outras soluções tecnológicas de IA, a comunicação por esses meios se torna muito mais atrativa e eficiente, engajando os usuários e resultando em mais vendas para a sua marca. 

A seguir, listamos os principais canais digitais de mensageria para você utilizar na sua campanha dia dos pais. Alguns deles você, talvez, até já faça uso. Então, siga as dicas da Pontaltech para tirar o máximo do potencial deles nesta data tão especial! 

SMS

As mensagens de texto são ótimas para garantir uma conversão maior em vendas, por ser uma forma de comunicação mais abrangente. Não é necessário internet, nem saldo no celular para que os seus clientes recebam o seu SMS. O único cuidado é a limitação de caracteres do SMS. Considerando que você tem apenas o recurso de texto para chamar a atenção, seja bastante claro e específico na hora de vender os seus produtos. 

Mas, o canal não precisa ser utilizado apenas na fase de conversão. Além de inserir links para direcionar mais pessoas ao seu site ou loja online, o SMS também é muito utilizado no pós-venda, seja para atualização do status do pedido, ou para envio de pesquisas de satisfação. Ele é um dos melhores canais para avisos importantes, alcançando quase 90% de abertura nos primeiros três minutos. 

RCS na campanha do Dia dos Pais 2023

O RCS é um canal digital que, sem dúvidas, não deve ficar de fora da estratégia. Com opções multimídia valiosas, como imagens, gifs, carrosséis, botões e vídeos, o RCS complementa a comunicação com recursos visuais poderosos que engajam e aumentam as chances de conversão. 

Você pode fazer um carrossel de ofertas e explorar o call to action através dos botões, por exemplo. As mensagens, além de mais atrativas, também passam mais credibilidade, o que é importante em um momento de alta competição como o Dia dos Pais. Além do nome da sua empresa na mensagem, o RCS também mostra um selo de verificação do Google, mostrando que a sua empresa está certificada e que os seus clientes podem confiar no que estão lendo. 

RCS para campanha dia dos pais

Está esperando o que para começar a colocar em prática as estratégias que você leu por aqui? A sua Campanha Dia dos Pais 2023 será ainda mais incrível com as dicas que a Pontaltech te deu! Aproveite e fale com um de nossos especialistas e conheça nossas soluções de atendimento e comunicação para ajudar ainda mais os seus resultados. 

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10 de julho de 2023
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