Agentes virtuais de voz: como atender clientes de forma rápida?
        • Canais

          SMS

          Use a seu favor o alto poder de alcance do SMS

          Inove com o novo padrão de mensagens do Google

          Amplie a eficiência de suas campanhas

          Esteja presente no aplicativo de mensagens mais popular

          Plataformas

          O agente virtual de voz ideal para sua empresa

          Atendimento escalável em todos os canais

          Plataforma de governança e monitoramento

          O seu workflow inteligente de receita recorrente

  • Carreiras
  • Parcerias Pontaltech
  • Blog
  • Contato

Blog

Agentes virtuais de voz: a maneira mais rápida e econômica de atender clientes

Os agentes virtuais de voz tornaram o atendimento mais ágil e inteligente para atender às demandas do novo comportamento do público.
agentes virtuais de voz

Com certeza você já ouviu falar ou até mesmo já foi atendido por agentes virtuais de voz. Essa solução composta por robôs de voz é bastante comum e vem se multiplicando em empresas de todos os setores.

Ainda não sabe por que? A gente te conta: com ela, milhares de empresas estão automatizando seu atendimento e obtendo ganhos de produtividade.

Assim como os modelos de consumo mudaram, o atendimento às demandas do público precisou se tornar mais ágil e inteligente. Mas como acompanhar esse processo de forma eficaz e com um bom custo X benefício? É aí que entram os agentes virtuais de voz.

Continue lendo este conteúdo para entender de fato o que é agente virtual, as opções existentes para cada tipo de necessidade e como ele pode ser um grande aliado no atendimento.

Boa leitura!

O que são agentes virtuais de voz?

Agentes virtuais de voz são robôs que fazem o papel de atendente humano, usando a voz para falar com clientes. É uma tentativa de replicar, por meio da tecnologia, aquilo que uma pessoa faz, oferecendo atendimento objetivo e livre de erros. Com eles, a empresa ganha em eficiência e produtividade.

Pare por um segundo e pense: na sua empresa, quantas tarefas previsíveis hoje são executadas por um profissional? Saiba que muitas delas podem ser facilmente feitas por um agente virtual. Assim, é possível transferir os profissionais para funções onde o discernimento humano é fundamental.

Então, que tal deixar os robôs fazerem o que eles fazem de melhor e colocar os humanos em tarefas que agreguem mais valor. Cliente insatisfeito pode ser passado com o voicebot. Quer saber como? Veja a seguir algumas das tarefas mais comuns para agentes virtuais:

Agente Localizador

O agente localizador tem como objetivo, como o próprio nome já diz, localizar pessoas. Basicamente, sua função é ligar e perguntar se está falando com a pessoa procurada. Em casos positivos, o agente virtual pode realizar a transferência da chamada para que um ser humano continue a ligação. Porém, dependendo da estratégia, ele mesmo pode seguir atendimento.

Agente Negociador

O agente negociador é responsável por realizar acordos com os devedores, oferecendo, por exemplo, opções de pagamento. Apesar de estar na linha de frente das negociações, o agente negociador apenas executa ações pré-selecionadas. Ou seja, as condições oferecidas por ele foram previamente definidas por seres humanos. Seu papel é apenas passar o recado de forma agradável, objetiva, automática.

Agente de cobrança preventiva

Esse tipo de agente virtual é responsável por lembrar os clientes sobre vencimentos de uma parcela a pagar, por exemplo. Ele entra em contato antes da data de vencimento, de forma pró-ativa, como um lembrete. Com isso, a satisfação do seu cliente tende a subir, e o número de inadimplentes, baixar.

Por que usar agentes virtuais de voz?

Os motivos para investir em um agente virtual são muitos. Disponíveis para atender diferentes nichos de mercado, suas possibilidades são infinitas. No entanto, infelizmente, muitas empresas ainda associam esse tipo de sistema às URAs (Unidade Responsiva Audível).

Quando implementado com qualidade, o assistente virtual de voz garante à empresa um atendimento mais agradável, objetivo e livre de erros. Os clientes satisfeitos, mesmo sem qualquer interação humana. Afinal, o que eles buscam é ser atendido rapidamente e sair da ligação com tudo resolvido no menor tempo.

Para proporcionar isso aos seus clientes é necessário contratar e preparar o agente virtual. Ou seja, após escutar o que o cliente tem a dizer, é importante que o robô saiba o que fazer. Para isso, você precisará alimentá-lo com respostas para diferentes questões.

Além disso, outro ponto positivo de investir em agentes virtuais é a facilidade em medir seus resultados. Basta programar as tarefas e os objetivos esperados para obter dados atualizados na palma da sua mão.

Um exemplo disso é programar, como se fosse um SAC, os melhores dias e horários para os agentes ligares para o cliente.

E prepare-se para ver uma performance melhor do que você está acostumado!

Ainda tem dúvidas sobre os agentes virtuais de voz?

Qualquer ser humano, por mais produtivo que seja, está sujeito a fatores que podem diminuir o seu desempenho: cansaço, stress, humor. Enquanto isso, um agente consegue seguir um mesmo padrão de ritmo e simpatia, todos os dias, do início ao fim. Afinal, um robô nunca se cansa. 

E isso não quer dizer que as máquinas vão substituir as pessoas. Muito pelo contrário. O futuro é promissor para aquelas empresas que contarem com pessoas que saibam utilizar a tecnologia ao seu favor. Por exemplo: combinar agentes virtuais e reais é a chave do sucesso. Enquanto os robôs executam tarefas repetitivas, as pessoas dedicam sua criatividade a casos mais complexos.

Por fim, mas não menos importante, trabalhar com agentes virtuais de voz tem um ganho enorme para o banco de dados da empresa. Com ele, é possível armazenar todas as informações sobre o cliente e esses dados serão muito valiosos para ações no futuro.

Ficou interessado sobre o assunto e não sabe por onde começar? Fique tranquilo. Aqui no nosso blog temos diversos conteúdos para ajudar você, a tornar a sua empresa mais eficiente. Se quiser saber mais sobre agente virtual, fale com um de nossos especialistas.

Veja outros conteúdos que podem te interessar

Reconhecimento de voz para criar experiências incríveis

O papel dos agentes virtuais na otimização do atendimento ao cliente

Agente virtual de voz na cobrança

Conteúdos relacionados

28 de abril de 2022
Compartilhar

Inscreva-se em nossa newsletter