Canais de comunicação: como escolher o melhor?
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Guia definitivo: como escolher canais de comunicação para empresas?

Você sabe quais tipos de canais de comunicação utilizar na sua empresa? Entenda o que são, benefícios e seis dicas para escolher o melhor.
tipos de canais de comunicação

Com tantas opções de canais de comunicação para empresas, escolher o melhor para o seu tipo de público pode ser desafiador. No entanto, tomar essa decisão estratégica é crucial para o sucesso do funil de conversão, já que a escolha permitirá que as marcas se conectem de forma eficaz com seu público-alvo, fortalecendo o relacionamento com os clientes e impulsionando o crescimento dos negócios.

Diante desta variedade, como e-mail marketing, SMS em massa, RCS, telefone, ou chatbots, é essencial entender as características de cada um e considerar o perfil do cliente ideal para tomar uma decisão. Além disso, é importante levar em conta fatores como custo, alcance, interatividade e eficiência na escolha dos canais mais apropriados para sua comunicação. 

Neste artigo, veja alguns pontos essenciais a serem considerados ao selecionar os canais ideais para sua empresa, visando maximizar o impacto positivos das mensagens transmitidas e garantir uma comunicação alinhada com os objetivos organizacionais. Vem com a gente e boa leitura! 

O que são canais de comunicação?

A comunicação empresarial se concentra na troca de informações, ideias e mensagens entre uma organização e seu público. Ela abrange todas as formas de comunicação utilizadas pelas empresas para transmitir sua identidade, bem como valores, objetivos e informações relevantes. Existem dois conceitos principais na comunicação empresarial: a comunicação interna e a comunicação externa.

Primeiramente, a comunicação interna refere-se ao contato entre os membros da organização, como funcionários, gerentes e líderes. Ela é essencial para manter todos os colaboradores alinhados com os objetivos da empresa. Isto é: promover a colaboração, disseminar políticas e diretrizes, endomarkerting e garantir uma cultura organizacional saudável. 

Por outro lado, a comunicação externa está voltada para a troca de informações e mensagens entre a organização e seu público externo, como clientes, fornecedores, parceiros comerciais, investidores e a mídia. Ela desempenha um papel crucial na construção da imagem e reputação da empresa, assim como na atração de clientes, gestão de crises e divulgação de informações importantes. 

Sabendo disso, os canais de comunicação para empresas nada mais são do que as diferentes formas pelas quais elas se comunicam com seu público-alvo, sejam eles clientes, fornecedores ou colaboradores. Esses canais podem incluir meios de comunicação tradicionais, bem como canais digitais.

Por que utilizar diferentes canais de comunicação?

Segundo a pesquisa Social Media Trends 2019, manter um contato próximo com o público ajuda a melhorar em 53% a percepção da marca, 35% o tráfego, 44% o engajamento e 38% as vendas da empresa. E para se manter presente é preciso utilizar mais de um canal de comunicação, já que ao longo da jornada do cliente, ele interage com a sua marca por diferentes lugares, conforme a sua preferência. 

Segundo a DMA (Data and Marketing Association), em estágios iniciais de contato, os clientes preferem o e-mail, por exemplo. No entanto, após a compra, eles priorizam as mensagens de texto e, caso necessitem de atendimento, buscam por algum canal mais direto, como o telefone. Viu como é importante investir em diferentes canais de comunicação para garantir diversos pontos de contato com o seu consumidor? Veja quais são eles a seguir.

Tipos de canais de comunicação para empresas

Como comentamos, existe uma variedade de canais de comunicação para empresas. Pensando na divisão entre comunicação interna e externa, por exemplo, podemos dizer que as mensagens internas podem ocorrer por meio de reuniões, e-mails, intranets, murais, boletins informativos, enquanto a comunicação externa pode ser realizada por meio de websites, redes sociais, relações públicas, mensageria, publicidade e eventos corporativos.

A seguir, listamos de forma simples e objetiva os principais canais de comunicação para as empresas, assim como seus prós e contras. Dessa forma, você conseguirá ter uma visão mais geral para escolher o canal ideal para o seu negócio. Acompanhe:

SMS (Short Message Service)

O envio de SMS em massa possui uma taxa de abertura alta, pois a maioria das pessoas verifica suas mensagens de texto quase imediatamente. É um canal de comunicação direto e eficiente, adequado para enviar informações rápidas, lembretes ou promoções. No entanto, a limitação de caracteres do SMS pode restringir a quantidade de informações transmitidas. 

E-mail Marketing

O e-mail marketing permite enviar mensagens personalizadas e segmentadas para inúmeras pessoas simultaneamente. É um canal versátil, adequado para enviar newsletters, promoções, convites e informações detalhadas. Também oferece recursos de rastreamento e análise. Apesar dos prós, as pessoas recebem muitos e-mails diariamente, o que pode resultar em uma taxa de abertura e resposta menor. Além disso, as mensagens de e-mail podem ser filtradas para a pasta de spam, dificultando a entrega.

RCS (Rich Communication Services)

O RCS é uma evolução do SMS, permitindo enviar mensagens ricas em conteúdo, como imagens, vídeos, botões interativos e carrosséis. Isso proporciona uma experiência mais envolvente para os destinatários. Um ponto de atenção é que nem todos os dispositivos suportam o RCS, estando disponível apenas para aparelhos Android. Pensando nisso, a Pontaltech desenvolveu o Easy RCS que envia RCS e SMS como exceção na mesma campanha, sem necessidade de adaptação técnica.

canais de comunicação interativa

Telefone

A comunicação por telefone permite um diálogo direto e personalizado. É adequado para situações que exigem interação imediata e resolução de problemas em tempo real. No entanto, esse canal pode ser demorado, especialmente em casos de espera e transferências de chamadas. Além disso, algumas pessoas podem preferir outros meios de comunicação e podem não estar disponíveis para atender chamadas.

Uma solução para esse ponto negativo são os agentes de voz virtuais, também conhecido como voicebot. Assim, você fala com seus clientes a qualquer hora do dia por meio de interações fluidas e com empatia na voz através do que há de mais moderno em Inteligência Artificial.

Redes Sociais

As redes sociais oferecem um alcance amplo e a possibilidade de interagir com um grande público. É adequado para compartilhar conteúdo, promover produtos/serviços, responder perguntas e receber feedback dos clientes. Porém, é preciso estar atento porque o conteúdo nas redes sociais pode se perder rapidamente devido ao alto volume de informações. Também pode ser desafiador gerenciar comentários negativos ou lidar com crises de reputação.

WhatsApp Business

O WhatsApp Business permite uma comunicação direta e instantânea com os clientes, oferecendo recursos como envio de mensagens em massa, respostas automáticas e etiquetas de organização. É adequado para atendimento ao cliente, envio de atualizações e informações personalizadas. 

O ponto negativo é que, para utilizá-lo, é necessário que o cliente tenha o WhatsApp instalado e compartilhe o número de contato. Além disso, o WhatsApp Business tem restrições de uso comercial em massa e assim como os demais canais, exige permissão prévia dos destinatários.

Chat

Os chats oferecem uma comunicação em tempo real, permitindo que os clientes interajam diretamente com representantes da empresa. É adequado para fornecer suporte ao cliente imediato, responder perguntas, solucionar problemas e oferecer assistência personalizada.

Caso não esteja integrado com bots, a disponibilidade de atendimento ao vivo pode variar, e os clientes podem enfrentar tempos de espera durante períodos de alta demanda.

6 dicas para escolher o melhor canal de comunicação para a sua empresa

Na hora de escolher um canal de comunicação para empresas, lembre-se que o objetivo final é optar por canais que permitam uma comunicação eficaz, promovendo um relacionamento sólido com os clientes e stakeholders e impulsionando assim, o crescimento e o sucesso da empresa. Nesta equação, além da experiência de quem está recebendo a comunicação, também é necessário colocar custos, alcance e efetividade do canal escolhido. 

A seguir, confira 6 dicas para escolher os canais de comunicação para o seu negócio: 

1. Conheça o seu público-alvo

Antes de selecionar os canais de comunicação, é essencial entender quem é o seu público-alvo. Pesquise e analise as preferências de comunicação do seu público, como quais canais eles usam com mais frequência e como preferem receber informações.

2. Defina seus objetivos de comunicação

Estabeleça quais são os objetivos da sua comunicação empresarial. Você deseja aumentar a conscientização sobre a marca, promover produtos/serviços, fornecer suporte ao cliente ou transmitir informações importantes? Ter objetivos claros ajudará a direcionar suas escolhas de canais.

3. Considere a natureza da mensagem

Nem todas as mensagens se encaixam em todos os canais. Pense na característica do canal e da mensagem que deseja transmitir. Algumas informações podem ser melhor comunicadas por e-mail, enquanto outras podem ser mais adequadas para redes sociais ou mensagens de texto.

4. Avalie a eficiência, alcance e custo dos canais

Considere a eficiência e o alcance de cada canal. Pergunte-se: qual canal atingirá efetivamente o meu público-alvo? Quais canais permitem uma comunicação rápida e direta? Avalie também o custo e os recursos necessários para utilizar cada canal. Alguns canais podem exigir investimentos significativos em termos de tempo, equipe e tecnologia. Certifique-se de que sua empresa esteja preparada para gerenciar e manter os canais escolhidos.

5. Leve em conta a interatividade

Alguns canais permitem maior interatividade e engajamento com o público, como RCS e chats. Avalie se a interatividade é importante para a sua estratégia de comunicação e escolha os canais que a possibilitam.

6. Monitore e adapte

Uma vez que você tenha escolhido seus canais de comunicação, monitore regularmente os resultados e faça ajustes conforme necessário. Analise métricas e KPI, como taxas de abertura, envolvimento do público e avaliação do cliente, e adapte sua estratégia de comunicação com base nesses dados.

Conheça os canais de comunicação para empresas que a Pontaltech oferece e conte com um parceiro com a expertise e segurança que o seu negócio precisa. Fale com um de nossos especialistas e pergunte sobre a nova plataforma de SMS, RCS, e-mail marketing, agente de voz e muito mais! 

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16 de junho de 2023
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