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Geração Z: tudo sobre o comportamento de consumo

Saiba tudo sobre a geração Z e seu comportamento de consumo. Entenda as características e padrões de decisão de compra da gen Z.
comportamento de consumo gen Z

O comportamento de consumo dos nativos digitais da geração Z, nascidos a partir de 1995, depende totalmente das tecnologias de chats, celulares e internet. Essa geração não diferencia a vida online da off-line, pois trabalha com um conceito all-line e quer tudo agora. Sendo assim, como atrair esse tipo de consumidor?

Fato é que tal geração tem suas peculiaridades, e é difícil compreendê-la no primeiro momento. Além de ser crítica, é dinâmica, exigente, sabe o que quer, autodidata, não gosta de hierarquias e muda de opinião constantemente.

No entanto, eles são a segunda geração mais disposta a pagar por comida com benefícios e também os que mais comem fora de casa. Se tivessem escolha, tentariam trabalhar em ciência, tecnologia, engenharia e matemática.

Essas informações são importantes para compreender o perfil do público a ser atingido. Aliás, é necessário entender o seu comportamento para criar estratégias cada vez mais eficientes.

Contudo, você pode se perguntar: o que as empresas podem fazer para conquistá-los como clientes? Continue a leitura para saber.

O que é o comportamento de consumo?

Não podemos falar do comportamento de consumo da geração Z especificamente sem explicar, antes, o que é comportamento de consumo como um todo.

Desse modo, o que configura o comportamento de consumo são todas as ações, percepções e influências que levam o consumidor à atitude de consumir, a uma decisão de compra.

Assim, para o marketing, este é um valioso conceito que permite que se desenhe o passo a passo da jornada do cliente, detalhando a sua motivação em cada uma de suas etapas.

Ainda, dentro do comportamento de consumo, é possível compreender hábitos, atitudes e percepções de pessoas e grupos frente a marcas e produtos. Com isso, as empresas se dedicam a estudar este conceito para melhor compreender seus consumidores e satisfazer suas necessidades.

Um dos maiores objetivos do marketing é colocar em alinhamento as soluções da empresa com as expectativas dos clientes, e desta maneira, é possível criar um relacionamento saudável e duradouro com os consumidores e influenciar positivamente em suas decisões de compra. 

Quais os tipos de comportamento de consumo?

Existem quatro tipos principais de comportamento de consumo. São eles:

  1. O comportamento de compra habitual: ele é corriqueiro, quotidiano e tem baixo envolvimento com o produto ou serviço e faz pouca diferenciação entre marcas;
  2. O comportamento de compra em busca de variedade: que é também de baixo envolvimento com o produto ou serviço, todavia busca diferenças significativas entre as marcas;
  3. O comportamento de compra com dissonância cognitiva reduzida: ele apresenta alto envolvimento com o produto ou serviço, e já não tem grande envolvimento com as diferenças entre marcas e, por fim,
  4. O comportamento de compra complexo: que tem um grande envolvimento com os produtos e serviços e leva em conta as diferenças significativas entre as marcas.

Quais as características do comportamento de consumo?

Atualmente, são cinco as principais características do comportamento de consumo:

  • Comparação de preço e busca por promoções
  • Conveniência de compra e benefícios
  • Negociação por preço x valor de marca
  • Relacionamento e Comunicação
  • Escolha pelo canal de compra

A primeira é que o consumidor está mais atento ao preço do que nunca. Ele compara valores de outros itens da mesma categoria e busca promoções.

A segunda é que o cliente é que existe um aumento na compra de reposição, mais planejamento nas compras e troca de conveniência por economia. Sendo assim, os atacarejos levam vantagem sobre as  lojas menores.

No terceiro quesito, está a disposição em trocar de marca, se isso significar pagar menos; ainda que o consumidor tenha que abrir mão de marcas às quais é fiel. Por isso, é importante transbordar os valores da marca para gerar identificação com os clientes, e evitar que eles sejam capturados pela concorrência.

A quarta característica é um um consumidor conectado, que não abre mão do que gosta, sendo que, neste quesito, a internet impulsiona muito o consumo. Uma comunicação atrativa que engaje o consumidor, que além de chamar sua atenção também o aproxima da marca, é o caminho ideal para criar um relacionamento perfeito.

Por fim, em quinto lugar estão as compras online, cada vez mais fortalecidas. Principalmente impulsionadas no período durante a pandemia e logo após, a efetividade na entrega e a equação de economia são os fatores de maior destaque para este tipo de consumo. Nesse sentido, a escolha pelo canal pode decidir o início de uma jornada de compra.

comportamento de jornada de compra da geração z

Quais são os 4 fatores principais que determinam o comportamento do consumidor?

1. Ambiente cultural

O primeiro e mais poderoso fator que influencia o comportamento do consumidor é a cultura na qual está enraizado. Não é apenas uma identidade nacional ou uma forma geral de pensar.

A identificação cultural afeta diretamente a decisão de compra de cada pessoa, pois a forma como ela vê o mundo permite atribuir valor aos elementos que a cercam.

2. Papéis sociais

A função que um indivíduo ocupa na sociedade e os grupos a que pertence também influenciam diretamente suas preferências de consumo. Isso acontece porque as pessoas tendem a buscar aquilo que as representa.

Mas atenção, o papel social não diz apenas sobre a condição econômica de uma pessoa, mas também sobre outros fatores que definem “seu lugar no mundo”.

3. Medo e frustração

O comportamento do consumidor também é influenciado pelos medos, frustrações e preconceitos que ele possui. Nesse caso, a motivação para comprar surge para evitar preocupações, compensar frustrações e reafirmar sua posição diante de determinadas variáveis.

4. Desejos e necessidades

Entender os desejos e necessidades dos clientes é a base para decifrar seu comportamento, pois estimulando e realizando essas aspirações, você conseguirá fechar sua venda.

Qual o padrão de comportamento da geração Z?

Falar da Geração Z é falar de objetividade: são jovens que vivem de forma prática, são metódicos e orientados para a satisfação de suas necessidades financeiras. Suas habilidades são baseadas no pensamento lógico de forma responsável e ética.

Além disso, não gostam de estereótipos. A “gen Z” não gosta de se definir, respeita a individualidade de cada um, prefere não ter definições de gênero, idade ou classe. Assim, buscam por autenticidade – estes jovens gostam de originalidade. Eles preferem mostrar-se como realmente são, de forma espontânea e mostram facilmente suas fragilidades de forma transparente nas redes sociais.

Por serem socialmente engajados, as questões sociais são importantes porque são extremamente ativos nas pautas sociais online. Eles também estão empenhados em discutir a diversidade nas empresas e se preocupam com sua postura em diversas questões sociais.

Por outro lado, adoram mídias sociais e grupos de interesse, bem nichado. Aliás, o uso de mídias sociais nasceu no auge da Internet e se tornou extremamente natural para os consumidores da Geração Z. Como se trata de uma geração pragmática, eles optam por acessar plataformas por meio de smartphones e usá-los tanto para assuntos pessoais quanto profissionais.

Como é o consumo da geração Z?

Quando o assunto é consumo, a geração Z quer mudar o mundo e preza pela sustentabilidade, transparência, e lidam com questões sociais, ambientais e políticas.

Pelo fato de serem nativos digitais e estarem acostumados com conectividade e imediatismo, tudo é para ontem e precisa ter velocidade. Portanto, é necessário garantir uma experiência de usuário suave e sem barreiras, por exemplo, com velocidade de carregamento e navegação intuitiva.

Eles querem comprar de marcas com as quais se identificam

Os zoomers procuram empresas que compartilham seus objetivos e valores. Então eles querem saber a origem do produto e como foi o processo de produção.

Para a Geração Z, experiências são mais importantes do que produtos ou serviços. É por isso que a personalização de produtos e serviços é essencial.

Além disso, eles são exigentes e suas expectativas em relação à qualidade do serviço e do produto são altas.

São muito bem informados e fazem análises e recomendações de pesquisa

Geralmente, não compram por impulso porque valorizam a questão financeira. Uma alternativa interessante pode ser investir em parcerias com influenciadores digitais e social mind triggers, com depoimentos.

A geração Z valoriza qualidade de vida e felicidade. Se não ficar satisfeita, ela troca o produto ou a marca, por exemplo. É importante entender que esta é uma geração exigente e pragmática. Investir na experiência do usuário é fundamental para o sucesso com esse público.

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16 de janeiro de 2023
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