Marketing para Pet Shop: 3 melhores canais de comunicação
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3 melhores canais de comunicação e marketing para Pet Shop

Entenda a importância do Marketing para Pet Shop, como fazer e os melhores canais de comunicação.
estratégias marketing para Pet Shop

Apesar das estratégias de marketing serem comuns para muitos negócios, cada segmento possui as suas particularidades. Então, para você que trabalha no ramo de pet shop, talvez o que esteja faltando para alcançar melhores resultados seja se adaptar às necessidades do seu setor, utilizando estratégias específicas de marketing para atrair tutores de animais de estimação. 

Em um mercado cada vez mais concorrido, é preciso se destacar na hora de conquistar e reter clientes para a sua loja. Mas, quais são os canais certos para marketing de pet shop? Como fazer ações para esse setor e trazer mais receita para o seu negócio? Se você quer a resposta para essas e muitas outras dúvidas, você está no lugar certo. 

Continue acompanhando este conteúdo para conhecer as principais estratégias de marketing para pet shop, assim como os principais canais de comunicação a serem utilizados. Vem com a gente e boa leitura! 

Porque marketing para pet shop é importante?

O marketing é uma área importante para impulsionar qualquer negócio. Com um pet shop ou clínica veterinária, isso não seria diferente. No entanto, o investimento em marketing é ainda mais recomendado devido à alta concorrência do setor, e a semelhante na oferta principal que, em linhas gerais, se resume ao banho e tosa de pets e artigos de vestuário, saúde e alimentação. 

É claro que, lendo isso, você deve ter pensado: mas meu negócio não faz só isso. Pois é! É aí que mora, justamente, a importância do marketing para pet shop. Com certeza você possui uma série de diferenciais como localização, ambiente, preços, qualidade do serviço e confiança dos clientes que precisa ser mostrada da porta para fora para que o seu negócio alcance mais pessoas e bichinhos. 

Então, responda o que o seu pet shop faz de diferente dos demais e aposte nessas vantagens para comunicação do seu marketing. Potenciais clientes que ainda não conhecem ou, até conhecem, mas nunca deram a chance para o seu negócio podem estar esperando apenas um empurrãozinho para te conhecer. 

Particularidades desse setor

É claro que você conhece bem as particularidades do setor em que atua. Mas, é importante relembrar, quando falamos de marketing para pet shop, alguns pontos importantes que diferem esses serviços dos demais. As ações nesse segmento não são apenas campanhas de marketing. Isso porque, atualmente, a importância que os pets têm para as famílias é algo imensurável. 

Se antes, o pet shop era responsável apenas por um banho e tosa, hoje, esse local se tornou um espaço de bem-estar para os animais. Quem trabalha no ramo também já deve ter percebido que esse é um dos poucos estabelecimentos com dois clientes: o dono e o pet. É preciso se comunicar com os dois (sim, com os animais também, mas através das suas necessidades percebidas pelo dono), promovendo benefícios e qualidade para os dois lados. 

Como fazer marketing para pet shop ou clínica veterinária?

Fazer marketing para pet shop é mais fácil do que parece. Você, talvez, até já esteja fazendo, e só precisa organizar as ações de maneira mais estruturada. Antes de entrarmos no detalhe do “como” fazer, é importante lembrar que o setor está em pleno crescimento. 

Quase toda família tem ou terá um animal de estimação (ou mais do que um) e vai precisar desse tipo de serviço. Isso significa oportunidade para a sua loja, que poderá aumentar a comunicação do portfólio de serviços oferecidos visando ganho de mercado e cuidado integral do pet. Considere implementar no seu pet shop produtos para vender, serviços estéticos e daycare, por exemplo. 

Além do crescimento de portfólio, uma boa estratégia de marketing requer investimentos, principalmente em canais de comunicação efetivos. Por mais que a sua loja seja física, não dá para você depender apenas do boca a boca ou da atenção de quem passa na sua porta, certo? Até porque, como falamos, você será visto apenas como mais um pet shop no meio de tantos. 

Por isso, não tenha medo de investir em ferramentas e estratégias que facilitem a geração de leads e o engajamento do seu negócio com a sua base de clientes. Ter uma presença digital e oferecer um bom atendimento já é um mais do que metade do caminho para ser visto como um pet shop que se diferencia dos demais. 

Planeje suas ações com base no perfil dos clientes que você atende, e preocupe-se em agradar não apenas o tutor, mas também o seu pet. Semanas promocionais, combos com mais de um serviço, programas de fidelidade, parcerias com outros comércios locais e transparência nos cuidados com os animais somarão às demais ações na loja física como organização do espaço, pontualidade, experiência na espera, enfeites personalizados para banho e tosa e muito mais. 

Melhores canais de comunicação para pet shop e clínica veterinária

Existem várias opções de canais de comunicação que podem ser utilizados para promover um pet shop. Mas, alguns deles são quase que obrigatórios quando o seu objetivo é aumentar a presença online do seu negócio e engajar não só os novos, mas também os clientes atuais. 

Confira a seguir os 3 melhores canais para marketing de pet shop e tenha a certeza de que, com eles, você terá um alcance muito mais amplo, além de possibilidades de segmentação, mensuração e análise dos resultados. 

1. Redes Sociais

Você já deve ter reparado que vídeos de animais fazem o maior sucesso, não é mesmo? Então, se você trabalha justamente nesse ramo, por que não aproveitar essa oportunidade para mostrar o seu negócio nas redes sociais? Utilizar o potencial das redes sociais ao seu favor é o primeiro passo de um bom marketing para pet shop. 

Não sabe por onde começar? A gente te ajuda! No Instagram, você pode engajar os seguidores postando a rotina do dia a dia da sua empresa nos stories. Crie reels, vídeos no Tik Tok com vídeos dos seus clientes pets… com certeza alguns deles tem suas manias na hora do banho e tosa e isso pode viralizar nas redes sociais! 

No Facebook e Instagram, você pode divulgar o seu catálogo de serviços e promoções criativas em datas especiais, como Natal, Ano Novo, Páscoa, Carnaval, Copa do Mundo e muito mais. Esses são só alguns exemplos para você fortalecer o relacionamento com quem já te segue e ainda alcançar novos públicos. Confie nesse canal, afinal, hoje em dia, quem não tem pelo menos uma rede social? 

2. Mensageria: SMS, RCS, WhatsApp

Investir no engajamento e na fidelização de quem já demonstrou interesse pelos seus serviços ou já fez, pelo menos, uma compra com você é a chave para um crescimento saudável. Para isso, há canais específicos, chamados de mensageria. Nessa classificação, se enquadram SMS, RCS e WhatsApp, por exemplo. 

Os três são canais interessantes para utilizar ao longo das suas estratégias de marketing para pet shop. O SMS é uma verdadeira potência. Por não precisar de internet para ser entregue, e ter uma competição muito menor, suas taxas de aberturas chegam a 98% em poucos minutos. Então, se você quer ter certeza de que o seu cliente vai ler a sua mensagem, é nele que você deve apostar.

Já o RCS tem como vantagem os seus recursos de multimídia e segurança, reforçada pelo selo autenticador do Google em todas as mensagens. Através dele, o engajamento é certo graças a possibilidade de enviar vídeos, criar carrosséis de imagens, inserir botões e muito mais. Por fim, o WhatsApp também é amplamente utilizado para comunicações com a base de clientes, apesar da competição nesse canal ser mais acirrada. 

marketing para Pet Shop RCS

Em todos os canais digitais de mensageria você pode comunicar suas ofertas e serviços, distribuindo cupons de desconto para clientes fiéis, por exemplo. Personalize e segmente as mensagens conforme a necessidade dos seus clientes.

Os canais de mensageria também são excelentes para enviar confirmações de agendamento, novidades do seu estabelecimento e lembretes de pagamento, caso você tenha opções de pacotes recorrentes, por exemplo. Além disso, eles são muito usados para enviar pesquisas de satisfação e dar voz à sugestão de clientes. 

3. E-mail Marketing

O e-mail marketing é um canal menos imediato, mas que gera muito valor às ações de marketing para pet shop. Através de assuntos criativos, você consegue chamar a atenção de quem recebe o seu e-mail e tem mais espaço para falar sobre o seu negócio. Uma ideia é enviar, semanalmente, artigos e vídeos produzidos pelo seu negócio sobre cuidados com os pets. 

No e-mail marketing você também pode enviar promoções, produtos em ofertas e lembretes. Além disso, esse é um bom canal para resgatar aqueles clientes que andam mais “sumidinhos”, oferecendo algum benefício para entrarem em contato com você. 

E aí, gostou do nosso conteúdo sobre marketing para pet shop? Temos os canais de comunicação certos para impulsionar o seu negócio. Conheça mais sobre os nossos produtos e plataformas e veja como podemos ajudar você a conquistar e engajar novos clientes nesse ramo tão especial que é o de cuidado com os animais. 

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31 de julho de 2023
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