Realizar uma ação de cobrança é sempre um momento delicado, ainda mais no final do ano, quando as pessoas estão em clima de festa e seus gastos tendem a aumentar. No entanto, elaborar uma estratégia de comunicação para os diferentes tipos de ações de cobrança é essencial para manter o seu negócio saudável.
Mas, se você ainda tem dúvidas sobre o tema, não se preocupe. Neste conteúdo, tire as principais dúvidas sobre esse assunto sobre o que é uma ação de cobrança, quais os tipos existentes e como o seu negócio pode elaborar uma estratégia para este fim de ano. Vamos lá?
O que é ação de cobrança?
Uma ação de cobrança é um processo no qual uma empresa busca recuperar valores em aberto de clientes que compraram produtos ou serviços em prestações, mas não cumpriram com o pagamento. Ou seja, uma ação de cobrança nada mais é do que cobrar uma dívida.
As ações de cobrança incluem uma série de passos, que variam conforme as políticas da empresa e, claro, com a lei, que estabelece alguns limites na cobrança, mesmo garantindo o direito da empresa de exigir o pagamento das dívidas em aberto. De maneira geral, a ação de cobrança se inicia com a tentativa de contato com o cliente inadimplente, seja por meio de telefone ou canais digitais, solicitando o pagamento da dívida.
Se essas tentativas de contato não forem bem-sucedidas, a empresa pode recorrer a um serviço de cobrança de dívidas ou, em última instância, ajuizar uma ação de cobrança por meio de um processo judicial. No tribunal, a empresa buscará por uma decisão que obrigue o cliente a quitar a dívida, o que pode envolver medidas como a penhora de bens ou o bloqueio de contas bancárias do devedor.
Diferenças entre ação de cobrança e ação de execução
A ação de cobrança e a ação de execução são dois tipos de processos relacionados a dívidas, mas com diferenças significativas entre si, a começar pelo objetivo principal. Na ação de cobrança, o objetivo é obter uma sentença que declare a dívida como existente e determine o pagamento do valor devido. Já na ação de execução, a dívida já foi reconhecida e seu objetivo é forçar o devedor a pagar.
Ou seja, a ação de execução sempre ocorre após a ação de cobrança, pois pressupõe que a dívida já foi estabelecida e busca a execução forçada do pagamento. Outra diferença está na documentação. A ação de cobrança pode ser instaurada com base em alegações de dívida, contratos ou acordos verbais. Já a ação de execução, geralmente requer um título executivo, como um contrato assinado, uma decisão judicial ou uma promissória.
Por fim, as medidas tomadas em cada uma delas se distinguem, uma vez que o objetivo final é diferente. Na ação de cobrança, obtém-se uma decisão judicial de pagamento e não envolve a penhora imediata de bens, enquanto a ação de execução envolve medidas de execução, como a penhora de bens do devedor, a fim de garantir o pagamento da dívida.
Quais são os tipos de ação de cobrança?
Mas, será que existe apenas um tipo de ação de cobrança? A resposta é não! As mais faladas são as ações de cobrança judicial e extrajudicial. Porém, para elaborar um bom plano de cobrança para a sua empresa é preciso conhecer mais um tipo: a ação de cobrança preventiva. Acompanhe!
Ação de cobrança judicial
É a forma mais comum de ação de cobrança. Nela, a empresa recorre ao sistema judiciário para obter uma decisão que obrigue o devedor a pagar a dívida. É necessário ajuizar uma ação e ter a comprovação da dívida. Apesar de efetiva, essa opção pode ser mais cara e demorada para a empresa.
Ação de cobrança extrajudicial
Antes de entrar com uma ação judicial, recomenda-se este tipo de ação de cobrança. Nela, a empresa pode tentar resolver a dívida através de meios extrajudiciais, como negociação direta, mediação ou acordos de pagamento. A cobrança geralmente acontece através do envio de lembretes como e-mail, ligações e outros canais digitais. Isso pode ser uma alternativa mais rápida e menos custosa em comparação com a ação judicial.
Ação de cobrança preventiva
A ação de cobrança preventiva é uma estratégia que visa se antecipar ao vencimento das obrigações, prevenindo o risco de inadimplência de clientes, antes mesmo que os vencimentos expirem. Ela não é uma ação legal específica, mas sim um conjunto de práticas proativas para manter um controle eficiente sobre as contas e minimizar a inadimplência.
Como criar uma estratégia de cobrança para sua empresa?
Criar uma estratégia de cobrança é fundamental para a saúde financeira de qualquer empresa, especialmente se as contas a receber forem significativas. Aqui estão alguns 6 passos para criar uma estratégia de ação de cobrança eficaz:
1. Conheça a lei
O primeiro passo para executar uma ação de cobrança é conhecer, não apenas os direitos da sua empresa, mas também os procedimentos proibidos. Segundo o Código de Defesa do Consumidor, o inadimplente não pode ser exposto a ridículo, nem ser submetido a qualquer constrangimento ou ameaça.
Além disso, cobranças que interfiram no seu trabalho, descanso ou lazer também são proibidos. Sendo assim, conhecer o que pode ou não pode ser feito e comunicado em uma ação de cobrança é fundamental para que a empresa, em uma tentativa de cobrar dívidas, não acabe cometendo um deslize e perdendo muito mais do que o valor em aberto.
2. Defina critérios e prioridades
Para ter uma boa estratégia de cobrança, é necessário definir critérios e prioridades. Quais casos de inadimplência têm um impacto maior nas operações diárias do seu negócio? Uma sugestão é priorizar da seguinte maneira: valor, tempo de atraso, dívidas no mercado e, por fim, histórico de relacionamento positivo.
3. Mantenha a base atualizada
Para uma ação de cobrança ser bem sucedida, é imprescindível que os dados cadastrais dos clientes como e-mail, telefone, endereço, datas de vencimento e status do pagamento estejam atualizados. Além disso, essas informações precisam estar prontamente disponíveis, tornando a tomada de decisão mais facilitada.
4. Crie uma régua de comunicação
Para ter uma ação de cobrança eficiente, que tal contar com uma ajudinha da tecnologia? Basta programar notificações automáticas de cobrança para antes, depois ou na data do vencimento. Assim, além de automatizar essa tarefa, você também já coloca em prática a cobrança preventiva, e diminui os riscos de inadimplência.
A régua de comunicação de cobrança é a melhor alternativa para aumentar a eficiência do setor de contas a receber. Com um conjunto de comunicações programadas de contato com o cliente, o objetivo principal é evitar a inadimplência e recuperar o crédito. Nessa régua é possível definir prazos, meios de cobrança e abordagens, segundo a situação e perfil do cliente.
Por exemplo: você pode enviar um e-mail alguns dias antes do vencimento de uma conta. Em caso de não pagamento, envie um SMS notificando a dívida. Do mesmo modo, agende um contato telefônico e ofereça negociação do valor em aberto. A régua de comunicação é completamente personalizável e se adequa a qualquer empresa. Invista nessa solução!
5. Utilize canais digitais
Os canais digitais desempenham um papel fundamental nas ações de cobrança modernas, oferecendo opções eficazes de comunicação com os devedores. O SMS, por exemplo, é uma forma rápida e direta de entrar em contato com inadimplentes, lembrando-os de datas de vencimento ou enviando lembretes de pagamento.
Já o e-mail é uma ferramenta eficaz para enviar avisos de cobrança, faturas e lembretes de pagamento. Ele também permite incluir informações detalhadas sobre a dívida e opções de pagamento. O RCS é uma nova opção que oferece recursos mais avançados, como imagens, vídeos e opções interativas, o que pode tornar as mensagens de cobrança mais envolventes e informativas.
Além das mensagens via texto, o contato telefônico é utilizado em ações de cobrança. Para otimizar a operação, é possível utilizar agentes virtuais de voz que entram em contato com os inadimplentes de forma escalável, fornecendo informações sobre a dívida e até opções de pagamento. Após definir a melhor abordagem para cada cliente e etapa da cobrança, como resultado, você irá extrair bons resultados com os canais digitais.
6. Analise os resultados
Por fim, é fundamental avaliar os resultados obtidos com a ação de cobrança, tanto individualmente quanto no contexto geral. Coletar e analisar os dados é crucial para identificar quais estratégias foram eficazes e quais requerem ajustes para a próxima fase de execução.
Nesse sentido, é essencial estabelecer indicadores de sucesso claros. Por exemplo, pode-se definir uma meta de redução na taxa de inadimplência ou uma taxa de renegociações. Sem esses parâmetros bem definidos, fica impossível avaliar qualquer progresso.
Viu como organizar uma ação de cobrança não é nenhum bicho de sete cabeças? E a ajuda da Pontaltech neste tema vai além dessas dicas. Fale com nossos especialistas, conheça nossos canais digitais e saiba como usá-los para aumentar a taxa de negociação de dívidas na sua empresa.