RCS e iMessage: : tudo para você comparar os canais
        • Canais

          SMS

          Use a seu favor o alto poder de alcance do SMS

          Inove com o novo padrão de mensagens do Google

          Amplie a eficiência de suas campanhas

          Esteja presente no aplicativo de mensagens mais popular

          Plataformas

          O agente virtual de voz ideal para sua empresa

          Atendimento escalável em todos os canais

          Plataforma de governança e monitoramento

          O seu workflow inteligente de receita recorrente

  • Sobre
  • Carreiras
  • Cases
  • Blog
  • Contato

Blog

Entenda as principais diferenças entre RCS e iMessage para comparar os canais

Entenda tudo sobre os canais RCS e iMessage, e porque você deveria acompanhar as movimentações do mercado e novidades em mensageria.
diferenças entre RCS e iMessage

Atualmente, novas opções de mensagens como o RCS e o iMessage já fazem parte do dia a dia de milhões de pessoas ao redor do mundo. Seja través de smartphones Apple ou Android, os dois novos padrões de mensagens impactaram os gigantes da tecnologia, com direito a campanhas de adesão e alfinetadas nas redes sociais.

Ainda que ambos sejam protocolos recentes, se um dia a comunicação por mensagens de texto se restringiu ao SMS e MMS, essa época ficou para trás. Isso porque o apelo a inovação, interatividade e a disputa por marketshare faz com que as bigtechs esteja em constante reinvenção.

Prova disso é que a Meta, responsável pelo WhatsApp, lança uma nova funcionalidade em seus aplicativos a cada burburinho no mercado. Por outro lado, o GSMA, responsável pelo primeiro padrão de mensagens conhecido como SMS, apesar de ter funções que hoje consideramos como “básicas”, uniu as forças com o Google para criar um novo sistema que tornou a comunicação mais interativa.

Se você quer conhecer mais sobre as principais diferenças do RCS e iMessage, bem como a “guerra de titãs” entre o Google e a Apple, continue a leitura a seguir. Faça suas apostas: RCS versus iMessage, quem oferece a melhor comunicação?

O que é RCS?

O RCS (Rich Communication Service) é um novo padrão de mensagens, tanto individuais como em grupo, realizado pelo próprio aplicativo de mensagens do celular. A grande diferença é que agora as mensagens não ficarão limitadas apenas por texto e trazem um fator de segurança muito superior a qualquer outro serviço de mensagem de texto já disponível. 

Disponível no Brasil desde 2016 por um grupo de operadoras em parceria com o Google, essa nova tecnologia foi lançada para substituir o atual SMS. O RCS permite enviar mensagens com mais conteúdo, como caracteres, fotos, vídeos, GIFs, reações, geolocalização e áudio, sem os custos extras das mensagens MMS. Além disso, todas as comunicações empresariais saem com o logo e o nome da empresa, incluindo o selo de verificação do Google.

Ou seja, ele faz o que os aplicativos de mensagens fazem atualmente, mas sem a necessidade do usuário instalar aplicativos específicos ou se registrar em serviços terceiros. A ideia é que tudo seja recebido como uma mensagem normal. Isso garante, não só qualidade à mensagem, como também interações mais seguras, criptografadas e um maior bloqueio a mensagens SPAM. 

Quem pode usar o RCS?

Apenas os usuários que possuem o sistema operacional Android recebem RCS. Essa é uma tecnologia do Google que tem o apoio da GSMA. Ou seja, o protocolo está presente em todos os smartphones que não sejam iOS. Além disso, a Microsoft e algumas outras fabricantes também apoiam o padrão. Porém, enquanto a Apple não embarcar na ideia, não há como o RCS se tornar padrão de mercado.

O RCS em Androids é automático em aparelhos mais recentes, ou ativado pelo usuário. Para fazer isso, basta abrir o app de mensagens, clicar em “configurações” no canto superior direito, depois em “recursos de chat” e ativar a opção “ativar recursos de chat”. Caso não esteja ativo, a mensagem de texto RCS é entregue como um SMS normal. O mesmo acontece para usuários de Android que enviam RCS para iPhones. 

Apple e iOS vão adotar o RCS?

Ainda não há nenhuma confirmação se a Apple adotará ou não este padrão. Embora, em setembro de 2022, Tim Cook confirmou que o RCS não chegaria aos iPhones tão cedo e provavelmente seria necessária pressão política para que isso mudasse. Isso porque a empresa se beneficia com o uso exclusivo do iMessage, e prejudica muito uma de suas principais concorrentes nos Estados Unidos, a Samsung. 

Mesmo assim, o RCS é o recurso mais usado, já que a maioria das pessoas no mundo possuem smartphones e não iPhones. Ou seja, a Apple faz um bom trabalho com os seus usuários, promovendo uma experiência diferente e exclusiva, que é o grande charme da marca desde a sua criação. No entanto, a empresa não está aberta para integrar a experiência em outros sistemas, diferentemente do Google com o RCS. Qual é o seu time: Android ou iOS?

O que é iMessage?

O iMessage é o serviço de mensagens exclusivo da Apple que dominou os iPhones desde seu lançamento em 2011. Semelhante ao RCS, ele oferece uma experiência de mensagens muito mais rica do que o SMS, e usar essa tecnologia é realmente muito fácil. Os usuários de iPhone, assim que mandam uma mensagem para outro iPhone, já estão usando o iMessage. 

Não é necessário ativar nenhuma configuração e o reconhecimento desse serviço é imediato, devido aos balões de bate-papo azuis das conversas. Da mesma forma que acontece com o RCS, se os usuários de iPhone enviarem mensagens para um número que não seja do iMessage, ela será entregue como um SMS, indicada por balões de bate-papo verdes, em vez de azuis.

A Apple até considerou disponibilizar o iMessage no Android, mas optou por não fazê- lo porque sua exclusividade ajuda a manter as pessoas no iOS. Sendo assim, a popularidade do iMessage é impossível de ignorar, mas dependendo do país e da quantidade de usuários de iPhone, como no Brasil, quem sai perdendo é a empresa, que insiste em um sistema operacional e aplicativos que não são compatíveis com os demais aparelhos. 

RCS e iMessage: quais são as principais diferenças?

De maneira geral, os serviços são semelhantes ao iMessage, contudo o RCS tem um apelo mais comercial. Nisso, está incluído o suporte para transferência de mídia de alta qualidade, reações, recibos de leitura e etc. Além disso, nenhum deles é um aplicativo. Tratam-se de serviços de mensagens dedicados, que atualizam a experiência de mensagens de texto que o SMS/MMS oferece.

Quanto às diferenças, a única distinção importante entre o iMessage e o RCS é a exclusividade. Assim como você só pode enviar iMessages em dispositivos dentro do ecossistema da Apple – Macs, iPads, iPhones e Apple Watches, você só pode utilizar o RCS  em dispositivos Android, independentemente do fabricante, desde que esteja executando o Android 5.0 ou posterior. 

Sendo assim, dizer que o RCS ou o iMessage é melhor que o outro não seria justo, uma vez que as duas plataformas tem seus prós e contras. Ou seja, se você tem uma empresa aqui no Brasil, terá que decidir qual canal digital utilizar com base no sistema operacional dos seus clientes.

Para finalizar, é difícil dizer se o RCS substituirá completamente o SMS, uma vez que as mensagens de texto simples ainda são o padrão mundial, independentemente se o usuário utiliza iOS ou Android. No entanto, é inegável os benefícios em relação à autenticação e interação do conteúdo compartilhado entre empresas e consumidores finais. 

Contudo, o RCS se destaca pela alta segurança e confiabilidade os perfis comerciais verificados pelo Google, e ainda conta com recursos extras de automatização, chabot, e integração com outros produtos Google.

Quantas pessoas usam RCS e iMessage no Brasil?

No Brasil, os aparelhos que utilizam Android representam 78% da fatia do mercado, seguido por 21% do iOS. Então, a não ser que o seu negócio tenha um comportamento muito diferente, com a maioria de usuários da Apple, o RCS é o canal de comunicação que trará uma nova experiência de mensagens interativas ao seu consumidor. 

Afinal, qual é melhor: RCS e iMessage?

Além dos recursos de multimídia, ele oferece criptografia de ponta a ponta, trazendo um grande benefício para a segurança da comunicação entre empresas e clientes. Outro diferencial é a possibilidade de criar botões de ações rápidas em que o cliente não vai precisar digitar para interagir com sua marca. O RCS permite automatizar muitas ações, conforme a necessidade da sua empresa e das suas campanhas, incluindo o uso de chatbot para interação com os clientes. 

O jeito é torcer para que o Google e a Apple entrem em um consenso em relação ao novo padrão de mensagens. O caminho mais simples, sem dúvidas, é tornar o RCS o sistema oficial em todos os aparelhos, independente da marca. 

Até lá, a sua empresa já deve começar a investir em novas formas de comunicação além do SMS. Isso é, implementando o RCS como um novo canal de interação ao longo da jornada de compra do cliente. Se você quiser conhecer mais sobre essa tecnologia, fale com a gente e descubra como o RCS pode aumentar a performance da sua empresa e melhorar o relacionamento com o cliente. 

Confira os nossos casos de sucesso: ação da Via para as Casas BahiaMercado LivreQuite JáDi Santinni em ação de Natal e Black Friday e muito mais.

Conteúdos relacionados

16 de fevereiro de 2023
Compartilhar

Inscreva-se em nossa newsletter