O Dia do Frete Grátis deve entrar no calendário do e-commerce de uma vez por todas. O planejamento de uma estratégia em torno dessa data gera oportunidades que aumentam as vendas. Afinal, quem não gosta de uma condição especial?
No varejo, o cliente é atraído para a compra por qualquer tipo de vantagem que ele perceba, e o frete grátis é uma das mais atrativas. Na maioria dos casos, como a entrega grátis ele acaba gastando mais nas compras.
Em uma data como essa, toda estratégia é válida, principalmente, pois diversas marcas estarão com o mesmo objetivo de oferecer uma entrega sem custos para os clientes. Diante desse monte de ofertas semelhantes, é preciso construir uma estratégia que faça sua marca se destacar.
No Brasil, o assunto fica ainda mais chamativo, já que o país tem um tamanho continental. Assim, o frete para locais mais distantes acaba pesando no bolso do comprador, com isso o frete grátis realmente faz diferença.
Como surgiu o Dia do Frete Grátis?
A data comemorativa para clientes nasceu nos Estados Unidos em 2008. E tinha como objetivo aquecer o mercado perto do Natal, já que por lá o Dia do Frete Grátis acontece no mês de dezembro.
Já no Brasil, a ideia é aquecer uma outra data comemorativa: o Dia das Mães. Por aqui, o Dia do Frete Grátis acontece no dia 28 de abril.
Ainda que em ambos os casos a ideia seja trazer os clientes para a possibilidade de aproveitar o desconto para já se preparar para a comemoração com presentes, ela também serve muito bem para fazer produtos circularem e ainda para renovação de estoque. Portanto, são muitas oportunidades para o e-commerce nesta data.
Recentemente, uma pesquisa do E-Commerce Trends, apontou que mais de 97% dos compradores digitais já deixaram uma compra para depois, ou até desistiram dela, com pouco mais de 80% delas tendo feito isso por razões ligadas a um frete mais caro do que esperavam.
Essa relação entre o frete grátis, as lojas e os clientes é um esquema onde absolutamente todo mundo sai ganhando. Para a loja há o aumento do volume de vendas e para os clientes, comprar sem pagar frete é uma oportunidade tentadora.
As vantagens dessa data
O frete grátis reduz muito o abandono de produtos nos carrinhos. Isso quer dizer que, mesmo com o comerciante bancando o frete, ele tem retorno no aumento de vendas.
E se você acha que o ticket médio de seus clientes pode não compensar o frete grátis, estabeleça um valor mínimo de compra, para a entrega grátis. Mas lembre-se que, quanto mais barato, mas atrativo.
Um “frete grátis para compras acima de R$120” pode ser um ótimo atrativo. Por outro lado, “frete grátis para compras acima de R$80”, com certeza fará muita gente comprar mais um produto para aproveitar.
Outra possibilidade é regociar com a transportadora, preços especiais nesse período.
São muitas oportunidades, por isso, quanto antes você conseguir se organizar para esse ciclo de descontos, mais tempo terá para procurar opções que se encaixem nessa ideia e alternativas possam ser encontradas.
Como divulgar o Dia do Frete Grátis?
Por fim, prever a data também ajuda a organizar um dos pontos mais importantes do Dia do Frete Grátis: a comunicação. Seus clientes recorrentes precisam saber que a promoção acontecerá. E os novos clientes poderão descobrir seus produtos através desse dia especial. Para isso, leve a informação a eles através de contatos diretos, maillings, redes sociais e propagandas.
Uma estratégia funcional é divulgar os produtos mais procurados dias antes do período de desconto das entregas. O interesse pelos produtos cria uma ligação de interesse com a marca e a divulgação frete grátis faz com que o cliente seja fisgado, tanto pelo desconto, quanto pelo interesse já existente.
Além disso, exponha seus melhores produtos em campanhas que cheguem mais longe do que o seu círculo de clientes, crie uma sensação de novidade para quem não conhece a marca e de oportunidade imperdível para seu público.
Outro ponto de atenção é a seleção dos produtos para a campanha. Identifique os que tem margens maiores de lucro e atrele o frete neles.
Essa é também a chance de identificar os produtos que estão em maior número no estoque e colocá-los em circulação. Ainda que os valores fiquem menores, valerá a pena para repor o investimento.
O Dia do Frete Grátis é, de fato, uma grande oportunidade pro e-commerce. Certamente o esforço valerá a pena e o resultado será muito satisfatório para todos envolvidos, em ambos lados do balcão, mesmo virtual.
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