Tipos de clientes: características e estratégias de comunicação
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Tipos de clientes: estratégias de comunicação para cada um deles

Entenda as particularidades dos tipos de cliente como sua empresa deve agir para lidar com os diferentes perfis.
tipos de clientes

Um bom vendedor conhece os diferentes tipos de clientes com facilidade. Ele reconhece as características de cada comprador e, a partir daí, adapta sua abordagem de marketing para atendê-los de acordo com sua personalidade.

Assim, uma empresa com bons vendedores é extremamente adaptável ao tipo de cliente que atende. Porém, reconhecer os tipos de cliente parece ser um grande desafio. Mas, com as dicas certas, é possível melhorar a visibilidade e tornar a identificação do perfil do consumidor parte do processo de busca e negociação de vendas.

Confira quais são os 5 principais tipos de clientes e algumas dicas para atender a cada um.

Por que é importante identificar os tipos de clientes na hora da venda?

Conhecer seus clientes é a melhor forma de aproximá-los de sua empresa. Afinal, é esse conhecimento que garante que você saiba exatamente o que dizer para engajar seu público-alvo. Também é importante saber como seus clientes desejam ser contatados.

É muito importante observar que as campanhas de marketing de maior sucesso hoje não são aquelas que focam no produto, mas sim aquelas que colocam o cliente no centro da estratégia.

Primeiramente, os consumidores não querem apenas saber os benefícios gerais de um serviço ou produto: eles querem ser informados sobre como o produto anunciado atenderá às suas necessidades específicas e querem se ver em ação.

Além disso, você precisa mostrar a seus clientes como o que você está vendendo ajudará a resolver o problema deles. Para responder a essa pergunta da forma mais eficaz, você precisa saber para quem está vendendo: seu perfil de potenciais compradores.

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Como identificar tipos de clientes?

Para identificar facilmente os tipos de clientes, você pode dividi-los em categorias e atender cada um de uma forma que gere mais resultados.

O primeiro passo para identificar os tipos de clientes é analisar seus clientes existentes. Quem são os seus maiores compradores?

Portanto, faça uma lista de suas preferências, mas tente alinhar sua visão com o retorno financeiro gerado pelo comprador. Analise esses clientes selecionados e procure padrões de comportamento e características.

Quais são os 5 principais tipos de clientes?

Os principais tipos de clientes são divididos em cinco categorias: o satisfeito, o confuso, o especialista, o grosseiro e o cliente da concorrência. Veja com mais detalhes a seguir.

O cliente satisfeito

Ele gosta do produto e da empresa. E isso é ótimo!

Esse cliente elogia até mesmo o suporte, e indica a marca para amigos e familiares. Mesmo quando ele reclama, ele o faz de maneira amigável. Afinal, ele entende que o fracasso é a exceção, não a regra.

Neste caso, o atendimento ao cliente deve ser no sentido de deixá-lo feliz e fidelizá-lo. Sendo assim, ofereça benefícios especiais e busque estreitar ainda mais o relacionamento.

O cliente confuso

Aquele cliente que, além de ser indeciso, fica totalmente perdido diante das várias opções disponíveis. Geralmente, ele também não consegue se expressar de maneira objetiva e pode se mostrar um pouco inseguro ou confuso ao explicar o que deseja. 

Tenha paciência e faça perguntas simples para entender o que o cliente precisa. Com as respostas, você pode analisá-las e ter as melhores soluções para o problema do consumidor. 

Para evitar desorientação e perda de foco, o interessante é limitar o número de opções. Além disso, transmitir segurança e confiança durante o atendimento deixa esse cliente confuso mais tranquilo e certo de que seu obstáculo será resolvido. 

O cliente especialista

Tipo difícil de acessar, o cliente especialista tem mais conhecimento sobre o produto ou serviço do que a própria equipe de vendas. É alguém que pesquisou antes de entrar em contato com você, então é possível que tenha comparado o produto ou serviço com diversas referências, além de saber os detalhes.

A melhor maneira de atendê-lo é se preparar para o desafio. Sinta-se seguro, conheça bem o produto ou serviço e evite dar a impressão de que os clientes especialistas sabem mais do que o próprio negócio. E, lembre-se: antes de entrar em uma reunião, estude a persona!

O cliente grosseiro

Quer seja uma mudança de voz, insultos ou mesmo ameaças, este é o tipo de cliente que ninguém quer ter por perto. Geralmente ele se sente lesado por alguma razão e está pronto para brigar, mas a pior coisa que você pode fazer é entrar na briga.

Apesar de rude e agressivo, esse tipo de cliente é tão importante quanto todos os outros e merece muito cuidado para lidar com seus problemas. Afinal, o silêncio seria pior e você não teria a chance de reverter a situação. Já que o cliente ainda está aberto ao diálogo, aproveite isso, seja firme, mas educado e ofereça uma solução.

O cliente da concorrência

O cliente de um concorrente, como o nome indica, é um cliente que faz negócios com outra empresa do mesmo mercado que você.

Aqui, o objetivo do vendedor é fazer com que esse cliente mude de ideia e feche negócio com ele.

Para tanto, é preciso saber com clareza a diferença e seus limites competitivos para argumentar de forma próxima e convincente.

Como ter empatia com todos os tipos de clientes?

Para fornecer um atendimento ao cliente que seja empático, é importante entender profundamente seus consumidores. Como conhecer o cliente é fundamental para atendê-lo satisfatoriamente, nada melhor do que usar a tecnologia para potencializar essa conexão.

Portanto, elabore estratégias de atendimento omnichannel para ter acesso aos mais diversos dados sobre seus consumidores por meio da capacidade de armazenar e combinar as mensagens recebidas por diferentes canais. 

Assim, fica muito mais fácil analisar as informações e rastrear os diferentes perfis ligados ao seu produto – para entregar serviços que atendam às suas necessidades. Sabemos que cada canal de atendimento é único, então cabe a sua empresa definir a melhor forma de utilizá-los.

Por exemplo, o bate-papo por vídeo possui ótimos recursos de atendimento ao cliente. Isso porque, com a videochamada, fica mais fácil construir relacionamento com os clientes e entender suas necessidades. Afinal, as expressões faciais e o tom de voz dizem muito sobre os sentimentos de uma pessoa, certo?

Por outro lado, os canais de comunicação (como chat ou e-mail) não fornecem todas essas informações, por isso é importante treinar sua equipe de atendimento para uma comunicação humanizada e eficaz com os clientes. 

Um exemplo disso é a utilização de elementos visuais, como gifs e ícones, que, quando bem utilizados, conferem um ar intimista, como os encontrados nos recursos do RCS Business.

Conclusão

A empatia é uma escolha, por isso pode ser desenvolvida a qualquer momento. Se sua equipe ainda não está comprometida com a comunicação empática durante o atendimento ao cliente, você deve rever estratégias e tipos de atendimento que possam permitir que a equipe esteja mais próxima dos consumidores.

Portanto, a conclusão é que todos os tipos de clientes devem ser gerenciados para atender seus padrões e especificações, antes ou depois da venda. Nesse caso, contar com a tecnologia é fundamental para alcançar os resultados desejados.

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20 de abril de 2023
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