As empresas que incorporam a inteligência artificial (IA) no atendimento ao cliente, notam conquistas enormes para seu negócio capaz de enriquecer a jornada de compras. Nosso Customer Success Manager, Pedro Leonel, contou a Portal Segs sobre práticas de melhorar essa trajetória. Leia o resumo abaixo ou clique aqui para conferir o artigo na íntegra.
Inteligência artificial: por que usar IA?
Todo empreendedor sabe que investir em meios de comunicação pautados na tecnologia é fundamental para estreitar o relacionamento com seu público. Mas, dentre tantas ferramentas dispostas no mercado, aquelas que incorporam a inteligência artificial (IA) neste propósito, trazem conquistas de uma imagem fortemente positiva para fidelizá-los à marca.
Em um estudo realizado pela Deloitte, 70% das empresas pretendiam investir na IA em 2023, em busca de melhorar a produtividade de suas atividades. Considerando todas as suas possíveis aplicações, seu uso no atendimento ao cliente é um dos mais estratégicos para assegurar a satisfação dos consumidores, entrando em contato com a companhia no canal que preferirem de forma fluída e descomplicada.
Como usar a IA no atendimento?
Assegurar a sequência no atendimento sem barreiras é fundamental para prezar pela boa experiência do cliente sem ruídos ou insistências que lhes desagradem. Afinal, quanto mais opções de contato ele possui, mais fácil é para ele acessar seus produtos, consequentemente, maior será o crescimento das vendas. Como prova disso, outra pesquisa feita pelo Hubspot mostra que 76% das empresas estão aumentando seus investimentos na oferta de múltiplos canais para aperfeiçoar a experiência dos consumidores.
Sendo assim, um dos meios mais cogitados para essa tarefa tem sido, justamente, o ChatGPT – no qual as companhias podem criar textos e códigos integradas dentro do recurso. Contudo, esse ainda é um canal muito novo que precisará ser testado e aperfeiçoado para assegurar uma boa comunicação entre as partes.
Fora ele, o WhatsApp e RCS são dois dos canais mais quentes no mercado que podem estar embarcados em IA para uma comunicação excepcional. Neles, é possível desenvolver um bot de atendimento para direcionar o usuário ao longo de sua jornada, programados para resolverem as principais e mais comuns dúvidas que possam ter sobre seus produtos e serviços e, assim, conduzi-los até a etapa final no carrinho de compras.
Conclusão
Por fim, o bom funcionamento e eficácia ao utilizar a inteligência artificial nesta ação dependerá do claro entendimento sobre onde e como abordar seu público-alvo. E, para isso, é extremamente recomendado contar com um time de curadoria enriquecendo processos e a inteligência da ferramenta.
Em suma, na prática, caberá a esses profissionais acompanharem a trajetória de cada cliente, garantindo que estejam sendo abordados da forma mais humanizada possível. Assim, a empresa conseguirá não apenas satisfazê-los, mas especialmente estar sempre lá para ajudá-los no que precisarem. Até porque, consumidores felizes e retidos sempre serão a maior fonte de receita para todo negócio.