Como implementar a Inteligência Artificial na sua empresa?
Além de otimizar os processos, os agentes virtuais com IA podem realizar atendimentos eficientes durante toda a jornada do cliente de maneira ágil e efetiva.
A Inteligência Artificial (IA) está cada vez mais ganhando espaço no mundo corporativo, pois simula a eficiência humana nas máquinas em operações de diversas atividades.
Além de otimizar os processos, os agentes virtuais com IA podem realizar atendimentos eficientes ou possibilitar o autoatendimento durante toda a jornada do cliente de maneira ágil e efetiva.
Para aquelas empresas que querem investir nesse recurso, alguns cuidados devem ser levados em consideração para garantir ótimos resultados.
Nosso COO Digital, Bruno Cedaro, escreveu num artigo publicado no GuiaCloud em que destaca os benefícios da inteligência artificial e como implementá-la no negócio.
A inteligência artificial é para todas as empresas
A inteligência artificial é um recurso poderoso tanto para as grandes como para as pequenas empresas. Segundo Cedaro, marcas menores podem alcançar o público certo o atraindo por preços mais atrativos, por exemplo.
Assim, empresas que, até então, não possuíam altos recursos de propaganda e divulgação agora têm uma forma de alcançar a ascensão de seu negócio.
Nosso COO explica que ao invés de utilizar métodos para ações massivas, em que a comunicação acabará chegando aos usuários que não têm interesse por determinado produto ou serviço, com a inteligência artificial é possível redirecionar a mensagem de forma mais objetiva para potenciais clientes.
“Para as companhias, o uso da IA é extremamente benéfico para suas vendas, possibilitando a elaboração de ações mais assertivas com as preferências e desejos de seu público-alvo.”
E as vantagens não são apenas para as empresas, Cedaro ainda fala dos benefícios para os clientes que “passarão a receber anúncios e propagandas de produtos ou serviços que estejam, de fato, alinhados a seus interesses do momento”.
Para comprovar a valorização das campanhas personalizadas, Cedaro compartilhou alguns dados da pesquisa realizada pela Ipsos para o Fórum Econômico Mundial. Esse estudo mostrou que:
Ao passo que 57% dos brasileiros acreditam que serviços e produtos que usam inteligência artificial trazem mais vantagens que desvantagens, o mercado precisa otimizar essa solução.
Por outro lado, 65% dos entrevistados defendem que o uso de IA no cotidiano torna a vida mais fácil e ágil, com uma experiência bem melhor e mais agradável
Como implementar a inteligência artificial na empresa?
Diante de tantas vantagens que a inteligência artificial oferece é de se esperar que as empresas direcionem seus investimentos para aplicá-la em seus processos.
Para as marcas que estão começando esta jornada, Cedaro dá a seguinte dica:
“A inteligência artificial não deve ser encarada como foco ou diferencial competitivo no mercado, mas sim, o meio no qual serão remodeladas as estratégias de crescimento no mercado.”
Isso se dá, pois, grandes empresas já utilizam sistemas avançados com essa tecnologia. Logo, o que fará um negócio prosperar será pelo modo como adaptarão este recurso em seu próprio propósito de atuação.
Cedaro explica ainda que existem muitas plataformas atualmente no mercado. Por isso é importante estudar e avaliar muito bem sempre com base nos objetivos da empresa.
Lembra também que o investimento em IA deve estar alinhado à cibersegurança, ou seja, a segurança das informações, já que com a vigência da LGPD as empresas que não cumprirem as determinações da lei serão punidas.
Por fim, “É preciso responsabilidade sobre os dados, além de procurar empresas com credibilidade no mercado para este segmento. Assim, seu negócio certamente conseguirá desfrutar dos melhores proveitos da Inteligência Artificial para sua prosperidade e atração de cada vez mais clientes.”
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.