Como o RH da sua empresa lida com a comunicação? Sobre isso, a nossa Diretora de Gente e Gestão contou ao Portal GC Mais e ensinou dicas para melhorar o employer branding. Confira o resumo abaixo ou leia o artigo na íntegra.
Fundamental para a interação humana, a comunicação é o meio onde a troca de informações acontece. No entanto, a ausência dela pode causar ruídos e problemas, prejudicando assim, a imagem de alguém ou de uma empresa. Devido aos novos desafios, a necessidade de manter a humanização neste processo, se tornou ainda mais importante ao RH.
Dados revelam que a gestão humanizada aumenta o bem-estar dos funcionários em 225%, e isso também reflete no aumento de 240% nos clientes, segundo estudo da USP-EESC. Por outro lado, isto deve ocorrer desde o processo seletivo, já que se trata do início da relação profissional.
Feedback humanizado torna a comunicação mais efetiva no RH
A falta de feedback ativo em entrevistas pode criar prejuízos à imagem da marca empregadora, como também, impedir que a companhia seja atrativa. Aliás, as empresas que oferecem retorno aos candidatos entre 24 e 48 horas apresentam NPS positivo de 48 e 29 pontos.
Este mesmo relatório da Measureology, mostra que a prática tardia, que ultrapassa 14 dias, resulta em um NPS negativo, com -57. Isso revela que o RH precisa otimizar a comunicação. Uma saída é automatizar feedbacks por meio de canais digitais, sem perder a humanização.
Além disso, enviar uma mensagem via SMS ou ligação por voicebot agradecendo a participação ou informando o status do processo seletivo, passa uma imagem positiva. Ou seja, o diferencial competitivo se torna elevado por causa do reconhecimento do tratamento humanizado da marca empregadora.
Como manter a humanização nesse processo?
Para que o RH não dispenda muito tempo realizando a comunicação individual, a automatização desses processos pode oferecer mais agilidade. Enviar a mensagem de forma simultânea permite eficiência e um relacionamento mais próximo tanto interna como externamente, de modo a fortalecer a conexão entre todos.
Ao passo que as ações humanizadas reforçam os princípios e valores da organização, a comunicação automatizada – porém, personalizada – pode facilitar esse processo e até mesmo evitar danos. Tal cuidado demonstra o posicionamento da marca assim como estreita o relacionamento com o público.
Com a chegada dos novos moldes devido à pandemia, a gestão eficaz do negócio e a transparência e fluidez, tornaram o RH um departamento estratégico para a disseminação da cultura. Isto é, com investimentos constantes na comunicação humanizada, o fortalecimento da imagem da marca ao mercado se torna evidente.