Endomarketing: o que é, como funciona e exemplos práticos
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O que é endomarketing, como funciona e exemplos práticos

Entenda o que é endomarketing, sua importância e como criar uma estratégia eficiente para a sua empresa ter melhores resultados!
Endomarketing como fazer

Você sabia que o endomarketing é tão necessário quanto às estratégias de marketing voltadas para os clientes externos?

Aplicar ações estruturadas a fim de motivar os colaboradores é um dos pontos que diferencia empresas de sucesso das suas correntes e vamos explicar o porquê.

Com base em uma pesquisa realizada pela DIEESE, em 2016, empresas brasileiras que não buscam engajar e motivar seus colaboradores demonstram uma rotatividade voluntária de até 24%, enquanto aquelas que criam estratégias para engajar seus funcionários apresentam apenas 7% de desligamentos voluntários.

Além disso, um levantamento feito pela Universidade da Califórnia identificou que trabalhadores mais felizes são, em média, 31% mais produtivos, três vezes mais criativos e vendem 37% a mais em comparação com outros.

Mas, qual seria o melhor caminho para manter as pessoas colaboradoras felizes motivadas no ambiente de trabalho? A resposta é: endomarketing e uma gestão de pessoas eficiente.

Neste artigo nós vamos te ensinar como fazer isso na prática. Vamos lá?

Antes de tudo, o que é endomarketing?

Assim como as empresas criam estratégias para vender seus produtos ou serviços para o público externo, ela também precisa fazer com que seus colaboradores as vejam com confiança e abracem seu propósito. 

Esse é o papel do endomarketing: criar estratégias de marketing voltadas para manter o público interno engajado e motivado.

Um exemplo prático sobre isso: o colaborador satisfeito, direta ou indiretamente passa a “vender” a empresa no seu ciclo social de amigos e familiares.

E mesmo que o negócio ofereça um software específico e que aquelas pessoas não tenham como consumir o produto diretamente, elas também passam a ser promotoras da marca, pois, em caso de necessidade, elas vão lembrar da empresa que valoriza seu familiar ou amigo.

Essa rede de promoção passa a facilitar a atração e retenção de talentos qualificados, uma vez que a marca estará com seu employer branding fortalecido, sendo intimamente ligada a um bom lugar para se trabalhar.

3 benefícios de criar uma estratégia de endomarketing

Como já citamos anteriormente, o maior benefício do endomarketing é o engajamento do seu cliente interno, ou seja, seus colaboradores. Mas, se formos mais fundo nesse ponto, encontramos muitas outras vantagens. Confira as principais:

1. Melhora no clima organizacional

Sua empresa tem uma vibe pesada, com muita competição e pouca colaboração? Talvez esteja faltando mais ação para integrar e melhorar o clima organizacional.

As estratégias do endomarketing visam melhorar a relação dos colaboradores entre si e com o negócio e, ao atingir essa meta, consequentemente, o clima organizacional também melhora.

Isso porque os colaboradores se sentem mais engajados e confiantes; que confiam na empresa, nos seus colegas e em seus líderes. E isso vale para times remotos ou presenciais.

Leia também:

Quais são os tipos de clima organizacional e como identificá-los

Clima organizacional: o que a vibe da empresa diz sobre a produtividade

2. Diminui o turnover

A maioria das empresas com altas taxas de turnover são aquelas em que não possuem colaboradores satisfeitos.

Afinal, pessoas felizes com seu trabalho dificilmente deixarão a empresa, mesmo se receberem uma proposta financeira melhor.

3. Aumenta a produtividade

Fato é que trabalhadores mais felizes com a empresa produzem mais.

Uma estratégia de endomarketing bem estruturada e aplicada tende a aumentar o nível de bem-estar dos profissionais, o que traz motivação para atender melhor os clientes e desejo de superar as expectativas das entregas feitas.

Não tem mistério: você quer que seus colaboradores produzam mais e que seus clientes estejam mais satisfeitos? Invista nas pessoas que trabalham para que isso aconteça.

Como criar uma estratégia de endomarketing eficiente?

A verdade é que não basta fazer apenas ações esporádicas de encantamento de colaboradores, é preciso fazer do endomarketing um ponto estratégico da sua empresa; um pilar da sua cultura.

Afinal, cultura organizacional é mais do que um slogan ou uma frase pintada na parede de uma empresa, é como a organização se posiciona no mercado.

Seus colaboradores precisam ver e sentir isso verdadeiramente. Sendo assim, faça o endomarketing estar presente em processos como:

  • Onboarding;
  • Datas comemorativas importantes;
  • Reuniões 1:1 – entre líderes e liderados;
  • Treinamentos internos;
  • Feedbacks;
  • Cerimônias internas;
  • Criação de planos de carreira.

Para fazer parte da cultura da sua empresa, o endomarketing precisa estar presente em toda a jornada do colaborador, da divulgação das vagas aos contatos que ocorrem após o desligamento da pessoa.

Lembre-se: não adianta entregar bombons ou flores em datas comemorativas, é preciso criar ações recorrentes que mostrem ao colaborador que ele é um agente importante na construção do sucesso da empresa.

Você tem feito isso?

Leia também: Jornada do colaborador: como criar [+ template editável]

4 Exemplos de estratégias de endomarketing

Antes de mais nada, é importante esclarecer que a aplicação de estratégias de endomarketing não é igual para todos os negócios, embora todos os tipos de empresa possam (e devam) aplicar as dicas mencionadas no tópico anterior.

Como a prática do endomarketing está relacionada com o seu público alvo, seus desafios diários e as soluções que consigam gerar um impacto positivo dentro da sua rotina de trabalho, não existe fórmula mágica que pode ser aplicada em todos os lugares, mas aí vão algumas dicas importantes para todos os tipos de negócio:

1.   Comece ouvindo as pessoas colaboradoras

É importante que o RH lance pesquisas para ouvir os colaboradores. Afinal, eles são as melhores pessoas para apontar o caminho das mudanças. Sendo assim:

Leia também: Tudo sobre Pesquisas do RH: Clima, Engajamento, Pulsos e eNPS

2.   Gere integração

Um ambiente saudável e agradável é aquele em que as pessoas não agem como máquinas, apenas atendendo telefone, criando planilhas e fazendo cobranças, mas também onde podem sentir descontração e ter boas trocas.

Por isso, integrar seus times é a melhor forma de aproximar as pessoas e deixar o clima melhor.

Dica: separe momentos semanais de integração, dinâmicas e rodas de conversa para o compartilhamento das dificuldades e dos avanços pessoais. Uma hora em 5 dias pode mudar muita coisa.

Leia também:

3 exemplos de dinâmica sobre inclusão e diversidade

10 atividades de integração para colaboradores que você precisa testar

3.   Crie uma cultura de feedbacks

Estruturar uma cultura de feedbacks faz com que as pessoas se sintam mais à vontade para vivê-la no dia a dia.

Não basta dizer: “aqui você tem liberdade de dar feedbacks” se isso não é estimulado. Para fazer isso acontecer você pode criar campanhas, palestras e workshops sobre o assunto ou até separar momentos na semana para que essa troca aconteça.

Mas lembre-se: a cultura de feedbacks precisa ser algo natural, democrático e presente dentro do negócio e os gestores e líderes precisam dar o exemplo de dar feedbacks e se mostrar abertos a recebê-los.

4.   Reconheça as pessoas e suas boas ações

Um dos grandes pilares da motivação é o reconhecimento do que fazemos de melhor, pois nada cresce sem que haja estímulo.

As pessoas precisam ver que sua dedicação e seu empenho estão sendo vistos e devidamente reconhecidos.

Além dos feedbacks, você pode fazer isso através de e-mails, canais de comunicação interna, prêmios, bonificações e até enviando presentes para casa das pessoas. Seja criativo!

Concluindo – endomarketing requer ações contínuas

Como você viu ao longo do texto, endomarketing é a comunicação no trabalho para divulgar ações internas, e por isso é preciso agir. Seus colaboradores precisam saber – por meio de ações consistentes – o quanto são importantes para o sucesso do negócio.

Aplique as dicas práticas que você viu até aqui e passe a colher frutos como engajamento, aumento nos resultados e clientes satisfeitos.

*Parceria de conteúdo. Autor: Feedz.

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20 de julho de 2022
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