Veja quais são as melhores práticas para estabelecer um relacionamento entre marca e cliente digital. A Larissa Lopes, nossa Head de Marketing contou ao Portal Revista do Call Center sobre esse assunto.
Cada vez mais, os avanços tecnológicos vêm proporcionando uma maior democratização ao acesso à informação. Além de facilitar a comunicação em escala global, as atividades que fazem parte do nosso dia a dia se tornaram mais simplificadas. O consumidor também acompanhou essa mudança, e por esse motivo, seu comportamento está mais exigente, ativo e crítico.
No ambiente digital, os usuários encontram uma variedade de possibilidades, ainda mais porque a internet possibilitou um novo conceito de conveniência na hora da compra. Logo, as marcas enfrentam um grande desafio para se adequar a essas novas exigências do cliente digital.
Segundo uma estimativa divulgada pelo Bank of America, a Geração Z, que representa a maior parte dos usuários digitais, possuem uma renda mundial combinada de U$$7 trilhões. Por isso, as marcas devem compreender seus hábitos e se atentar a criar o melhor relacionamento possível entre as partes. Aliás, para tudo isso, é necessário estimular a conexão de valor com a marca e destacar seus diferenciais em meio a concorrência digital.
Como atrair e reter os clientes digitais?
O novo perfil do consumidor almeja ter todas as opções de jornada de compra, para efetuá-la da maneira que preferir. Por isso, prezar por processos omnichannel que dê esse poder de decisão ao consumidor, é indispensável para trazer agilidade e uma experiência de atendimento perfeita.
Dessa forma, um dos canais mais benquistos pelo cliente digital, na hora de pesquisar por produtos ou serviços desejados, são as redes sociais. Conforme a pesquisa Social Commerce, realizada pela Allin | Social Miner, 76% dos brasileiros recorrem às redes sociais antes de finalizar uma compra, visto que é uma forte aliada na hora de comparar preços ou ler opiniões de outros usuários.
Benefícios dos agentes virtuais no relacionamento entre marca e cliente
Automatizar o atendimento gera inúmeros benefícios para as marcas, tanto em agilidade, quanto em qualidade. Nesse sentido, os agentes virtuais têm se popularizado e estabelecido uma comunicação eficiente entre marcas e consumidores. A fim de promover um atendimento mais humanizado e empático – tudo o que a geração digital procura – é possível criar um padrão de tom e voz da marca para manter a conexão da linguagem, bem como a experiência do relacionamento.
Além do mais, os “bots”, por meio de inteligência artificial, se desenvolvem a cada nova interação, ganhando escalabilidade nas interações em vista de uma jornada de compra mais assertiva.
Por fim, fica claro que acatar a tamanhas expectativas dos clientes digitais não é fácil. Nesse sentido, despertar seu interesse e conquistar sua satisfação será tarefa contínua das empresas. Só assim, sua marca terá consumidores cada vez mais satisfeitos.