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6 dicas para o envio de RCS

Com mais recursos e possibilidades, o RCS pode se tornar um grande aliado no relacionamento com o cliente.

O RCS é um canal de comunicação que traz tudo o que há de mais novo e moderno no mercado de mensageria.

Para empresas que querem gerar maior engajamento e encantar os clientes, ele é o canal ideal, já que possibilita o envio de recursos multimídia e a criação de botões com respostas pré-programadas, o que facilita a interação.

Uma das grandes vantagens do RCS é a utilização do aplicativo nativo dos smartphones com sistema Android para a troca de mensagens, o usuário não precisa baixar um aplicativo novo.

Seja para estreitar o relacionamento com os clientes ou atrair novos consumidores, aumentando assim as vendas, o novo canal de mensageria do Google fornece os recursos necessários para alcançar o sucesso.

São muitas as possibilidades que podem ser exploradas, por isso iremos dar dicas de como fazer o envio de RCS de forma eficaz, conquistando assim resultados cada vez melhores.

1. Seja objetivo

O RCS não tem limitação de caracteres para o envio das mensagens, mas ainda assim é muito importante ir direto ao ponto.

Sua mensagem precisa despertar a atenção do usuário nos primeiros segundos de leitura, se ele não entender o seu objetivo rapidamente, logo perderá o interessa na conversa. E você perderá a oportunidade.

2. Promova interação

O RCS oferece botões para ações rápidas, em que é possível customizar e agilizar as conversas, facilitando a interação.

Com isso, bastará apenas um clique para que a pessoa responda à mensagem recebida, isso promove maior engajamento e melhora os resultados das campanhas.

Os botões poderão ser utilizados para diversas finalidades, como: informar endereço do estabelecimento físico, iniciar uma ligação, fazer pesquisa de opinião ou ainda, para confirmar um pedido.

3. RCS e Chatbot

A melhor e mais eficiente forma de aproveitar as vantagens do RCS é automatizando o contato com os clientes por meio do chatbot.

Com isso, as empresas conseguem atender seus clientes em tempo real, usando uma comunicação leve, atrativa e muito mais eficiente.

A união entre o RCS e o chatbot também viabiliza uma conversa personalizada, que segue o fluxo de acordo com as respostas do cliente.

4. Explore recursos visuais

O RCS permite o compartilhamento de imagens e vídeos em alta resolução, o que chama a atenção dos usuários. É possível ainda deixar um vídeo rodando em primeiro plano enquanto acontecem as interações.

Já as imagens, podem ser apresentadas tanto como imagem única como em um carrossel – que é o formato de mais de uma imagem enviada de uma única vez, com uma rolagem lateral, padrão que o usuário já utiliza em redes sociais como o Instagram.

No carrossel podem ser inseridos os botões com respostas pré-programadas e uma breve descrição do que está sendo apresentado.

5. Facilite o contato

Hoje é necessário estar presente em diversos canais e disponibilizar diferentes meios para atender o público que está sempre em movimento e com urgência em ter suas necessidades atendidas pelas marcas.

Através do envio de RCS é possível criar um fluxo específico para divulgar os canais que a empresa utiliza. Além disso, o canal permite compartilhar localização, link para ligação direta e endereço das redes sociais.

6. Programe uma versão para SMS

O RCS é um recurso nativo dos smatphones Android, portanto, é importante ter uma versão da mensagem no formato do SMS para os aparelhos celulares que utilizam outro sistema operacional.

Não será possível explorar alguns dos recursos do RCS nesse outro formato, mas com um bom planejamento o objetivo será alcançado com sucesso.

Avaliando a efetividade do envio de RCS

Ao longo do texto foram apresentadas dicas para o envio de RCS de maneira eficiente, mas como avaliar se a ação ou campanha foi de fato efetiva?

Além de recursos incríveis para encantar o seu cliente, o RCS também oferece muitos dados para a análise das campanhas.

Saber se a mensagem chegou até o usuário e se ele abriu para ler é possível com o RCS. O novo canal de mensageria ainda possibilita identificar a quantidade de cliques nos botões e a inclusão de links trackeados, permitindo o rastreamento completo da navegação do cliente.

O RCS apresenta a possibilidade de identificar qual momento do fluxo conversacional teve maior engajamento e qual foi a etapa do fluxo em que mais pessoas pararam de interagir. Isso faz com que as empresas possam fazer melhorias contínuas em suas ações.

Revolucione a forma como sua empresa se relaciona com os clientes

O envio de RCS está revolucionando o mercado de mensageria e você agora conhece as boas práticas para suas mensagens.

Aqui na Pontaltech, você ainda pode contar com um time de especialistas para ajudar sua empresa a inovar a forma como se conecta com os clientes proporcionando uma experiência muito mais dinâmica e interativa.

Quer saber mais? Vem bater um papo com a gente!

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31 de março de 2022
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