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5 motivos para implementar o RCS agora

Saiba detalhes do RCS, previsões de novos usuários, porque implementar agora e como esse canal vai revolucionar a comunicação da sua empresa!

Implementar o RCS na comunicação das empresas tem ganhado importância ultimamente. Além de ser uma evolução da mensageria, é também uma tendência de mercado e inovação.

A seguir, conheça mais sobre este protocolo, como implementar o RCS e os cinco motivos para utilizar esse canal em sua empresa.

O que é RCS

O RCS, ou Rich Communication Services, é um novo protocolo de mensagens que oferece compartilhamento de imagens de alta qualidade bem como conteúdo de áudio e vídeo, e maiores taxas de interação.

Além de possuir um número maior de recursos, ao implementar o RCS, a empresa encontra um canal completo para gerenciar toda a interação de atendimento, engajando os usuários.

Em resumo, veja algumas características do RCS:

  • Envio de mensagens sem limite de caracteres;
  • Suporte à criação de grupos de conversa;
  • Envio de arquivos (como PDFs);
  • Envio de mensagens multimídia;
  • Botões de ações rápidas
  • Selo de verificação
  • Criptografia de ponta e sistema anti-fraude.

Ao contrário de outros serviços de mensageria, este canal possui ainda mais benefícios como integração de aplicativos e automação. Em outras palavras, o RCS é a evolução do SMS pois permite maior interatividade entre cliente e empresa.

Apesar de ser um avanço no serviço de envio padrão de mensagens de texto, o RCS não chegou para substituir o SMS, mas sim, para coexistir e ser utilizado para estratégias diferentes.

Mercado do RCS

Tanto o mercado varejista como o de produtos e serviços podem se beneficiar do RCS. Aliás, empresas que contemplem o consumidor final, isto é B2C (Bussiness to Consumer) podem utilizar esse canal como uma poderosa ferramenta de vendas e de atendimento ao consumidor.

Por outro lado, a interação de forma B2B (Bussiness to Bussiness) também pode – e deve – acontecer. Seja para uso corporativo, contato com fornecedores, ou até mesmo em redes de franquia, este canal pode melhorar a eficiência desta comunicação.

Isso porque a comunicação é realizada de pessoas para pessoas, mesmo que por trás exista uma marca. Sendo assim, não há restrições de segmentos tampouco tamanho de empresa ou objetivos.

O RCS atende a qualquer estratégia que envolva comunicação curta, rápida e interativa. A ferramenta ainda permite o reconhecimento direto da marca com o nome e logo da empresa, layouts coloridos e personalizáveis ​​bem como dados verificados. Assim, isso permite que os consumidores tenham confiança no canal.

Dados e projeção do RCS

É necessário destacar que a projeção de mercado utilizando o RCS considera que haverá maior geração de receita, tornando o canal ainda mais atrativo. Atualmente, de acordo com a Juniper Research, a receita mundial gerada pelo RCS já ultrapassa 230 milhões de dólares.

Até 2026, segundo o relatório, o salto neste valor será de 20 vezes, chegando a 4,6 bilhões de dólares, um crescimento anual de quase 730 milhões.

Já os dados de usuários indicam que as mensagens RCS possuem atualmente mais de 500 milhões de usuários ativos pelo mundo. Essa dado foi divulgado durante o evento anual para desenvolvedores I/O 2022 pelo Google.

Por outro lado, outras estimativas são bem mais otimistas. De acordo com a Juniper Search, a base de usuários do RCS atual já é de 1,2 bilhão de pessoas. Em 2026, a previsão é de que o RCS terá 3,8 bilhões de usuários mundiais, ou seja, um aumento de 200% em relação ao número atual.

No Brasil, o RCS já é realidade e tem chamado muito a atenção do mercado. De acordo com o Opinion Box, 29% dos brasileiros recebem mensagens deste tipo atualmente.

Ao passo que o protocolo não é disponibilizado pela Apple, também no I/O 2022, o Google fez uma referência à concorrente, pedindo que todos os sistemas mobiles adotem o novo padrão RCS, apresentado mais eficiência e segurança do canal. 

Por que implementar o RCS Business Messaging na sua comunicação?

Até aqui você já deve ter percebido que com o RCS Business Messaging, o Google pretende revolucionar a comunicação de telefonia móvel padrão dos celulares Android.

Até porque, através da implementação do RCS é possível estabelecer uma comunicação mais completa e fluida. Embora funcione de forma semelhante ao SMS, o RCS possibilita recursos que outros canais não possuem.

A inovação do protocolo RCS também está no branding, ou seja, na presença digital e no impacto em experiência com a marca. Já os recursos das mensagens foram pensados tanto em agilidade quanto na integração.

Veja alguns benefícios desta ferramenta a seguir.

Benefícios do RCS

Com este novo sistema é possível inovar em diversos segmentos de mercado. Seja para enviar um cartão de embarque de um voo, fotos de produtos e até oferecer suporte, o RCS é limitado apenas pela criatividade.

Ele funciona tanto como um chat para atendimento quanto como um canal promocional. Porém, para as estratégias que não necessitam de recursos interativos, o RCS conta também com uma versão mais simples, somente de envio de texto.

Ainda de que maneira simplificada, o canal também funciona como se fosse um SMS mais simples, porém, de forma verificada e sem limitação de caracteres. Nesse sentido, o RCS ganha relevância e credibilidade por ter verificação direta do Google, eliminando a possibilidade de fraude.

Além disso, todo o conteúdo enviado é verificado, isso oferece maior segurança. Ou seja, o seu cliente terá segurança ao receber uma mensagem com links, e saberá que o remetente não é alguém usando o nome da empresa para uma tentativa de golpe.

Outro benefício valioso para as empresas se trata da performance do canal. Existe ainda a possibilidade de receber relatórios de leitura, performance das campanhas e taxa de interação.

Principais motivos para implementar o RCS agora

Conheça algumas das vantagens em implementar o RCS como canal de comunicação:

1. Inove e seja o primeiro a utilizar

Sua concorrência utiliza RCS? E de que forma? É importante ressaltar que a utilização deste canal independe de tamanho ou base de clientes. Toda e qualquer empresa verificada pelo Google pode enviar mensagens pela ferramenta.

Como você leu anteriormente, as projeções do RCS são favoráveis, mas ainda há bastante espaço para crescimento no Brasil. Sendo assim, muitas empresas ainda não utilizaram o canal, e isso pode ser uma oportunidade para que os mais diversos setores inovem.

Ou seja, ultrapasse a concorrência e implemente o RCS na sua empresa agora!

2. Ofereça muito mais segurança na comunicação

Anteriormente citamos algumas características sobre a verificação da empresa. Assim como outros produtos do Google – Business Message, Verified Call, Verified SMS – a empresa deve seguir alguns critérios para ter o seu perfil aprovado.

Esse selo elimina o problema da confiabilidade do usuário, já que toda mensagem de RCS mostra informações do remetente como nome da empresa, logo e descritivo. Ainda, toda comunicação possui dados criptografados e verificação de ID.

Dessa maneira, a credibilidade aumenta ao passo que a plataforma não permite uso de spam, além de aumentar o controle da marca sobre sua identidade.

3. Conteúdos multimídia com mais interatividade

O RCS é uma ferramenta totalmente interativa, já que possui diversos recursos de interação. Envie carrossel com fotos ou vídeos com links do seu e-commerce, ou utilize o próprio canal como uma loja virtual.

Um dos ganhos dessa ferramenta é a utilização de call-to-action, ou chamada para ação a fim de acelerar o processo de compras ou outras ações. Isso facilita e agiliza tanto a comunicação como a performance e resultado das suas campanhas.

Outro ganho para o usuário é que, ao invés de digitar o texto, é possível utilizar os botões com a opção predefinida para ajudar na interação. Esses botões podem também servir para abrir aplicativo de telefone para realizar uma ligação, abrir localização no mapa, compartilhar localização, criar eventos no calendário ou abrir URL.

4. Jornada do cliente completa em única plataforma

No canal RCS, a empresa pode utilizar todos os recursos disponíveis e concentrar toda a jornada do cliente em um mesmo ambiente. Para isso, é necessário ter um RCS interativo com diferentes fluxos de conversa configurados.

  • Utilize para atendimento ao cliente. Tanto os botões como as respostas digitadas podem ser compreendidas para iniciar, direcionar ou encerrar um chat. Assim, é possível sanar dúvidas dos clientes e automatizar o envio de conteúdos.
  • Integre o RCS e ganhe agilidade! É possível enviar um link do Calendar para o seu cliente não esquecer do compromisso, e até mesmo integrar o Google Maps para enviar a localização comercial.
  • Venda no RCS. Além de enviar fotos e vídeos dos seus produtos e serviços, adicione o pagamento direto na plataforma pelo Google Pay. Assim você automatiza uma venda, seja divulgando campanhas ou recuperando carrinho abandonado.
  • Realize cobranças preventivas. Envie boletos em PDF ou automatize linhas digitáveis. Facilite o pagamento através do Google Pay ou de hotsites.
  • Interaja, Engaje, Encante. O RCS é uma plataforma que pode ter grande impacto positivo na percepção de marca. Use esta ferramenta para se relacionar com o cliente!
  • Combine com outras estratégias e canais. Use o RCS de forma complementar em um mix de canais. Estabeleça seu principal objetivo e torne a ferramenta exclusiva para atendimento ou venda, por exemplo.

5. Aumente o poder Estratégico da sua comunicação digital e phygital

Existem diversas maneiras para potencializar as suas estratégias de comunicação.

Separamos alguns conteúdos para que você conheça as estratégias de RCS na prática.

🎯Descubra como aplicar o RCS em suas estratégias de comunicação

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Conteúdos que são proibidos e restritos no RCS

Antes de implementar o RCS em sua empresa, é preciso saber que existe uma curadoria de conteúdos, com o que é proibido e restrito enviar aos usuários.

Assim, é conteúdo proibido:

  • Conteúdo adulto;
  • Violência contra animais;
  • Conteúdos chocantes ou depreciativos, ou, ainda, que se aproveitem de eventos trágicos;
  • Produtos ou serviços perigosos;
  • Produtos ou serviços que permitem comportamentos desonestos;

Além disso, é considerado conteúdo restrito:

  • Produtos e serviços relacionados à saúde;
  • Conteúdo político;
  • Tabaco;
  • Álcool;
  • Jogos de azar.

Como habilitar o RCS em seu dispositivo?

Para receber mensagens RCS no seu celular, seu dispositivo precisa ter as atualizações mais recentes do Android.

Siga os passos para conseguir utilizar o serviço:

  • Torne padrão o seu aplicativo de mensagens SMS;
  • Abra no seu aplicativo de SMS as Configurações;
  • Ative os Recursos de Chat;
  • Certifique-se de que o status está “conectado”.

É importante lembrar que, por enquanto, os dispositivos iOS não recebem mensagens RCS. Isso porque os aparelhos da Apple ainda não são compatíveis com o sistema RCS Android.

Quer implementar o RCS na sua empresa? Conte com a gente!

Por isso, se você deseja mandar mensagens RCS, a Pontaltech é um broker oficial e parceiro do Google que pode te ajudar com a solução perfeita.

Entre em contato com a gente agora mesmo e saiba como melhor utilizar o RCS na sua empresa!

05 de agosto de 2022
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