Campanha de saúde: melhores estratégias para o Outubro Rosa
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Outubro Rosa: melhores estratégias e canais para campanha de saúde

Saiba como ter sucesso na sua campanha de saúde para o Outubro Rosa. Veja estratégias e canais para levar a informação com acessibilidade!
outubro rosa campanha de saúde

Outubro Rosa é uma campanha de saúde que a grande maioria das pessoas já ouviu falar, não é mesmo? Nos dias que antecedem o mês, já se iniciam as comunicações com este tema, seja nas redes sociais, sites e nos grandes veículos de imprensa. Ao mesmo tempo, o setor da saúde aguarda ansiosamente pelas campanhas que destacam a conscientização que ajuda a salvar a vida de muitas mulheres.

Com um objetivo tão importante, essa campanha de saúde precisa chegar ao conhecimento do maior número de pessoas possíveis, para que todas elas se beneficiem e saibam como diagnosticar ou prevenir o câncer de mama, assim como o câncer de colo de útero. 

Mas, qual será a melhor estratégia para divulgação do Outubro Rosa? Será que existem canais de comunicação que funcionam melhor para uma campanha de saúde?

Utilizar a tecnologia disponível para potencializar o alcance e estar atento ao relacionamento com o paciente são alguns fatores importantes. Em outras palavras, alguns canais têm características importantes que ajudam a difundir a informação da forma mais abrangente possível. 

Se você quer entender melhor sobre esse assunto, continue acompanhando a leitura e confira as melhores estratégias e canais para divulgação. Vamos lá? Confira!

cores dos meses

A importância da campanha Outubro Rosa

Outubro Rosa é uma campanha de saúde anual e mundial realizada em outubro, com a intenção de alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama e câncer do colo de útero. De extrema importância, essa ação precisa alcançar o máximo de pessoas, a fim de conscientizar sobre a prevenção das doenças mencionadas. 

O câncer de mama é o segundo tipo mais comum nas mulheres, ficando atrás apenas do câncer de pele, sendo responsável por 1 a cada 4 casos no mundo. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), de 61 casos estimados para cada 100 mil mulheres, 90% deles tem chance de cura quando diagnosticado no começo. E é justamente aí que a campanha de saúde atua. 

Fazer com que cada vez mais mulheres realizem o exame preventivo é fundamental já que, em média, conforme a Sociedade Brasileira de Mastologia, a cada 1000 mamografias, 5 delas encontram câncer de mama em fases em que o autoexame não consegue identificar. E é justamente nessa etapa que as chances de cura, com tratamentos e cirurgias menos invasivas acontecem.

Para o câncer de colo de útero, o cenário é o mesmo. Segundo o Instituto Nacional de Câncer, o risco é de 15,38 casos a cada 100 mil, sendo o terceiro tipo mais comum entre as mulheres. Quando diagnosticado em fase não invasiva ou em estágio I, tem altas chances de cura, entre 80 e 90%. 

Alertas de conscientização precoce

Além do alerta sobre esses dois tipos de câncer em mulheres, a ação também ajuda na conscientização da importância de cuidar da saúde, ressaltando a prevenção como o melhor caminho para evitar doenças. A campanha Outubro Rosa luta por direitos como o atendimento médico e o suporte emocional, garantindo um tratamento de qualidade para todas as mulheres do mundo.

Na prática, trata-se de um mês onde diversas instituições, públicas e privadas, além de pessoas físicas, abordam o tema através de diferentes canais de comunicação para encorajar mulheres a realizarem seus exames. Para quebrar ainda mais as barreiras de acesso, muitas instituições ainda disponibilizam consultas e exames gratuitos ou a um preço mais acessível, realizando multirões com o objetivo de diagnosticar estágios iniciais, que ainda nesta fase são assintomáticos. 

Estratégias e canais de comunicação ideais para campanha de saúde

Como falamos anteriormente, esse tipo de campanha de saúde precisa chegar ao conhecimento da população. Afinal, trata-se de uma causa nobre, não é mesmo? Para isso, é fundamental que as empresas que desejam tratar desse tema se planejem e tracem uma estratégia de comunicação efetiva, levando em conta o alcance e a acessibilidade. 

É importante ressaltar que a campanha atinge mulheres adultas e especialmente, mulheres idosas. É indispensável conhecer o perfil dos seus clientes, ou de quem será atingido com a campanha. O markerting para público idoso deve levar em conta que a relação entre marcas e clientes se dá de uma forma diferenciada.

Cada geração tem sua preferência de comunicação. O público sênior prefere agentes virtuais de voz e ligação telefônicas, o jovem é um consumidor mobile, conectado com as redes sociais, enquanto o público entre 40 e 50 anos pode preferir um outro canal de comunicação.

Outro fator importante, já citado, é o quão acessível a comunicação precisa ser. Se o objetivo é atingir muitas pessoas, mensagens com disparo em massa são ideais. Para dar mais informações de forma democrática e que tenha necessidade de falar com públicos vulneráveis, ou sem acesso à tecnologia, ligações personalizadas são a solução.

Para ter sucesso na conscientização da campanha do Outubro Rosa, o segredo é escolher os canais de comunicação certos. Mas, quais serão eles?

Agente de voz para campanha de saúde

Um exemplo de um canal ideal para campanha de saúde é o agente de voz virtual. Esse canal pode oferecer mais acessibilidade para a sua comunicação. O voicebot possibilita incorporar uma mensagem específica sobre o Outubro Rosa – durante o mês de outubro – em um ou mais canais de contato telefônico.

Outra possibilidade é utilizar o tempo de espera do cliente, ou seja, antes do atendimento, na fase do “menu” para informar sobre a campanha. Se o contato for completamente otimizado com um agente virtual, melhor ainda. Ofereça o agendamento de exames, junto com condições especiais, a fim informar todos os clientes que entram em contato por outro motivo.  

Essa pode ser a chance de conscientizar através de uma mensagem relembrando sobre a importância de realizar exames preventivos. Com uma mensagem automática, sem a necessidade de um contato por parte do cliente, alerte de forma ativa sobre a detecção precoce das doenças.

SMS para campanha de Outubro Rosa

Além do agente virtual de voz, você também pode disseminar as mensagens do Outubro Rosa através do SMS. Com uma altíssima taxa de abertura, esse canal é excelente para impactar simultaneamente inúmeras pessoas. Então, faça uma segmentação na sua base, capriche na mensagem e prepare-se para levar a importância da prevenção para muitas pessoas! 

Mensagens de conscientização por RCS

Outro canal que dá match com essa campanha de saúde é o RCS que possui diversas opções multimídia. Assim, você leva a mensagem do Outubro Rosa de forma muito mais criativa e interativa, utilizando imagens, vídeos, figurinhas e links.

Além disso, a comunicação via RCS tem o benefício de ir acompanhada do logotipo da sua empresa, além de uma verificação do Google. Com essa estratégia, a marca passa muito mais credibilidade na mensagem, especialmente tratando-se de um assunto de saúde. 

Campanha de saúde: conteúdos de e-mail

Por fim, mais não menos importante, o e-mail marketing e o WhatsApp podem servir como um canal de comunicação complementar. Por estes canais, envie mais informações sobre a campanha Outubro Rosa e convide as mulheres a realizarem o seu check-up ginecológico, que inclui mamografia e papanicolau. 

Através destes canais digitais, é possível ainda criar as mais variadas campanhas de saúde: basta ficar de olho nas cores dos meses. Eleja as principais causas que a sua empresa queira destacar e utilize os canais digitais para ter campanhas cada vez mais assertivas.

Gostou desse conteúdo? Aqui na Pontaltech temos soluções para campanhas de saúde e muitas outras. Conheça nossos canais e plataformas de comunicação, como o Play! Escolha o canal certo para criar as melhores conexões! Se tiver dúvidas, fale com um de nossos especialistas. Até a próxima!  

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20 de setembro de 2022
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