Campanhas sazonais: saiba como preparar seu atendimento
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Saiba como preparar seu atendimento para campanhas sazonais

Saiba como criar as suas campanhas sazonais, dicas, estratégias e como preparar o seu atendimento. Veja como gerar e acompanhar resultados!
como planejar calendário para campanhas sazonais

Campanhas sazonais são ações estratégicas imprescindíveis para os setores de marketing e vendas. Planejadas para comemorar datas importantes ao longo do ano, elas têm como objetivo divulgar ofertas e aumentar as vendas em períodos específicos. Isso ajuda empresas de todo o país a melhorarem o seu faturamento e se relacionarem com os consumidores. 

Movimentando bilhões de reais, as campanhas sazonais pedem por um reforço no atendimento ao cliente, já que o número de pedidos aumenta. Desse modo, a experiência de compra não pode ser prejudicada. Alguns exemplos bem conhecidos desse tipo de ação no comércio físico e digital são: Natal, Black Friday, Dia dos Pais, Dia das Mães e Dia dos Namorados. 

Mas afinal, qual é a importância de pensar em campanhas sazonais para a sua empresa? Como se preparar para elas e oferecer um atendimento de qualidade ao seu consumidor? Se você está precisando de uma ajudinha nesse assunto, você está no lugar certo! Acompanhe e boa leitura!  

O que são campanhas sazonais e por que elas são importantes?

Sazonal significa algo que acontece apenas de tempos em tempos. Sendo assim, as campanhas sazonais são motivo de grande comemoração por parte dos consumidores e representam um intenso consumo para aquele período. Os períodos são escolhidos com bastante estratégia, e complementam o calendário de campanhas do restante do ano. Contudo, seus principais objetivos são: aumento das vendas, do alcance da marca e fidelização dos clientes. 

Para isso, é necessário bastante planejamento, entendendo as datas, qual público será atingido, bem como os tipos de ofertas disponibilizadas. Por exemplo, o dia do cliente é uma campanha sazonal que precisa ser mais voltada para a fidelização de clientes antigos através de descontos exclusivos, do que para a aquisição de novos. Já a Black Friday, é a data ideal para expandir sua marca e impactar o máximo de pessoas com ofertas de tirar o fôlego. 

Fique atento nas seguintes datas sazonais, prepare o seu calendário e não fique atrás da concorrência: 

  • Carnaval: Fevereiro ou Março
  • Dia da mulher: Março
  • Dia do consumidor: Março
  • Dia das Mães: Maio
  • Dia dos Namorados: Junho
  • Dia dos Pais: Agosto
  • Dia do Cliente: Setembro
  • Semana do Brasil: Setembro
  • Dia das Crianças: Outubro
  • Black Friday: Novembro
  • Natal: Dezembro
  • Cyber Monday: Janeiro
  • Liquidação: Janeiro

Além disso, as campanhas de saúde possuem um calendário sazonal um tanto diferente. Isto é, as cores dos meses levantam pautas de algumas doenças no que diz respeito sobre a prevenção. Para ter êxito, a diversidade de canais digitais para campanha de saúde é primordial.

Como preparar o seu atendimento para as campanhas sazonais?

Você deve ter notado que um dos objetivos das campanhas sazonais é, justamente, a fidelização dos clientes. Para que isso aconteça, é necessário oferecer uma experiência positiva, que faça com que o cliente goste da sua marca e volte a comprar. O melhor caminho, nesse caso, é garantir um bom atendimento. 

Ou seja, se o que trouxe clientes para a marca durante as campanhas sazonais foram os preços, o que vai mantê-los é a maneira que serão atendidos. Por isso, em períodos com um número de vendas maior, é necessário se planejar e estar preparado no que diz respeito a atendimento. Afinal, os seus clientes não podem ficar esperando! Veja a seguir 3 dicas essenciais para preparar o seu atendimento para as campanhas sazonais: 

Planeje a sua comunicação

Por melhor que seja a operação da sua empresa, com muitos clientes novos comprando pela primeira vez e um alto fluxo de usuários, é normal que surjam dúvidas ou problemas. Aliás, é aí que um bom atendimento, com os canais certos, e as tecnologias corretas, farão toda a diferença. 

A estratégia é planejar e mapear muito bem a jornada do cliente, cuidando para que a comunicação seja eficaz do começo ao fim, ou seja, desde as campanhas de marketing divulgando as campanhas sazonais, até o pós-venda. Escolha canais de comunicação escaláveis para não sobrecarregar o seu atendimento, e abuse de recursos com inteligência artificial para te dar a velocidade no atendimento necessária para esse tipo de ação. 

ebook cores dos meses

Faça automações de processos

A demanda costuma ser bem grande durante os períodos de campanhas sazonais. Para conseguir atender bem todos os clientes, é fundamental investir na automação de processos, fazendo o uso, por exemplo, de soluções de autoatendimento, como os chatbots. 

Esses robôs estão aptos para realizar diversas funções, desde o disparo de mensagens em formato de conversa para divulgar as ações, até o atendimento aos clientes. Disponíveis 24 horas por dia, 7 dias na semana, eles reduzem o tempo de espera e de atendimento, dá mais autonomia para o consumidor e mantém a qualidade necessária para encantar os seus clientes e fazer com que eles voltem a comprar com a sua marca. 

atendimento para campanhas em datas sazonais

Acompanhe os resultados

Para que você consiga melhorar as suas campanhas sazonais, é preciso acompanhar os resultados e identificar possíveis gargalos, principalmente no que diz respeito ao atendimento ao cliente. Tecnologias como o chatbot são facilmente integradas a sistemas de atendimento e, além de registrar as interações, ainda deixa as informações disponíveis para outros canais, oferecendo a possibilidade de um atendimento mais omnichannel.

Ao fim da campanha sazonal, invista um tempo para observar os principais indicadores de atendimento, e como foi a performance de cada canal com o qual o seu cliente teve interação. Isso fará toda diferença para o planejamento da próxima ação prevista no seu calendário!

Como você pôde perceber, quando bem pensadas e alinhadas com o atendimento, as campanhas sazonais permitem alavancar as vendas e, até mesmo, fidelizar clientes. Por fim, se você quer implementar essa estratégia na sua empresa, saiba que você pode contar com a Pontaltech! A nossa solução de chatbot te ajudará a escalar o atendimento em diferentes canais de comunicação. 

Vem descobrir como aumentar a produtividade da sua empresa realizando atendimentos automatizados de diversos canais em uma única plataforma, com fluxos conversacionais humanizados que aproximam os clientes da sua marca. Fale com a gente, estamos esperando!

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08 de setembro de 2022
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