Feriados 2023: tudo sobre calendário e datas sazonais | Pontaltech
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Calendário de Feriados 2023

Saiba todos os feriados em 2023 para planejar o seu calendário de comunicação desde já. Aprenda dicas de campanhas e canais para atrair e engajar clientes.
calendário de feriados 2023

Conhecer os principais feriados do ano de 2023 é fundamental na hora de planejar as estratégias de marketing digital e campanhas de comunicação. Muitas datas comemorativas têm forte influência nas vendas e nos negócios como um todo, seja a sua empresa da área do varejo, saúde, cobrança, financeira, educação e etc. 

Se para alguns, feriados significa descanso, para nós, significa a possibilidade de vender mais. E é isso que queremos mostrar para você agora! Através desse conteúdo, que reúne todos os feriados e pontos facultativos de 2023, vamos te mostrar como o seu negócio pode aproveitar essas datas da melhor maneira possível. Vamos lá então? Acompanhe! 

rcs mensagens

Lista completa de feriados e pontos facultativos 2023

  • 1 de janeiro (Domingo) – Ano Novo: Feriado nacional
  • 20 de fevereiro (Segunda-feira) – Carnaval: Ponto facultativo
  • 21 de fevereiro (Terça-feira) – Carnaval: Ponto facultativo
  • 22 de fevereiro (Quarta-feira) – Quarta-feira de Cinzas: Ponto facultativo até às 14h
  • 07 de abril (Sexta-feira) – Sexta-feira Santa, Paixão de Cristo: Feriado nacional
  • 09 de abril (Domingo) – Páscoa: Feriado nacional
  • 21 de abril (Sexta-feira) – Tiradentes: Feriado nacional
  • 1 de maio (Segunda-feira) – Dia do Trabalho: Feriado nacional
  • 08 de junho (Quinta-feira) – Corpus Christi: Ponto facultativo
  • 7 de setembro (Quinta-feira) – Independência do Brasil: Feriado nacional
  • 12 de outubro (Quinta-feira) – Nossa Sra Aparecida, Dia das Crianças: Feriado nacional
  • 2 de novembro (Quinta-feira) – Finados: Feriado nacional
  • 15 de novembro (Quarta-feira) – Proclamação da República: Feriado nacional
  • 24 de dezembro (Domingo) – Véspera de Natal: Ponto facultativo após às 14h
  • 25 de dezembro (Segunda-feira) – Natal: Feriado nacional
  • 31 de dezembro (Domingo) – Véspera do Ano Novo: Ponto facultativo após às 14h

Quando vai ser o Dia dos Namorados 2023?

O Dia de São Valentim, popularmente conhecido como Dia dos Namorados comemora-se dia 14 de fevereiro, porém no Brasil acontece dia 12 de junho e em 2023 cai na segunda-feira. Em outros países como nos Estados Unidos da América, recebe o nome de Valentine’s Day.

Esta data é excelente para fazer ações comerciais. Quer saber como fazer marketing para campanhas do dia dos namorados 2023? Clique no link e saiba como.

Dia das mães 2023

O dia das mães em 2023 será dia 14 de maio, no segundo domingo do mês.

Datas sazonais em 2023

Apesar dessa extensa lista de feriados 2023, algumas datas importantes para os negócios como Dia da Mulher, Dia das Mães, Dia dos Pais e Black Friday não estão listados pois não são feriados ou pontos facultativos nacionais.

  • 25 de janeiro (quarta-feira) – Aniversário da Cidade de São Paulo
  • 8 de março (quarta-feira) – Dia Internacional das Mulheres 2023
  • 15 de março (quarta-feira) – Dia Mundial do Consumidor 2023
  • 14 de maio (domingo) – Dia das Mães 2023
  • 12 de junho (segunda-feira) – Dia dos Namorados 2023
  • 20 de julho (quinta-feira) – Dia do Amigo 2023
  • 26 de julho (quarta-feira) – Dia dos Avós 2023
  • 13 de agosto (domingo) – Dia dos Pais 2023
  • 15 de setembro (sexta-feira) – Dia do Cliente 2023
  • 1 de outubro (domingo) – Dia Internacional do Idoso 2023
  • 12 de outubro (quinta-feira) – Dia das Crianças 2023
  • 20 de novembro (segunda-feira) – Dia da Consciência Negra 2023
  • 24 de novembro (sexta-feira) – Black Friday 2023

Então, continue acompanhando o texto e veja, mês a mês, os principais feriados e datas comemorativas de 2023 para não perder nenhuma oportunidade de comunicação. 

Feriados em Janeiro de 2023

O único feriado do mês de janeiro é o Ano Novo, que cai em um domingo. Aqui, vale enviar mensagens de feliz ano novo para a sua base de clientes, e desejar as melhores coisas na parceria entre vocês pelo ano que está por vir. Um SMS, por exemplo, pode ser suficiente para enviar esse tipo de comunicação. 

Do ponto de vista de vendas, esse pode ser um mês um pouco mais devagar, já que muitas pessoas estão aproveitando as férias e só retomam a vida “normal” na segunda quinzena. Por isso, muitas empresas apostam na ideia de Liquidação, oferecendo condições especiais para liquidar produtos e serviços do ano anterior. 

Também existem outras datas comemorativas neste mês que, apesar de não serem feriados, podem render algumas campanhas sazonais, dependendo do seu negócio. São elas:

  • 08/01 – Dia do Fotógrafo
  • 19/01 – Dia do Cabeleireiro
  • 20/01 – Dia do Farmacêutico.

Feriados em Fevereiro de 2023

No mês de fevereiro acontece a festa mais esperada pelos brasileiros, o Carnaval. Apesar de não ser um feriado nacional obrigatório, o Carnaval faz parte do coração de todos os brasileiros e é adotado pela maioria das empresas. Por isso, é essencial que as marcas tragam essa temática em sua comunicação ao longo do mês. Além do Carnaval, também existe outra data que pode ser aproveitada por alguns negócios, o volta às aulas. 

Feriados em Março de 2023

Não há feriado em março de 2023, porém há algumas datas comemorativas que acontecem todos os anos no mês de março e merecem ser lembradas. É o caso do Dia Internacional da Mulher e do Dia Mundial do Consumidor, que acontecem nos dias 08 e 15, respectivamente. 

O dia 8 de Março é ideal para fortalecer e fidelizar o público feminino. Isso porque essa data foi criada para promover a luta contra a desigualdade de gênero e celebrar conquistas econômicas, sociais e políticas de todas as mulheres. Então, se a sua marca se identifica e aplica esses conceitos no dia a dia, vale a pena pensar em incluir essa data na comunicação, tanto para campanhas internas de endomarketing para colaboradoras, quanto externas, para as suas clientes. 

E o Dia Mundial do Consumidor? Muito esperada principalmente pelos varejistas, essa data foi criada em 1962 pelo então presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy para lembrar os direitos que todos os consumidores possuem na hora da aquisição de produtos e serviços. Essa data é ideal para que as empresas possam estreitar as relações com os seus consumidores, através de campanhas de marketing personalizadas e o envio de ofertas exclusivas para à base de clientes.

Feriados em Abril de 2023

Em abril, haverá 3 feriados nacionais: 07/04 Sexta-feira Santa, 09/04 Páscoa (domingo) e 21/04 Tiradentes (sexta-feira). O mais comercial deles é a Páscoa, que movimenta uma série de indústrias, principalmente a do chocolate. Mas, mesmo que a sua empresa não venda ovos de Páscoa, o seu cliente espera que a sua comunicação traga elementos dessa data tão importante.

Em Abril também está uma data importante para quem trabalha com entrega de produtos: o Dia do Frete Grátis. Essa data é perfeita para atingir os clientes que residem nas regiões do interior do país. Então, espere o movimento do mercado definir qual o dia desta ação, e crie uma campanha com regras bem claras e os locais onde as condições de frete serão disponibilizadas.

Feriados em Maio de 2023

Apesar do mês de maio abrigar o feriado do Dia do Trabalho, essa não é a data mais importante comercialmente. O Dia das Mães, que será comemorado no dia 14 de maio, traz com ele a intenção de compra de boa parte dos consumidores, o que resulta em vendas para diversos negócios. Estar presente nesse período com sugestão de presentes e experiências especiais para que filhos possam realizar com suas mães é uma forma de destacar a sua empresa. 

Feriados em Junho de 2023

Em junho, temos Corpus Christi, data importante para os católicos. Porém, essa não é uma data tão comercial quanto as datas sazonais que são Dia dos Namorados (12/06) e Dia do Orgulho LGBT (28/06) que também acontecem neste mês. Para os apaixonados, o dia dos namorados é a data ideal para expressar o sentimento através de presentes, viagens e jantares. As empresas precisam criar campanhas que acompanhem essa importante data na vida dos casais. 

Já em relação ao Dia do Orgulho LGBT, segundo pesquisa realizada pela Mind Miners, 78% do público entrevistado sente falta de uma comunicação voltada para o público LGBT+. Então, se você faz parte de uma empresa bem posicionada e com ações em prol da causa, vale aproveitar esse momento para reforçar os valores em relação ao respeito, tolerância e amor, repudiando qualquer tipo de homofobia e incluindo esse público no quadro de colaboradores e ações ao longo de todo ano. 

Feriados em Julho de 2023

Em julho, não há feriados. Porém, esse mês é marcado, não só pelas férias escolares, como também pelo Dia do Amigo (20/07) e Dia dos Avós (26/07) que podem gerar conteúdo para comunicações e campanhas, principalmente nas redes sociais. 

Feriados em Agosto de 2023

Também não há feriados em agosto, porém, existe uma data muito importante nesse mês. Comemorado no dia 13 de agosto, as empresas podem começar criar campanha do Dia dos Pais 2023 já no final do mês de julho. Além planejar a comunicação com opções de presentes, kits e experiências entre pais e filhos, preços especiais, lembre-se de utilizar os canais digitais preferidos dos clientes como e-mail marketing, SMS e RCS. 

Feriados em Setembro de 2023

No mês de setembro há o feriado da Independência do Brasil, no dia 7. Porém, há outras comemorações importantes no mês, como por exemplo, o Dia do Cliente. Esta data é comemorada no dia 15 de setembro. Além de ser uma celebração e homenagem ao cliente, é também uma oportunidade para estreitar os laços entre consumidor e empresa e, claro, vender mais! Por isso, inserir o Dia do Cliente no calendário de campanhas sazonais é fundamental, assim como pensar em estratégias de marketing específicas para essa data. 

Feriados em Outubro de 2023

No mês de outubro, o feriado é dobradinha! Uma só data tem duas comemorações já que no dia 12/10, é comemorado o Dia de Nossa Sra Aparecida, padroeira do Brasil e também o Dia das Crianças. De acordo com informações divulgadas pelo Google, cada vez mais, os pais recorrem à internet e aos dispositivos móveis quando precisam escolher um presente para seus filhos. Ou seja, essa é a oportunidade ideal de falar com esse consumidor através dos canais digitais. 

No dia 31/10 também é comemorado o Halloween. Essa festa também pode ser incorporada nas comunicações e ações de marketing das empresas, trazer uma atmosfera de terror e humor, ao mesmo tempo. 

Feriados em Novembro de 2023

No mês de novembro, haverá dois feriados nacionais: Finados, no dia 2, e Proclamação da República, no dia 15. Porém, esse mês é marcado pela sexta-feira mais famosa do mundo, a Black Friday. Em 2023, a Black Friday será no dia 24 de novembro, última sexta-feira do penúltimo mês do ano. Ela é uma das datas mais aguardadas pelos consumidores brasileiros, ou seja, eles esperam esse dia para comprar produtos e serviços de todos os segmentos por preços e condições mais acessíveis. 

Em Novembro, também acontece o Dia Nacional da Consciência Negra, no dia 20. Se a sua empresa for inclusiva, vale a pena inserir essa data no calendário sazonal, mostrando as ações internas e externas em prol do tema e deixando claro a posição de não tolerância ao racismo. 

Feriados em Dezembro de 2023

Dezembro é um mês bem agitado, porque começam as preparações para as festas de final de ano. Haverá duas datas com pontos facultativos, a Véspera de Natal e de Ano Novo e apenas um feriado nacional, no Natal dia 25/12 (segunda-feira). Aproveite essa época para criar engajamento e aproximação com seus clientes durante o mês todo através do envio de mensagens de SMS, e-mail marketing e RCS. Essa é a data comemorativa perfeita para oferecer um atendimento diferenciado e uma ótima experiência de compra.

Como criar campanhas sazonais?

O primeiro passo para criar uma campanha sazonal é refletir se faz sentido para a marca comunicar algo nessas datas. Afinal, alguns feriados podem reforçar o posicionamento de uma empresa para uma determinada causa.

Um outro ponto de atenção é o objetivo da comunicação. Nem todos os feriados e datas sazonais são comerciais, isto é, com foco em vendas. Algumas datas podem ser aproveitadas apenas para estreitar o relacionamento com clientes e fomentar o engajamento através de uma comunicação mais humanizada.

Veja a seguir como utilizar as datas sazonais para criar campanhas humanizadas.

Campanhas sazonais para a saúde

A área da saúde tem um calendário para alertar à população sobre doenças e as principais formas de prevenção. Por isso, foi incluído as Cores dos Meses para pautar assuntos relacionados à qualidade de vida e a realização de exames médicos.

A fim de atrair outros públicos, fazer campanhas de marketing para o público idoso, ou mesmo para o Outubro Rosa, diversificar os canais digitais é necessário. E, ainda que o foco seja a geração de negócios, é preciso cautela na comunicação, pois pode se tratar de um assunto delicado para o público.

Um ponto a favor do calendário de cores da saúde, é que as sazonalidades podem guiar toda a comunicação das empresas. No entanto, para cada campanha, há um público diferente. Por isso, considere quem será impactado, faça estudo sobre as personas ideais e eleja os principais canais de comunicação.

Comercializar todas as datas pode ser um erro, afinal o consumidor consegue perceber a intenção das marcas em cada comunicação. Aqui vai um alerta: não subestime seu público. Pelo contrário, crie comunicações cada vez mais humanizadas o possível, e aproxime-o da sua marca.

Através da identificação das pessoas que receberão mensagens, ligações ou mesmo posts nas redes sociais, sejam pacientes ou clientes, utilize o melhor canal para estabelecer este contato. Aliás, a falta de critério dos canais pode prejudicar a sua comunicação.

Em resumo, eleja as principais datas para comunicar, identifique as personas, selecione os canais de comunicação ideais, e só então elabore a mensagem.

Como criar campanhas sazonais para o varejo?

Quase tudo é comercial para o varejo. Isto mesmo, quase tudo. Fato é que a necessidade da venda é constante, mas o relacionamento com o cliente é maior. Conquistar clientes é mais difícil do que mantê-los, sendo assim, utilize as datas para gerar engajamento e estratégias de branding.

Afinal, em meio a uma grande disputa por atenção das marcas, ganha àquela que fixar a sua mensagem na mente do consumidor. Por isso, utilize datas como o Dia do Amigo e o Dia do Cliente para não – apenas – vender. Ao invés disso, crie conexões, envie mimos ou crie promoções de concursos culturais, por exemplo, para criar lembranças do cliente com a marca.

Por outro lado, as campanhas comerciais como Black Friday, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças, por exemplo, é necessário planejamento. O que fará a diferença nos resultados é escolher o melhor canal de comunicação.

Dessa forma, observe o histórico de dados comunicação dos últimos anos, ou das últimas campanhas e crie uma estratégia a partir disto. Entender o principal canal que pode gerar conversão pode garantir o sucesso da campanha.

Um canal de comunicação que está oferecendo maiores resultados para o setor é o RCS. Além da nova experiência de mensagens e formas de engajamento, o canal é atrativo para criar toda a jornada do cliente.

campanhas de feriados 2023 por RCS

Melhores datas para campanhas sazonais de cobrança

Campanhas de cobrança acontece o ano todo. Isto porque, empresas responsáveis por diversas carteiras de clientes precisam estruturar um bom planejamento de cobrança para aumentar a recuperação de crédito. Nesse sentido, além das datas sazonais, as próprias empresas podem estabelecer feirões de quitação de dívidas.

Dia do cliente e campanha de Black Friday para cobrança também são importantes no calendário. Criar comunicações por SMS e especialmente por RCS, bem como utilizar gatilhos, pode ajudar as pessoas a fechar acordos. Assim, principal é prestar atenção na transformação digital no mercado de cobrança e das comunicações para saber eleger o melhor canal.

Mesmo que o relacionamento entre inadimplente e empresa de cobrança seja delicado, não há motivos para não comunicar de forma humanizada. Pelo contrário, na operação de cobrança, é imprescindível utilizar canais de comunicação familiares ou que ofereçam maior credibilidade para a empresa. Até porque, os clientes são digitais, e a cobrança também deve ser digital.

Selecione os melhores canais de comunicação para o seu público

Por fim, que tal se programar para os feriados de 2023 e adotar novas estratégias? Se você está pensando em ampliar os canais digitais da sua empresa para oferecer mais opções de atendimento e ações de marketing, fale com um de nossos consultores e continue acompanhando nosso blog recheado de novidades o ano todo!

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26 de dezembro de 2022
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