Oferecer variedade de canais digitais no atendimento do mercado da saúde é fundamental. Para ajudar os hospitais, clínicas e empresas do segmento a organizarem suas campanhas de modo assertivo, o nosso Head de Customer Sucess e Product Manager do Play, Leonardo Coelho, explicou ao Portal Hospitais Brasil quais são os benefícios das novas tecnologias de comunicação. Leia o resumo a seguir ou clique para conferir na íntegra.
Garantir a acessibilidade na comunicação sempre foi essencial para organizar campanhas de saúde. Especialmente, no período de combate ao Covid-19, a necessidade das novas ferramentas foi potencializada para facilitar diversas tarefas da rotina de clínicas e hospitais.
A fim de conscientizar a população para realização de exames periódicos, canais de comunicação como os voicebots – robôs de voz – são eficazes tanto no planejamento como na divulgação de campanhas.
Um estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou que um em cada três brasileiros não fazem exames de rotina anualmente. Para além deste dado preocupante, cerca de 60% da população deixou de procurar médicos e especialistas.
Diante deste cenário, o fomento das campanhas de saúde é urgente. Isso porque o diagnóstico precoce é capaz de oferecer tratamentos com maior grau de sucesso quando as doenças são identificadas no início de seu desenvolvimento.
Sendo assim, as ferramentas de comunicação e tecnologias digitais pode expandir a mensagem de conscientização para diversos públicos.
Quais são os melhores canais digitais para a saúde?
O voicebot é a ferramenta tecnológica que pode garantir maior acessibilidade na comunicação da área da saúde. Ainda que o maior beneficio seja a inclusão para diversos públicos e idades, as possibilidades deste canal são inúmeras.
Desde a realização de campanhas de saúde por agente virtual de voz, até mesmo o agendamento de consultas e exames, o canal se destaca pela versatilidade. O paciente pode escolher os melhores dias e horários mesmo conversando com um robô de voz.
Já para a rotina de atendimento de empresas do mercado de saúde, o voicebot automatiza os contatos ativos e receptivos. Sempre com uma linguagem amigável, o relacionamento com o paciente é facilitado quando há base de dados sobre o histórico bem como atendimento.
Por que implementar um agente de voz na saúde?
De acordo com o Panorama das Clínicas e Hospitais 2022, o maior canal de agendamento médico é o telefone. Todos os dias, 20 ligações são recebidas em 70% das empresas.
Isso mostra que há espaço para utilizar a inteligência artificial de um robô de voz, capaz de otimizar este meio de comunicação. Aliás, não apenas para agilizar o contato, é possível utilizar como triagem de atendimento para transbordar ao humano.
Outro ponto é que campanhas bem formatadas podem reduzir custos operacionais para as empresas. Aliás, a economia financeira de utilizar o voicebot é maior do que utilizar canais como SMS e WhatsApp. Além do custo-benefício ser superior, a abrangência e impacto são importantes para este setor.
Por fim, a credibilidade da comunicação também é um fator positivo. As ligações personalizadas podem conter o verified call, que é uma ferramenta do Google que apresenta a autenticação da empresa ao entrar em contato com seu paciente.
Em suma, é importante que as ações sejam bem planejadas para que as instituições de saúde possam ter sucesso no contato com o público-alvo. Seja para convidar pacientes a realizar novos exames, fomentar o relacionamento ou melhorar a operação ativa, o voicebot é uma solução que traz muitos benefícios para ambos.