Você sabia que uma comunicação assertiva é capaz de desenvolver times e processos mais eficientes? Saber expressar suas ideias, opiniões e direcionamentos faz toda diferença na produtividade de uma empresa e essa característica vem sendo cada vez mais procurada não só em líderes, mas em todos os profissionais.
Mas, como ter uma comunicação assertiva? Será que tem como desenvolver essa habilidade? A resposta é sim! Ela precisa ser desenvolvida e existem técnicas para isso, e é justamente o nosso assunto de hoje. Acompanhe o artigo e entenda como aplicar a comunicação assertiva no trabalho!
Para início de conversa, o que significa ser assertivo?
Ser assertivo significa expressar seus pensamentos, sentimentos, opiniões e limites de maneira clara, direta e respeitosa, levando em consideração os direitos e sentimentos dos outros. É o equilíbrio entre ser passivo (não expressar suas necessidades e desejos) e ser agressivo (expressar-se de forma rude ou insensível).
Trata-se de uma habilidade que ajuda a melhorar a comunicação, construir relacionamentos saudáveis e evitar conflitos desnecessários, seja no trabalho, nos relacionamentos pessoais ou em situações sociais.
Quais são as formas de comunicação?
Existem muitos tipos de comunicação. Conhecê-los é importante para saber quando usar cada um e como ser mais assertivo na forma de se comunicar.
Comunicação verbal
A comunicação verbal é a principal escolha quando nos encontramos pessoalmente com alguém. Ela também pode ser empregada em ligações telefônicas ou reuniões online.
Trata-se das conversas, discursos, apresentações e palestras e é uma forma de comunicação crucial na construção de relacionamentos sólidos.
Comunicação não verbal
Apesar de, muitas vezes, passar despercebida, essa é uma das formas de comunicação mais significativas. Ela diz respeito aos gestos, postura, expressões faciais, contato visual e outros elementos da comunicação a respeito da interação, mesmo que não seja por palavras. Saber se expressar através dessa forma de comunicação, bem como interpretar esse tipo de linguagem, é fundamental para o sucesso da comunicação.
Comunicação escrita
A comunicação via texto por mensagens, e-mails, notas, redes sociais e documentos formais, com o avanço da tecnologia, vem sendo mais utilizada do que nunca. Porém, esse tipo de comunicação deve ser muito bem feito para evitar mal entendidos, já que a interpretação da escrita se dá por quem está fazendo a leitura.
Comunicação visual
Ao assistir a um filme, vídeo ou se deparar com um meme na internet você estará se comunicando através da comunicação visual. Essa é uma das linguagens mais eficazes para complementar outras formas de comunicação. Gráficos, diagramas, imagens, símbolos e cores podem tornar informações mais acessíveis e cativar a atenção das pessoas.
Comunicação passiva
Na comunicação passiva, as pessoas tendem a evitar conflitos e evitam expressar suas próprias necessidades e opiniões. Isso pode levar a mal-entendidos e à supressão de sentimentos, o que, a longo prazo, pode resultar em ressentimentos e insatisfação. As pessoas que usam esse estilo de comunicação muitas vezes sacrificam suas próprias necessidades em prol dos outros.
Comunicação agressiva
Já a comunicação agressiva envolve a expressão de necessidades e opiniões de maneira rude, hostil e muitas vezes desrespeitosa. Trata-se de tentar impor suas visões e desconsiderar as necessidades e sentimentos dos outros.
Comunicação passivo-agressiva
A comunicação passivo-agressiva é um estilo que combina elementos da passividade e da agressividade de maneira errônea. As pessoas que adotam esse estilo evitam conflitos diretos, mas expressam seus sentimentos de maneira indireta, muitas vezes através de sarcasmo, manipulação ou comportamentos passivos e agressivos que, de alguma forma, prejudicam a outra parte.
Mas, afinal, o que é comunicação assertiva e qual a importância?
A comunicação assertiva é a habilidade de ser plenamente compreendido, mantendo ao mesmo tempo a empatia em mente, ou seja, considerando as necessidades e reações daqueles que recebem a mensagem. Contrariamente ao que pode parecer, a prática da comunicação assertiva não está relacionada à agressividade ou arrogância. Envolve, na realidade, a capacidade de se expressar de forma direta, planejada, respeitosa, articulada, de fácil entendimento e adequada ao contexto.
Mas, por que será que a comunicação assertiva é tão importante? Bom, quem nunca presenciou uma situação onde uma falha na comunicação causou atrasos em entregas ou estresse, desânimo ou algum tipo de mal-estar entre as pessoas? Pois é!
A comunicação assertiva ajuda as pessoas a se entenderem melhor, o que pode levar a relacionamentos mais saudáveis e harmoniosos. Quando os indivíduos são capazes de expressar suas necessidades e opiniões de forma assertiva, eles estão menos propensos a se sentir frustrados ou ressentidos, aumentando a confiança em si e em suas habilidades.
Além disso, a comunicação assertiva facilita a resolução de conflitos e melhora o desempenho profissional, ajudando cada colaborador a ter mais sucesso em suas carreiras, o que consequentemente reflete no sucesso da empresa.
Quais as características da comunicação assertiva?
Para ser assertivo, é preciso unir a comunicação verbal e não verbal, além de incluir técnicas de engajamento, garantindo que o emissor e o receptor estão em sintonia. Veja as principais características:
- Ser objetivo;
- Ter uma boa postura;
- Ter empatia;
- Observar as reações;
- Ter embasamento.
Vamos aos exemplos práticos com base nessas 5 características? Seja claro e direto ao passar a mensagem. Evite falar de braços cruzados, por exemplo. Essa “postura” passa a impressão de que você não aceita sugestões. Na hora de praticar a empatia, observe como o receptor está recebendo a sua mensagem e ajuste o discurso, se necessário. Cuidado com o volume da voz, e não interrompa as pessoas no meio de suas falas. Por fim, não defenda uma ideia sem saber exatamente o que você tem para falar sobre o assunto.
Benefícios da comunicação assertiva no trabalho
A comunicação assertiva desempenha um papel fundamental no ambiente de trabalho, trazendo uma série de benefícios significativos. Em primeiro lugar, ela promove um ambiente mais saudável, onde os colaboradores se sentem à vontade para expressar suas opiniões, preocupações e ideias de maneira respeitosa.
Isso não apenas melhora a colaboração, mas também estimula a inovação, uma vez que as vozes de todos são ouvidas e consideradas. Além disso, a comunicação assertiva é uma ferramenta eficaz para a resolução de conflitos. Quando as pessoas se expressam de maneira clara e direta, é provável que os desentendimentos sejam tratados de maneira construtiva, resultando em soluções mutuamente satisfatórias.
A assertividade também é essencial para o desenvolvimento de liderança, pois líderes assertivos são capazes de inspirar suas equipes, estabelecer expectativas claras e promover um ambiente de trabalho produtivo e motivador. O resultado de todos esses benefícios é um ambiente de trabalho mais eficiente, harmonioso e gratificante.
Qual o impacto da má comunicação?
A má comunicação pode ter impactos significativos e negativos em diversos aspectos da vida. No ambiente de trabalho, por exemplo, pode levar a gargalos, conflitos, queda na produtividade e até mesmo a perda de oportunidades de carreira. A falta de clareza na comunicação também pode resultar em decisões inadequadas e custos desnecessários para as organizações.
Como ter uma comunicação assertiva?
Se você chegou até aqui, está na hora de entender como desenvolver a comunicação assertiva através de ações super simples. Quer descobrir quais são elas? Acompanhe!
1. Seja objetivo
Ser direto e claro significa dizer o que você precisa dizer sem “enrolar”. Isso evita desperdício de tempo, diminui as chances de ruído e retém melhor a atenção de quem ouve. No entanto, tenha em mente que se comunicar de maneira objetiva, não significa falar rápido, nem deixar de dizer coisas que devem ser ditas.
2. Desenvolva a escuta ativa
A comunicação assertiva envolve também a escuta, e não apenas a fala. Interromper e falar ao mesmo tempo que o outro faz da conversa cansativa e desgastante, dificultando a troca de informações. Escute de forma consciente o que o outro está dizendo, não caia na tentação de apenas esperar pela oportunidade de falar.
3. Faça perguntas
Na comunicação assertiva, o ambiente deve ser seguro e passar confiança para que perguntas abertas sejam feitas. Isso ajuda para que os contatos sejam menos formais e mais diretos, criando condições favoráveis para que a mensagem seja entendida por completo.
4. Repita a mensagem
Observar a reação de quem recebe a mensagem é essencial, só assim você saberá se é necessário repetir ou não o que você acabou de dizer. Caso o receptor demonstre tranquilidade e confiança, você pode seguir com a explanação de suas ideias. Do contrário, ao menor sinal de dúvidas, repita a mensagem mais uma vez e garanta que ela foi compreendida.
5. Evite suposições e julgamentos
“Supor algo previamente” é inimigo da comunicação assertiva. Se alguém precisou fazer suposições, é porque a pessoa não conseguiu passar a mensagem de forma clara. Não deixe espaço para julgamentos e suposições. Deixe claro o que você espera, quando e por quê.
6. Tenha uma boa postura
A linguagem corporal e não verbal faz parte do processo de comunicação assertiva. Saber usar o corpo, a voz e se conectar pelo olhar é imprescindível na forma como o receptor recebe a mensagem.
7. Saiba escolher o melhor canal
O planejamento do que falar faz parte da comunicação assertiva. No entanto, a escolha do canal é tão importante quanto, e cada tipo de interação demanda um canal. Então, saiba escolher o melhor para cada caso e garanta que todos os envolvidos no assunto recebam a mensagem da mesma forma para garantir o sucesso da entrega.
8. Seja flexível
Saber se adaptar ao contexto também é uma etapa importante para quem busca desenvolver a comunicação assertiva. Entenda o cenário e ajuste seu discurso. Em alguns casos, é necessário ser mais enérgico, enquanto em outros será preciso mais cautela.
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