Investir em marketing, sem planejamento, é como jogar dinheiro fora. Tantas ações, campanhas e esforços, quando não estão coordenados em prol de um único objetivo, não trarão os resultados que o negócio precisa. Por isso, acredite: o plano de marketing é um instrumento fundamental em qualquer empresa, de qualquer setor, tamanho ou tempo de existência.
Aliás, não se esqueça, 2024 já está chegando, e esse pode ser um ano muito efetivo se você planejar o que fazer. Então, vem com a gente e entenda porque o plano de marketing é tão importante, como criar um para a sua empresa e, claro, como executá-lo ao longo do ano. Vamos lá?
O que é um Plano de Marketing?
Plano de marketing é um documento que detalha as estratégias e ações que uma empresa irá implementar para alcançar seus objetivos. Em outras palavras, é um guia que orienta as decisões e ações da equipe de marketing e ajuda a garantir que os esforços estejam alinhados com os objetivos da empresa como um todo.
Ao contrário do que muitos podem pensar, o plano de marketing deve ser revisado e atualizado regularmente para garantir que ele esteja alinhado com as mudanças no mercado e nos objetivos da empresa ao longo do ano. Sendo assim, nada do que está definido nele é “escrito em pedra”, mas serve como um direcionamento estratégico a ser discutido sempre que necessário.
Por que fazer um Plano de Marketing?
Muito além de um documento para consulta de diretores e CEOs, o plano serve para guiar a equipe de marketing e embasar suas decisões em dados, pesquisas e análises.
Com isso, o plano de marketing traz muitos benefícios e aumenta a probabilidade de sucesso geral da empresa. A partir de um plano bem definido, o alinhamento das ações com os objetivos gerais favorece o resultado de todas as áreas da empresa, principalmente as vendas.
Outro efeito positivo de se planejar é a otimização dos investimentos de marketing para assim, evitar desperdícios e maximizar o retorno. Além disso, também facilita a mensuração dos resultados, já que para a construção do plano de marketing, é necessário adotar um sistema de avaliação que analise se as ações estão trazendo o resultado esperado.
Como consequência, é possível mapear cenários, identificar as melhores oportunidades e antecipar ameaças, gerando resultados de curto, médio e longo prazo de maneira sustentável.
Quando elaborar um plano de marketing?
A elaboração do plano de marketing deve acontecer sempre que uma empresa deseja alcançar novos objetivos ou metas. Do mesmo modo, quando a companhia visa obter um maior controle sobre suas ações de marketing para aumentar suas chances de sucesso. Ele pode ser construído para lançamento de produtos e serviços, entrada em um novo mercado ou, ainda, com o objetivo de superar a concorrência.
Novamente, é importante reforçar que um plano de marketing não é um documento estático. Muitas vezes, não é necessário elaborar um do zero, mas sim revisar e atualizar o plano em andamento, alinhando-o com as mudanças no mercado, no comportamento do consumidor e nos objetivos da empresa.
Quais os tipos de Plano de Marketing?
Assim como acontece no planejamento geral da empresa, o plano de marketing também pode ser estruturado em diversos níveis de gestão: estratégico, tático e operacional. Conheça cada um deles:
- Plano de marketing estratégico: define os objetivos de longo prazo da empresa e as estratégias para alcançá-los. Eles geralmente são revisados a cada 3 a 5 anos.
- Plano de marketing tático: detalham as ações específicas que a empresa irá implementar para executar sua estratégia de marketing. São revisados anualmente.
- Plano de marketing operacional: são as atividades e recursos necessários para implementar as ações de marketing táticas. São revisados trimestral ou mensalmente.
Como elaborar um plano de marketing?
Elaborar um plano de marketing é uma atividade que demanda tempo, recursos e muita pesquisa. Afinal, será necessário definir uma série de elementos que irão compor este tão importante documento. Veja a seguir o passo a passo para elaborar um plano de marketing de sucesso, e garanta que a sua empresa esteja preparada em todos os itens.
1. Diagnóstico interno e análise de mercado
A análise de mercado é a primeira etapa do plano de marketing e é essencial para entender o contexto em que a empresa está inserida. Nesta etapa, o negócio deve coletar informações sobre o tamanho e o crescimento do mercado, a concorrência, e as tendências, além de analisar suas forças e fraquezas internas. As informações coletadas devem ser usadas para identificar oportunidades e ameaças para a empresa.
2. Definição do público, personas e ICP
A definição do perfil de cliente ideal é a segunda etapa do plano de marketing e é essencial para direcionar as ações de marketing. Nesta etapa, a empresa deve identificar seu público-alvo, desenhar personas e o perfil de cliente ideal (ICP). É necessário incluir as necessidades, desejos, e comportamentos. Portanto, somente após entender seu público-alvo, é possível desenvolver mensagens e estratégias de marketing mais eficazes na atração e retenção de clientes.
3. Definição de metas e objetivos
A definição dos objetivos de marketing é a terceira etapa do plano de marketing. Aqui, a empresa deve definir seus objetivos de marketing específicos, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e temporais, de acordo com a metodologia SMART.
Os objetivos de marketing devem ser específicos para que possam ser medidos e avaliados. Mensuráveis para que a empresa possa acompanhar seu progresso. Alcançáveis para que a empresa tenha chance de sucesso. Relevantes para os objetivos da empresa como um todo e temporais para que a empresa tenha um prazo claro para alcançá-los.
4. Definição de KPIs e sistema de avaliação
Sabendo quais são os objetivos a serem alcançados, é muito mais simples elencar as métricas e KPIs que serão analisados. Nessa fase, além de definir quais são as métricas, crie um sistema para avaliar o sucesso do plano de marketing.
5. Definição das estratégias
O desenvolvimento da estratégia de marketing é a etapa em que a empresa deve responder como fará para alcançar seus objetivos de marketing. Para isso, é necessário ter claro o posicionamento de brainding para seu público-alvo. Quais são as ferramentas e estratégias de marketing que a empresa irá usar para alcançar seus objetivos? Como resultado dessa etapa, a empresa deverá ter definido o seu mix de canais, e como cada um deles será trabalho dentro da jornada do cliente.
6. Recursos e orçamentos
Chegou a hora de planejar o budget para cada estratégia e como os recursos e profissionais serão alocados. Essa etapa ajuda a garantir que você tenha os recursos necessários para implementar seu plano de marketing.
7. Cronograma
Por fim, crie um cronograma detalhado com o prazo de execução de cada ação. Isso ajuda a manter o plano no prazo e a estimar esforços.
Quais os melhores canais digitais para o plano de marketing?
Os melhores canais digitais para o plano de marketing variam de acordo com os objetivos e público-alvo da empresa. Por isso, ao escolher os canais digitais para seu plano de marketing, é importante considerar os seguintes fatores:
- Objetivos: você quer aumentar a conscientização da marca, gerar leads, ou aumentar as vendas?
- Público-alvo: onde eles passam seu tempo online?
- Orçamento: quanto você pode gastar em marketing digital?
Alguns dos canais digitais mais populares e eficazes incluem: redes sociais, mídia paga, SEO, e-mail marketing, SMS e RCS. Vamos falar sobre alguns deles e por que você deveria incluí-los no seu planejamento:
SMS
Por que investir em SMS no plano de marketing? Bom, os benefícios são inúmeros. A maioria das pessoas possui um celular e tem a capacidade de receber mensagens SMS, o que torna essa forma de comunicação acessível a um amplo público.
Além disso, os SMS são entregues quase instantaneamente. Isso faz desse tipo de mensagem uma ferramenta eficaz para enviar comunicações urgentes, promoções de curto prazo ou informações importantes. Também é possível, e altamente recomendado, personalizar e segmentar as mensagens de SMS com o nome do destinatário ou outras informações relevantes, o que aumenta a relevância das mensagens.
Mas, e o custo? Bom, comparado a algumas outras formas de publicidade, o SMS pode ser uma opção de baixo custo, basta saber inseri-lo ao longo da jornada de consumidor e realizar testes para entender em qual momento esse canal tem sua performance máxima.
RCS
Como sempre falamos aqui no blog da Pontaltech, o RCS é uma evolução do SMS que oferece recursos avançados de mensagens, como imagens, vídeo, botões interativos e informações mais ricas em mídia. É uma ferramenta promissora para o plano de marketing de empresas que desejam aprimorar a comunicação com seus clientes, devido à experiência muito mais rica que é entregue ao usuário.
O RCS permite criar mensagens mais envolventes com recursos visuais e interativos. Isso porque ele se destaca na caixa de entrada em comparação ao SMS tradicional. Dessa forma aumenta-se a taxa de leitura. Além disso, os botões interativos no RCS permitem que os destinatários forneçam feedback em tempo real ou acessem informações adicionais diretamente nas mensagens, o que pode impulsionar as conversões.
Já o email marketing é uma ferramenta eficaz no plano de marketing devido à sua capacidade de alcançar um público-alvo específico, entregar mensagens personalizadas e oferecer um bom retorno sobre o investimento. Ele é uma das estratégias de marketing mais econômicas em comparação com outros canais de comunicação.
Mas, os benefícios não terminam aí. Com o e-mail, é possível personalizar o conteúdo e o design dos emails para atender às necessidades e preferências individuais dos destinatários. Além disso, as ferramentas de automação permitem programar campanhas, responder automaticamente a ações do usuário e nutrir leads de forma eficiente.
O email é uma forma de comunicação direta entre sua empresa e seus clientes. Os destinatários geralmente optam por receber suas mensagens, o que pode levar a um maior engajamento. Para rastrear os resultados, é possível acompanhar o desempenho das suas campanhas de email, incluindo taxas de abertura, taxas de clique e conversões. Isso fornece insights valiosos para otimizar sua estratégia.
Agente virtual de voz
O último item da lista de canais que não podem faltar no seu plano de marketing são os agentes de voz. O Agente Virtual de Voz é uma estratégia que pode melhorar a experiência do cliente, otimizar processos e fornecer atendimento ao cliente de forma mais eficaz, afinal, entre outros benefícios, ele está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, permitindo que os consumidores obtenham informações ou assistência a qualquer momento.
Com os agentes virtuais de voz, é possível automatizar tarefas e respostas, o que reduz custos operacionais, além de melhorar a eficiência. A partir da alta escala e consistência, esse canal pode atender a um grande número de chamadas simultaneamente e fornecer informações consistentes a todos os clientes, reduzindo o tempo de espera.
Antes de tomar qualquer decisão, faça uma pesquisa para entender quais canais digitais são mais populares e eficazes para seu público-alvo. Também é importante não ter medo de testar diferentes canais para ver o que funciona melhor para sua empresa. No entanto, é importante acompanhar os resultados de suas campanhas de marketing digital para ver o que está funcionando e o que não está.
Conte com a gente da Pontaltech para incluir os canais digitais no seu plano de marketing. Somos especialistas nesse assunto e nosso time pode ajudar você a conquistar resultados mais expressivos através do relacionamento com clientes. Fale conosco!