Você sabia que é mais caro conquistar novos clientes do que fidelizar os que você já tem? E que a chance de realizar uma venda para um cliente já existente é 50% maior do que a para um novo? Pois é, mas nem todas as empresas levam isso em consideração e investem pouco em ações de fidelização de clientes.
Uma pessoa quando recebe um ótimo atendimento, não só fica satisfeito, mas as chances de ela recomendar a loja ou serviço para amigos, aumentam significativamente.
Fidelização de clientes: saiba como implementar
Preparamos dicas que vão te ajudar a fidelizar os seus clientes sem muitos investimentos e o melhor, com início imediato. Bora conferir?
Envie mensagem de aniversário
Quem não gosta de ser lembrado no dia do aniversário? Pode parecer um gesto simples, mas isso fará o cliente se sentir exclusivo e especial para você. Além disso a sua marca será vista de forma mais humana.
Exemplo de mensagem: “Parabéns, [nome do cliente]! Desejamos um ótimo dia para você. “
Ofereça condições especiais em datas comemorativas
Nessas datas sempre queremos presentear ou promover experiências especiais para o maior número de pessoas possível, sejam amigos, pais ou irmãos. Então um desconto ou condição especial de compra pode pesar muito na decisão do seu cliente. E lembre-se, quanto mais pessoas o seu cliente presentear, mais pessoas passarão o conhecer e recomendar o seu produto!
Exemplo de mensagem: “Hoje é o dia do cliente, então preparamos 10% de desconto e na compra de 3 peças, pague 2”
Deixe o cliente informado
Uma forma muito legal de fazer o cliente se sentir parte do universo da sua empresa é mantê-lo por dentro das novidades e mudanças que ocorrem nela. Por isso, use esses acontecimentos como oportunidade para se aproximar deles. É claro que você precisa ter cuidado, porque enviar muitas de informações irrelevantes pode se tornar um ponto negativo. Pava evitar isso, uma pesquisa para saber o que eu seu cliente deseja receber pode ser muito relevante.
Exemplo de mensagm: “Sabemos o quanto você gosta de livros, por isso trouxemos essa novidade pra você…”
Faça o cliente ser parte da empresa
Uma outra forma de fazer o cliente se sentir parte da sua empresa e se sentir especial também, é deixá-lo contribuir para decisões. Para uma loja de roupa, por exemplo, deixá-lo votar em quais as estampas farão parte da próxima coleção.
Exemplo de mensagm: “Hoje inauguramos nossa nova loja em São Paulo. Temos muitas novidades e ofertas especiais. Será um prazer te ver por lá.”
Para clientes fiéis, dê tratamento especial
Se os clientes é fiel, ele merece uma atenção um pouco mais especial. Para isso, invista em ações exclusivas de relacionamento como cupons de desconto e convites para lançamento de coleção. Vale também pensar criar um clube de fidelidade.
Qual o melhor canal de comunicação na fidelização de clientes?
Existem muitos canais que podem te ajudar a colocar em prática as ações de fidelização de clientes. Para mensagens mais longas, você pode usar o via e-mail. Nele você pode enviar textos maiores, imagens e vídeos, e assim chamar mais atenção. Já para informações menores o SMS é sempre uma boa pedida.
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