Setor financeiro: como melhorar a comunicação?
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Como melhorar a comunicação do setor financeiro?

Entenda a importância da comunicação no setor financeiro, os principais desafios e como garantir alta segurança através de canais digitais.
canal digital para setor financeiro

O setor financeiro está em constante mudança, e os consumidores estão cada vez mais exigentes. Aliás, eles esperam experiências personalizadas e eficientes, além de estarem dispostos a mudar de instituição financeira se não encontrarem o que procuram. Por isso, a melhor solução é melhorar a experiência do cliente, e investir na comunicação pode ser a saída. 

Ter uma boa comunicação significa ser claro e acessível, principalmente nos canais digitais, antecipando a necessidade dos seus clientes e estando à disposição sempre que necessário. Um dos canais digitais que podem ser usados para melhorar a comunicação é o RCS. Essa tecnologia permite mensagens mais ricas, com o uso de fotos, vídeos e áudio, sem deixar de lado um aspecto fundamental do setor financeiro: a cibersegurança

Nesse conteúdo, entenda como melhorar a comunicação no setor financeiro, a importância do relacionamento com os clientes, principais desafios encontrados, e conheça as melhores opções de canais para proteger as informações pessoais dos seus clientes. Boa leitura! 

Principais desafios de comunicação do setor financeiro

Os desafios do setor financeiro devem ser encarados como oportunidades de melhoria para que a sua empresa se destaque no mercado. Conhecer bem quais são eles é de extrema importância para que você saiba exatamente onde agir. Você verá que, muitos desses desafios estão diretamente ligados à comunicação ou, então, demandam melhorias nessa frente. Vamos lá? 

Um estudo recente realizado pelo The Financial Services Compensation Scheme (FSCS) do Reino Unido mostra que a confiança do consumidor nas instituições financeiras caiu drasticamente para 38%. Isso coloca o setor financeiro como a segunda indústria menos confiável do mundo, seja porque os clientes têm dúvidas e não entendem os diversos processos que as operações financeiras possuem, ou pela falta de segurança que envolve esse setor tão delicado. 

Outra pesquisa elaborada pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) em parceria com a Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) traz o olhar dos profissionais que atuam na área financeira em relação aos principais desafios do setor financeiro. em ordem do mais ao menos crítico:

  • A comunicação;
  • A falta de conhecimento do público sobre questões financeiras;
  • A grande regulamentação do setor;
  • Como alcançar o público-alvo correto;
  • Conquistar a confiança do público;
  • Grande concorrência existente no setor.
  • Lidar com a veiculação de desinformação.

Deu para notar que a falta de comunicação atrapalha, não é mesmo? E, quando a comunicação é protagonista, pode ser um meio para resolver problemas, como, por exemplo, a falta de conhecimento do público sobre questões financeiras ou ter que lidar com a desinformação. Isso nos leva ao próximo tópico, vem com a gente! 

Qual a importância da comunicação no mercado financeiro?

Você sabia que sem uma estratégia de transformação digital, as empresas financeiras podem perder 60% de seus lucros? O número reflete na falta de investimentos em canais digitais para melhorar a comunicação, até porque, os canais e a mensagem são a chave para se relacionar bem com o consumidor.

Fato é que a comunicação é fundamental para o sucesso de qualquer negócio, mas é especialmente importante no setor financeiro. Isso porque o setor financeiro é complexo e cheio de informações, e os profissionais de finanças precisam ser capazes de comunicar suas mensagens com clareza e precisão para que os clientes possam tomar as melhores decisões. Sendo assim, o atendimento precisa ser eficiente, acessível e humanizado. 

Outro benefício é que a comunicação prévia pode ajudar a prevenir a inadimplência e reduzir as perdas financeiras. Mas, lembre-se: ao escolher os canais para se comunicar com seus clientes, é importante considerar as necessidades e preferências do seu público, além de requisitos de segurança. 

Por que garantir segurança na comunicação do setor financeiro?

Quando se trata de dinheiro, todo mundo está suscetível aos ataques de hackers e criminosos. Por isso, a segurança na comunicação do setor financeiro é prioridade. Os criminosos podem usar os dados financeiros para roubar dinheiro, cometer fraudes e, acredite, para conseguir esses dados, eles criam métodos bem sofisticados. 

Os golpes estão cada vez mais criativos, e não é incomum vê-los se passando por instituições financeiras nos canais digitais para aplicar golpes. Mensagens chegam o tempo todo afirmando serem de alguma empresa, quando por trás, são criminosos tentando roubar dados dos clientes. Apesar de desafiador, é papel de todo o setor financeiro investir em segurança na comunicação para proteger os dados financeiros contra esses ataques.

Existem várias maneiras de melhorar a segurança na comunicação do setor financeiro. Uma das maneiras é usar criptografia, um processo que transforma os dados em um formato ilegível para pessoas não autorizadas. Isso torna mais difícil para os hackers roubar os dados financeiros. 

Outra maneira de melhorar a segurança na comunicação do setor financeiro é usar a autenticação nos canais oficiais de comunicação da sua empresa com os clientes. Dessa forma, as pessoas saberão exatamente quando podem confiar no contato que estão recebendo. 

Qual é o melhor canal de comunicação para o setor financeiro?

Por falar em segurança, chegou o momento de falarmos sobre canais digitais para a comunicação no setor financeiro. Como já falamos, o ideal é que você ofereça um atendimento acessível e as suas comunicações sejam divulgadas por diferentes canais, aqueles preferidos dos seus clientes. No entanto, apenas isso não basta. O requisito segurança é mandatório nessa escolha, e é aí que entra o RCS. 

O RCS é uma nova tecnologia de mensagens que oferece uma série de recursos de segurança que não necessariamente estão disponíveis em outros canais de comunicação. Esses recursos incluem:

  • Criptografia: todas as mensagens RCS são criptografadas de ponta a ponta, o que significa que elas podem ser lidas apenas pelos remetentes e destinatários.
  • Autenticação: os perfis exclusivos no RCS são autenticados antes de serem autorizados a disparar a mensagem, o que ajuda a proteger contra o envio de mensagens falsas ou maliciosas.
  • Gerenciamento de dispositivos: os administradores de dispositivos podem gerenciar as configurações e recursos de segurança dos dispositivos RCS, o que ajuda a proteger os dados dos usuários.
  • Relatórios de segurança: as operadoras de rede podem gerar relatórios de segurança sobre a atividade RCS, o que ajuda a identificar e investigar atividades maliciosas.

Por fim, todas as suas mensagens saem com um selo do Google, identificando que aquela comunicação foi autenticada e é segura. Mas, além de toda segurança, o RCS também se destaca pelos recursos multimídia. Também é possível enviar carrosséis de imagens, gifs, vídeos, áudios e assim, garantir mais engajamento dos seus clientes. Já pensou aliar todo esse poder visual com a segurança que só o RCS oferece? 

rcs para o setor financeiro

RCS é na Pontaltech!

Conte com especialistas nesse canal de comunicação. Queremos que a sua empresa inove no relacionamento com os seus clientes com o padrão de segurança Google de mensagens. Por aqui, garantimos a conformidade com a LGPD, a lei de proteção de dados brasileira. 

A Pontaltech recolhe todas as informações e documentação necessária para enviar ao Google a fim de gerar um perfil comercial exclusivo e verificado para sua empresa. Com o protocolo RCS, há um controle rígido para manter a qualidade e credibilidade do canal que evita fraudes. Em uma janela exclusiva com perfil verificado, as mensagens chegam com nome, logo, cartão de visitas e descrição da marca.

O que acha de investir nesse novo canal de comunicação para a sua empresa do setor financeiro? Somos parceiros oficiais do Google e a empresa que mais construiu cases de sucesso que comprovam a eficiência do canal. Fale com um de nossos especialistas e solicite uma demonstração! 

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07 de agosto de 2023
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