Entender como reduzir a inadimplência é um desafio para várias empresas, isso porque o número de endividados é alto. Segundo dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), 30,3% das famílias estavam com as contas em atraso em outubro de 2022 – o quarto mês em que o índice apresenta crescimento. Perante este cenário, são necessárias estratégias inteligentes para a recuperação de crédito efetiva.
Fato é, que a falta de educação financeira, a dificuldade de administrar recursos em momentos de crise, bem como a ausência do diálogo com as empresas, são elementos que dificultam a negociação de dívidas. Porém, como superar esses obstáculos?
É preciso ter uma visão abrangente do assunto e entender, por exemplo, quais fatores levam ao endividamento. Por outro lado, também é importante identificar como ajudar um cliente que se encontra em situação desfavorável para credores.
O segredo para reduzir a inadimplência e ainda não prejudicar a imagem da sua empresa – ou mesmo sofrer processos judiciais – é investir no bom relacionamento com o cliente. Como fazer isso? É o que você vai entender neste artigo.
O que é e como reduzir a inadimplência?
Em geral, a inadimplência tem impacto direto na saúde financeira da empresa e costuma ocorrer quando o pagamento de um bem ou serviço não é feito na data de vencimento ou quando, por exemplo, os termos de um contrato não são cumpridos.
De acordo com os dados fornecidos pelo Banco Central, a taxa de inadimplência pode ser considerada aceitável se estiver na faixa de 5%. Vale ressaltar que esse índice refere-se a parcelas não pagas com mais de 90 dias de atraso.
Dentro desse quadro, é fundamental considerar o segmento do seu negócio. Isso porque é comum que nichos diferentes trabalhem com taxas iniciais diferentes. No entanto, uma taxa básica de 5% pode fornecer uma boa referência.
Saiba como reduzir a inadimplência e ter mais resultados com essas 7 maneiras
Primeiramente, é importante que haja constante manutenção do planejamento de cobrança. Seja na adoção de novas estratégias ou canais digitais, as empresas precisam acompanhar as métricas e resultados.
1. Ofereça vários canais de comunicação e envie lembretes constantes
Ter múltiplos canais de comunicação significa que a informação realmente chega aos clientes. Diante disso, ao enviar lembretes sobre o vencimento das taxas, é interessante enviá-los por todos os canais.
2. Tenha uma política de descontos
Isso incentivará os consumidores a pagar antes da data de vencimento. Você também pode fornecer descontos adicionais, como pagar várias faturas no mesmo dia assim como o pagamento anual.
3. Forneça vários métodos de pagamento
Com a constante inovação no setor financeiro, é preciso oferecer não apenas formas de pagamento diferenciadas, mas o que há de mais moderno e alinhado com as tendências do mercado. PIX e cobranças recorrentes no cartão de crédito são exemplos de formas de pagamento atuais.
4. Use a tecnologia para otimizar seus processos
A tecnologia é uma ferramenta importante para reduzir a inadimplência. Sendo assim, tenha um sistema que permita:
- Automação de processos;
- Gestão de passivos e recebíveis;
- Controle financeiro e indicadores para tomada de decisão;
- Gerenciamento de colchão de acordo;
- Fácil acesso à comunicação com o cliente;
- Gestão de pagamentos em tempo real;
- Emissão de relatórios de clientes para gestão financeira.
5. Crie um processo de cobrança padrão
Uma régua de cobrança serve tanto para lembrá-lo de pagamentos futuros quanto para alertá-lo sobre atrasos, suspensões ou cancelamentos devido a pagamentos em atraso. Ou seja, o objetivo de uma régua de cobrança eficaz é evitar a inadimplência dos clientes e reforçar aos inadimplentes que eles devem pagar pelo serviço contratado.
6. Controle os inadimplentes reincidentes
Sua empresa provavelmente já conhece os inadimplentes reincidentes. Se você não tiver esses dados, considere o mapeamento o mais rápido possível. Dessa forma, será possível agir com antecedência para reduzir a quebra de acordos.
7. Como reduzir a inadimplência negociando com inadimplentes?
Avisos prévios com condições limitantes para suspensão temporária do serviço são frequentemente necessários e são um bom exemplo de cobrança.
No entanto, se sentir resistência por parte do cliente e este começar a dar sinais de abandono do serviço, pode ser uma boa medida para propor um novo contrato com condições especiais e um novo acordo de fidelização.
Experiência do cliente faz a diferença na cobrança
Uma coisa é certa: mesmo que a empresa tenha o direito de cobrar, a maioria dos clientes ficará insatisfeita em receber a cobrança. Dependendo de como isso acontecer, a empresa pode até sofrer processos judiciais e ter sua imagem prejudicada por conta de denúncias em canais como as redes sociais.
Portanto, é melhor ter uma cobrança amigável. Trate um cliente inadimplente como aquele com quem você acabou de assinar um contrato. Aposte no respeito e na objetividade durante esse contato para que o consumidor não se irrite com a empresa.
Assim, lembre-se de não ameaçar ou constranger o consumidor para quitar a dívida. Até porque pode ter o efeito contrário, fazendo com que processo demore ainda mais para compensar. E, o pior de tudo: a empresa pode ser criticada para amigos e familiares do cliente e fazer com que eles os aconselhem a não fazer negócios com você.
O cliente não é o inimigo. Aliás, mesmo nesse momento delicado, é preciso cultivar um bom relacionamento. Isso evitará publicidade negativa para o seu negócio e até mesmo os ajudará a comprar novamente no futuro. É muito importante manter um bom relacionamento com o consumidor durante todo o processo de cobrança.
Por fim, ao investir no bom relacionamento com o cliente, você evitará que ele perca a percepção de valor da empresa e ainda promoverá sua retenção. Por isso, conte com os nossos produtos! Conheça a nossa plataforma de SMS, RCS para cobrança e régua de comunicação. Fale com os nossos especialistas.