Boas práticas do SMS: 6 dicas para uma estratégia de sucesso
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6 boas práticas do SMS para uma estratégia de sucesso

Saiba como usar as boas práticas do SMS para ter sucesso nas suas estratégias, acertar no conteúdo e conquistar ainda mais o seu cliente
boas práticas SMS

envio de SMS é essencial no conjunto de estratégias multicanal adotado por marcas, para estarem sempre próximas dos clientes. Como qualquer outro canal, existem formas mais eficientes de se conseguir resultados através dele, por isso, hoje vamos falar de boas práticas do SMS.

Não importa qual seja o tamanho ou o segmento da empresa, o SMS é um canal dinâmico e muito eficiente. Por isso, um fluxo de envio bem desenhado, com objetivos claros e mensagens eficazes, é uma grande oportunidade para alavancar seu negócio.

Mesmo sendo simples, muitas empresas ainda mandam mensagens com conteúdos errados ou em horários inapropriados. Isso gera aborrecimento para que recebe e frustração para a empresa que investe tempo e dinheiro, e não colhe resultados.

Mas na prática, como fazer isso? Em primeiro lugar, tendo em mente que as mensagens precisam ser sempre simples, diretas e acessíveis. E depois disso, conhecendo as melhores práticas do mercado.

Quais as boas práticas do SMS?

Uma combinação de fatores pode determinar o sucesso, ou não, de uma campanha de envio de SMS. Para que um fluxo de envio de SMS seja eficiente, seu planejamento deve respeitar limitações legais e, claro, não ser invasivo com as pessoas que o receberão.

Parece complexo? Não se preocupe! Nós preparamos dicas para te ajudar a criar estratégias de sucesso, respeitando as boas práticas do envio do SMS. Vem ver:

1 – Fique atento ao horário

Você pode se comunicar com os seus clientes através do SMS durante quase todo o dia.

Geralmente, é permitido enviar mensagens entre 8h e 20h, de segunda a sexta-feira, e aos finais de semana, entre 9h e 16h.

Mas fique atento! Existem leis estaduais específicas que regulamentam os envios de SMS, principalmente os de cobrança.

2 – Deixe claro quem é você

Já imaginou receber uma mensagem incrível e não saber quem mandou? Pois é, isso é frustrante! Por isso, identificar-se é um ponto essencial para que seu SMS alcance o sucesso que você espera.

Isso vale, inclusive, se sua programação prevê o envio de mais de uma mensagem para um cliente no mesmo dia.

3 – Vá direto ao ponto

As mensagens enviadas por SMS precisam ser diretas. Ou seja, além de ser um canal onde o usuário espera encontrar agilidade, o SMS tem limitação de 160 caracteres.

4 – Sem disputa e sem polêmica

Nem é preciso falar que se você mandar uma mensagem com posicionamento contrário ao do usuário, em assuntos como política ou religião, sua estratégia vai fracassar, né?

De qualquer maneira, anota aí: é proibido pela Anatel divulgar mensagens políticas ou crenças religiosas via SMS.

5 – Entenda os requisitos do seu contato

Entenda a sua relação com o destinatário, quanto mais você souber sobre o seu cliente, mais eficaz será sua comunicação. Dessa maneira, oferecer conteúdo que façam sentido para quem vai receber, é muito mais importante que enviar conteúdos do interesse apenas da empresa.

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6 – Mensure os resultados

Para saber se suas ações estão corretas, é importante analisar a taxa de entrega e se os números de telefone da sua lista estão corretos. Por fim, avalie também a taxa de conversão, se elas estiverem muito abaixo da média esperada, reavalie suas estratégias.

Quando uma marca insiste em enviar SMS com conteúdos que não interessam para a pessoa que está recebendo ou em horários indesejados, é provável que a pessoa escolha interromper o fluxo de contato. E aí a marca perde um cliente.

Por outro lado, quando o usuário percebe que o conteúdo é interessante, ele se aproxima da marca.

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17 de maio de 2021
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