Vender mais com o SMS é um desafio possível quando se executa ações de maneira estratégica. Este é um canal favorável para comunicação rápida, já que a taxa de abertura é superior a qualquer outro. Aliás, é difícil pensar em uma realidade onde não estejamos conectados, pois o celular sempre está na palma da mão.
Seja para realizar tarefas simples e complexas, desde anotar a lista de compras do mercado até participar de uma reunião ou entrevista de emprego, o smartphone é indispensável. Além de transformar os hábitos, quem usa é consumidor, ou seja, se trata de um consumidor mobile.
Só no Brasil, 79,3% das pessoas com 10 anos ou mais possuem aparelhos celulares para uso pessoal, com ou sem internet (PNAD Contínua). Nesse sentido, o SMS se mostra um grande aliado para a estratégia de diversos segmentos e seu enorme sucesso é devido ao seu grande alcance de 98%.
E, graças ao grande uso do celular, a visualização de 90% desses destinatários é em até 3 minutos após o recebimento.
Por conta disso, trouxemos 5 dicas de ouro sobre como usar o SMS, ferramenta fundamental em seu negócio para que você venda mais. Confira os exemplos.
1. Crie senso de urgência.
Criar senso de urgência é mostrar ao seu público a importância de efetuar determinada ação naquele momento. Nesse sentido, mostre ao seu público que essa ação, a oferta ou produto é imperdível e que possui prazo de validade!
Ao ter uma persona bem definida, você sabe exatamente qual a dor e a necessidade que ela possui e, assim, poderá usar uma estratégia melhor direcionada.
Crie mensagens com chamadas para ação por meio de um link e os direcione para páginas com suas ofertas.
Exemplo:
[Nome da Empresa]: Olá, Julia! Acesse o link e não perca a oportunidade de garantir sua peça com um super desconto! Corra, os cupons são limitados [link]
[Nome da Empresa]: Marcos, as peças VERÃO 2022 estão acabando! Corra e garanta a sua com 15% OFF com o cupom exclusivo VER15OFF! Válido até 23h59
2. Mantenha a constância na comunicação
Lembre-se de enviar mensagens em datas especiais, como aniversários, Dia das Mães e Natal e, nesses casos, o foco principal é o cliente – e não suas vendas, elas virão por consequência.
No entanto, enviar SMS somente em datas específicas pode não ser tão efetivo quanto criar um relacionamento. Suas mensagens devem gerar conexão e reconhecimento, se um cliente não se lembra da sua marca, dificilmente a ação atingirá o objetivo.
Por esse motivo, sugerimos o envio de SMS contínuo, para que sua empresa esteja sempre presente na vida e na memória do consumidor.
Exemplos:
João, não temos palavras para definir sua importância para nós! Feliz aniversário! [Nome da empresa]
Aline, para comemorar esse dia tão especial, queremos te presentear com o cupom ANIVE10! Aproveite seu dia <3 [Nome da Empresa]
Maisa, são mulheres como você que nos inspiram todos os dias! Feliz 08 de março <3 [Nome da empresa]
3. Utilize o SMS no abandono de carrinho
Usar o SMS com gatilhos quando o comprador abandona o carrinho é indispensável, pois permite que sua empresa lembre o cliente de concluir a compra, pois o carrinho ainda está salvo.
Exemplos:
Thaís, seu carrinho na [Nome da Empresa] está esperando por você! Use o código 15OFF para desconto em toda compra! Aproveite 🙂
[Nome da Empresa]: Olá, Laís! Notamos que você não concluiu sua compra 🙁 Utilize o desconto 100FRETE e finalize seu pedido com frete GRÁTIS! Aproveite
[Nome da Empresa]: Oi, Pedro! Vimos que não concluiu seu pedido em nosso site, utilize nosso chat para atendimento exclusivo e personalizado 😀
4. Informe sobre novos produtos e coleções
Como dito anteriormente, a taxa de abertura do SMS é de 90% em até 3 minutos após o recebimento. Por isso, utilize a ferramenta para deixar seu consumidor atualizado, informando-o sobre novidades em coleções e produtos.
Aproveite as informações já coletadas em compras anteriores para enviar sugestões personalizadas.
Exemplos:
[Nome da Empresa]: Márcia, já conferiu a nova coleção VERÃO 2022 em nosso site? Não perca as novidades!
[Nome da Empresa]: Carlos, acreditamos que você vai adorar a linha VERÃO 22! Confira os produtos que separamos especialmente pra você 😉 [link]
[Nome da Empresa]: Luís, a nova coleção VERÃO 2022 chega segunda-feira! Aproveite o desconto LUIS15 para efetuar sua compra com 15% de desconto
5. Promoções e programas de fidelidade.
Agora é o momento de fazer esse cliente se sentir especial. Ofereça exclusividade e potencialize a retenção de clientes. Contudo, avalie o perfil de compra de cada cliente e ofereça brindes relacionados a isso.
Exemplos:
[Nome da Empresa]: Olá, Rafael! Acumule pontos em nossas lojas e troque por prêmios exclusivos. Confira as condições no site [link]
[Nome da Empresa]: Gabriela, apresente o cupom VERÃO15 no ato da compra e acumule pontos especiais! Acesse o site e confira os prêmios exclusivos! [link]
[Nome da Empresa]: Victor, faltam apenas 25 pontos para resgatar seu prêmio! Utilize o cupom VIC10 e efetue sua compra com o desconto exclusivo! Aproveite
Por fim, também vale parabenizar quem já resgatou os prêmios, além de realizar pesquisas de satisfação. Aliás, recomendamos o envio dessas mensagens com o intervalo de 2 meses, para garantir uma linha contínua de compras.
Como utilizar o SMS?
Agora que você conhece essas dicas valiosas, não deixe de conferir nosso artigo sobre boas práticas em SMS para manter sempre a melhor relação possível com seu público. O SMS corporativo é um canal multiuso e acessível, sendo assim, está pronto para se tornar seu maior aliado na criação de laços com o cliente.
Aproveite o potencial do SMS para empresas dentro do varejo, e máxime seus resultados com a comunicação omnichannel. Nosso time de especialistas está pronto para te ajudar a criar essa conexão com seu cliente.
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