SMS interativo é uma forma automatizada de conteúdos que solicitem o engajamento do destinatário. Isso quer dizer que, caso alguém responda, é possível criar uma sequência de outras mensagens com inteligência de chatbot. Nesse sentido, o que poderia ser somente um texto simples, se transforma em uma conversa.
Neste artigo, você vai entender como o SMS interativo funciona, quais são as suas vantagens, funções e como implementar no seu negócio. Tenha uma boa leitura!
O que é o SMS interativo?
O SMS interativo é uma ferramenta poderosa para empresas que desejam se comunicar com seus clientes de forma eficiente e personalizada, oferecendo conteúdo exclusivo e interações simples e rápidas.
Trata-se de um serviço que oferece diversas opções de conteúdo, como:
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- notícias;
- previsão do tempo;
- votações, jogos e quiz;
- cupons de desconto;
- atendimento;
- remarcação de consultas, entre outros.
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A operação do SMS interativo é simples: o cliente recebe uma mensagem de texto e pode interagir por meio de comandos como “sim” e “não”, para solicitar o serviço desejado.
Entretanto, o processo também pode ser inverso, onde o usuário envia uma palavra-chave para um número curto e recebe o atendimento correspondente. Embora alguns serviços sejam gratuitos, na maioria das vezes é cobrada uma tarifa por cada mensagem enviada e, em alguns casos, também por mensagem recebida.
Quais são os tipos de SMS interativo?
Existem dois tipos principais de SMS interativo: a mensagem de assinatura e a mensagem de solicitação.
Na mensagem de assinatura, o cliente adquire um serviço e recebe conteúdo dentro de uma frequência previamente definida. Em contrapartida, na mensagem de solicitação, o cliente faz o pedido e recebe uma resposta em um único ou em vários envios.
O SMS de interação é uma ferramenta de grande utilidade para as empresas, especialmente em campanhas de marketing de relacionamento.
Isso porque a comunicação por meio de SMS é segura, barata e permite que as empresas divulguem produtos, eventos e promoções de forma interativa com seus clientes.
Embora o SMS tenha perdido espaço para aplicativos de mensagem, como o WhatsApp, Telegram e Messenger, ele ainda é muito utilizado no relacionamento entre empresas e consumidores.
Qual a diferença entre o SMS interativo e o SMS padrão?
O SMS padrão, na verdade, não existe. A grande diferença do SMS interativo para qualquer outro tipo, ou seja, o “envio simples”, são as suas características. Aliás, o tipo que permite interação geralmente é um serviço extra contratado. Ele paga pelas mensagens recebidas e enviadas em troca de um serviço, que normalmente é um conteúdo exclusivo.
Entretanto, há empresas que optam por enviar SMS interativo e não gerar nenhum custo para ao consumidor, visto que o conteúdo da mensagem é de interesse da empresa, como confirmação ou reagendamento de compromissos.
Já os outros tipos de SMS não costumam receber interações. Eles servem para confirmação de informações, avisos, alertas ou apenas divulgação de produtos, serviços, promoções e cupons de desconto. Além disso, o consumidor não é cobrado, pois o envio parte da empresa destinatária para transmitir alguma informação ou divulgação para os clientes.
Quais as principais funções do SMS interativo?
O SMS interativo é uma ferramenta incrivelmente versátil que pode oferecer diversas possibilidades para empresas de todos os tipos e tamanhos.
Com a opção de ações por chatbots, o SMS de interação permite que o consumidor possa comprar conteúdos e serviços oferecidos pela empresa ou acessar mais informações sobre os produtos em uma página nas redes sociais, sem a necessidade de intervenção humana pela empresa.
Além disso, a ferramenta pode ser utilizada para estabelecer um diálogo com o cliente, criando ações de pós-venda e disponibilizando ofertas exclusivas após a confirmação de compra.
O SMS de interação pode ser integrado a um software de suporte ao cliente para programar o disparo de lembretes de consultas, agendamentos, informações gerais, propagandas específicas, campanhas promocionais, pesquisas de satisfação, enquetes e outras funções.
Com o uso da automação de marketing e atendimento, as empresas conseguem fortalecer a interatividade do negócio e aumentar a eficácia de suas estratégias de relacionamento com os consumidores.
Para potencializar a interatividade do negócio, é importante que as empresas elaborem estratégias unindo o SMS interativo a outras modalidades de comunicação, como geolocalização, serviços financeiros móveis e redes sociais.
A criação de estratégias unificadas, capazes de atingir diferentes canais de comunicação, é fundamental para obter sucesso com o SMS de interação. Portanto, a adoção da ferramenta como parte de uma estratégia maior de marketing pode levar a excelentes resultados para o seu negócio.
Como engajar o seu cliente através do SMS interativo?
Com o avanço da tecnologia e a popularização dos smartphones, o SMS interativo tem se mostrado uma ferramenta cada vez mais eficaz para engajar clientes e aumentar o relacionamento entre eles e a marca.
Além disso, por meio dele, é possível direcionar o usuário para perfis nas redes sociais, blogs e outras mídias, promovendo uma experiência mais completa e integrada.
Para que essa estratégia multicanal funcione, é fundamental ser consistente e passar uma mensagem integrada nas duas ferramentas: tanto no SMS de interação, quanto na mídia para a qual o usuário será direcionado. Isso significa que a sua empresa deve entregar, em seus canais sociais, o que foi prometido na mensagem de celular.
Uma das grandes vantagens do SMS interativo é a capacidade de sugerir ações imediatas ao usuário. Assim, é possível divulgar produtos e serviços, por meio de diferentes formas de campanha, como enviar mensagens de texto para venda, consultas de satisfação, enquetes e promoções.
Como enviar pesquisas de satisfação por SMS?
A pesquisa por SMS é uma excelente opção para obter feedbacks de clientes, substituindo as pesquisas de e-mail, que muitas vezes acabam não sendo respondidas. Sendo assim, é essencial que o processo seja descomplicado e objetivo, utilizando formulários de escolha múltipla ou redirecionando para uma página com uma questão estratégica.
Por meio de SMS, é factível realizar pesquisas de opinião que permitem identificar as preferências do público e as diferenças em relação aos concorrentes, disponibilizando opções de escolha e acompanhando os resultados em tempo real.
Por outro lado, as campanhas por meio de SMS interativo, como códigos promocionais e entregas gratuitas, podem ser extremamente eficazes para aumentar as vendas e reter clientes. É importante incluir um link rastreável para medir o tráfego proveniente das mensagens de texto e facilitar a interpretação do canal responsável pela efetuação da compra.
O SMS interativo também pode ser utilizado como suporte ao cliente, fornecendo um canal adicional de assistência ao consumidor. Dessa forma, o compartilhamento de mensagens entre a empresa e o possível cliente possibilita um relacionamento eficiente e de custo baixo.
Resumidamente, o SMS interativo é uma ferramenta poderosa para engajar clientes e fortalecer o relacionamento com a marca. Porém, é fundamental utilizar a estratégia de forma consistente e integrada com outras mídias, oferecendo ações rápidas e objetivas ao usuário e criando uma experiência mais completa e eficaz.
Quais as vantagens do SMS Interativo?
Já citamos anteriormente que o SMS Interativo é uma ferramenta poderosa para empresas se comunicarem com seus clientes de maneira eficiente. Isso porque, com uma taxa de abertura de 97%, as mensagens são lidas em até 3 minutos após o envio, este canal de comunicação é altamente efetivo.
Comparado a outras ferramentas de marketing, como e-mail marketing, por exemplo, o SMS de interação é mais econômico. Adicionalmente, a elaboração das mensagens é simples e ágil, visto que requer apenas tecnologia e textos breves, sem a necessidade de imagens, vídeos ou áudios.
Customização das mensagens
As plataformas de automação de SMS marketing e atendimento como a da Pontaltech permitem o envio de mensagens interativas e personalizados, utilizando a base de dados dos consumidores. Isso torna o conteúdo enviado para cada cliente mais relevante, criando um relacionamento mais dinâmico entre a empresa e seus clientes.
As métricas de desempenho do SMS de interação também são bastante relevantes. Ou seja, além do envio, as plataformas são capacitadas para avaliar as taxas de respostas das campanhas criadas, o que possibilita que as empresas analisem o desempenho de diversas métricas ligadas não só ao SMS de interação, mas também a outros formatos de comunicação.
Finalmente, a agilidade e efetividade do SMS interativo o tornam um canal excelente para gerar leads qualificados e fortalecer o relacionamento entre empresas e clientes.
Você pode agendar as mensagens para momentos estratégicos, que sejam favoráveis à execução da ação proposta, como acesso a uma página de produtos com desconto, respostas a pesquisas de opinião bem como códigos promocionais, dentre outras interações.
Como implementar o SMS interativo na sua empresa?
As vantagens de oferecer um SMS de interação são muitas, não é mesmo?!
O SMS, em todos os seus tipos, é uma estratégia que pode trazer algum tipo de benefício para a empresa que a utiliza. De toda maneira, para implementar a ferramenta corretamente, é necessário se informar.
Abaixo, separamos algumas dicas de como implementar o SMS interativo na sua empresa. Confira:
Entenda como produzir o SMS (Cuidados)
É importante entender o tipo de SMS que você está produzindo. Por ser um SMS de interação, ele deve ter um formato específico, que, basicamente, atenda às necessidades do cliente.
Contudo, em geral, temos alguns cuidados básicos que devem ser priorizados em qualquer estratégia de SMS. Veja:
- Busque ser objetivo e assertivo, pois há um limite de caracteres;
- Palavras-chave podem ser relevantes;
- Entenda qual é o seu público;
- Não fuja do combinado. Os dias e horários devem ser cumpridos;
- Use links para continuar alimentando o público com conteúdos de qualidade ou para vender os seus produtos e/ou serviços;
- É importante se identificar nas mensagens.
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Ofereça o conteúdo que seu cliente realmente solicita
O SMS de interação busca oferecer o conteúdo que o cliente compra. Sendo assim, é fundamental tomar cuidado ao oferecer o seu produto/serviço.
O conteúdo precisa atender o que o cliente espera, caso contrário, ele não deve voltar a comprar ou deve cancelar a assinatura, se houver.
Observe oportunidades de realizar vendas UpSell, Cross Sell e DownSell
Embora você esteja realizando uma venda específica, é possível também pensar em alternativas para expandir as oportunidades de saída. Para isso, estude asestratégias de UpSell, Cross Sell e DownSell. Entenda melhor sobre elas a seguir:
O UpSell é uma estratégia aplicada sempre que a empresa deseja vender um produto mais caro e de melhor qualidade ao atual cliente. Ou seja, basta oferecer um produto ou serviço mais caro do que o seu consumidor hoje usufrui.
Por sua vez, Cross Sell é a estratégia de venda cruzada. Isso significa que a empresa busca então vender produtos ou serviços complementares ou relacionados aos que o seu cliente já possui.
Por fim, o DownSell é a estratégia para que uma venda não seja perdida. Caso não consiga vender algum produto ou serviço principal, você pode tentar vender alguma opção mais barata, mas que ainda possa ser atrativa ao cliente.
Identificar oportunidades de expandir, ou ao menos não perder vendas, pode ser uma ótima alternativa para manter a receita estável ou conseguir aumentá-la. Para isso, conte com a análise de métricas e dados que produzam informações sobre o perfil do seu cliente.
Contrate o serviço de uma empresa especializada
Para facilitar grande parte do processo de implementação do SMS interativo, é possível contar com uma empresa especializada em canais de comunicação.
São empresas que oferecem uma série de soluções que facilitam a elaboração e o disparo automatizado de suas mensagens SMS.
A Pontaltech facilita a vida das empresas que procuram implementar estratégias de SMS!
Conosco, você consegue alinhar a estratégia de SMS de acordo com o seu objetivo final, elaborar uma mensagem coerente com a finalidade, disparar os textos e acompanhar e analisar os resultados.
Conclusão
A plataforma de SMS interativo é uma ótima ferramenta para comercializar produtos e serviços personalizados aos seus clientes. A ferramenta possibilita que a empresa envie conteúdos do gosto do consumidor, que então realiza o pagamento por estes.