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O que é CPaaS e como ele pode ajudar a sua empresa?

CPaaS é uma Plataforma de Comunicação que integra diversos canais, de voz, de texto e chat para facilitar o relacionamento com os clientes.

De forma resumida, CPaaS (Communications Platform as a Service) é uma Plataforma de Comunicação como Serviço que integra diversos canais, de voz, de texto, chat e vídeo, facilitando assim o contato do público com a marca.

Com a transformação digital o perfil dos consumidores mudou e com isso empresas de diversos segmentos e tamanhos tiveram que se adaptar para atrair o público, e mais, para engajá-lo.

Utilizando o CPaaS fica mais fácil adaptar as estratégias para que a comunicação seja feita com a pessoa certa, na hora apropriada e na forma correta, ou seja onde e quando seu cliente quer.

O que é CPaaS?

Como dissemos, CPaaS é uma plataforma que incorpora canais de comunicação, sejam eles aplicativos do mercado ou próprio da empresa. Ou seja, é possível integrar os meios de comunicação conhecidos, como o SMS e E-mail junto com os novos, como o RCS, mais o chat utilizado no site, por exemplo.

Com isso, as empresas facilitam o contato com a marca, permitindo que estreitem o relacionamento estando disponível em diferentes meios, podendo ainda automatizar a comunicação, aumentando assim a satisfação dos clientes.

Vantagens e benefícios

Hoje o cliente está no centro e é ele quem decide por onde quer se comunicar e quando. Com uma solução CPaaS fica garantido que a interação vai ser realizada da melhor forma, já que a empresa estará disponível no canal de preferência do consumidor, atendendo assim suas expectativas.

Outra vantagem é a fácil integração; utilizar os meios de comunicação em conjunto facilita o relacionamento e proporciona uma melhor experiência aos clientes.

A automatização das comunicações traz muitos benefícios, entre eles: redução de tempo da equipe em tarefas repetidas. Utilizar um bot (robô) para ações que têm padrões já definidos, como enviar lembretes e notificações, é uma excelente estratégia.

Para garantir a satisfação dos clientes, determinadas etapas do relacionamento também devem ser automatizadas. Alguns exemplos são: confirmação de pedido, atualização de entrega, lembrete de pagamento e assim por diante.

O CPaaS tem os recursos que podem assegurar a boa experiência dos usuários, oferecendo respostas e interação durante toda a jornada de comunicação. Sua flexibilidade, seja na integração dos canais como na implementação de chatbot, permite estar presente quando e onde o cliente desejar.

Outro ponto é a facilidade que sua marca irá proporcionar caso alguém queira entrar em contato com sua empresa, já que ela estará em diversos meios de comunicação. Não é preciso, necessariamente, estar presente em todos os canais, mas conhecendo seu público, você saberá onde investir os esforços.

Como o CPaaS pode ajudar?

Por se tratar de uma solução omnichannel, o CPaaS é versátil e pode se adaptar a qualquer estratégia.

Abaixo listamos alguns exemplos de ações que o CPaaS, mas lembre-se, são apenas exemplos, por oferecer flexibilidade, as possibilidades vão muito além.

Confirmações

Garantindo que um pedido foi recebido, uma reserva foi feita ou que um agendamento foi realizado.

Notificações

Informar sobre um acesso, sobre datas importantes ou ainda sobre novidades e atualizações.

Segurança

Autenticação de dois fatores, envio e recebimento de documentos e atualização do regulamento de privacidade.

Relacionamento

Informar sobre promoções, retomar contato com clientes desengajados, envio de mensagens em datas sazonais e pesquisa de satisfação.

Cobrança

Comunicar desconto de uma dívida ativa, condições especiais de pagamento e lembrete de datas importantes, como de vencimento.

Comunicação interna

Sim, o CPaaS também pode ser utilizado para trabalhar a comunicação com os colaboradores, principalmente em trabalho remoto. Além de unir a equipe ainda é possível utilizar para manter os funcionários atualizados de tudo que acontece na empresa.

Transforme o atendimento digital da sua empresa

Com o CPaaS é possível ter o controle de todos os canais que sua marca utiliza, de forma descomplicada, garantindo a satisfação dos clientes por meio de um atendimento ágil.

O controle de toda comunicação também fica mais fácil, assim é possível identificar gaps e fazer melhorias, além de favorecer a escalabilidade de atuação da empresa.

Se você deseja proporcionar uma boa experiência para seus clientes tornando a comunicação da sua marca cada vez mais ágil, prática e eficiente, vamos conversar. Transforme hoje mesmo o atendimento digital do seu negócio, entre em contato e fale com um especialista.

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17 de janeiro de 2022
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