Mercado de cobrança: tendências de transformação digital no setor
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Tudo sobre transformação digital no mercado de cobrança

Conheça o que é cobrança digital e o que sua empresa precisa fazer para se adaptar às novas tendências que estão surgindo no mercado.
tendências para o mercado de cobrança

A era das transformações digitais no mercado de cobrança chegou, e tem requisitado cada vez mais atividades automatizadas. Em outras palavras, o que antes era executado por seres humanos, agora são feitas por softwares e inteligência artificial cada vez mais competentes e acessíveis.

Essas novas tecnologias já estão alterando muitos hábitos e processos. Com um movimento irreversível, as empresas que desejarem permanecer em atividade deverão se adaptar às mudanças.

No entanto, o primeiro impacto – e talvez o mais positivo – que as cobranças digitais trouxeram foi a otimização dos processos. Isso quer dizer, na prática, redução de custos, mais agilidade e mais recuperação de créditos. 

Desde a elaboração de réguas de cobrança automatizadas até as negociações realizadas por plataformas digitais personalizadas, todo o caminho do mercado de cobrança pode ser permeado por plataformas digitais. Porém, o uso das ferramentas como o e-mail, SMS e RCS também deve ser orientado para que as empresas tornem suas ações de cobrança mais efetivas.

No texto a seguir, você vai entender melhor sobre o que é a cobrança digital, quais são as tendências da mesma para 2023 e que ferramentas podem ser utilizadas na sua empresa para efetivá-la no ano que se inicia em breve. Confira!

Afinal, o que é cobrança digital? 

A cobrança digital é uma forma de envio de faturas e cobranças através de ferramentas online para realizar todos os procedimentos. Com isso, as empresas podem utilizar meios e dispositivos digitais para atender essa demanda de forma muito mais fácil.

Deste modo, soluções de ponta no mercado permitem que as empresas controlem a cobrança de dívidas de forma organizada, mantendo o gerenciamento total do procedimento. Mesmo para quem opta por terceirizar a cobrança de dívidas, esse tipo de organização é essencial.

Toda empresa precisa ter o controle da contabilidade e, claro, dos valores devidos.

A faturação digital também significa custos de negócio mais baixos. Os custos no setor de cobrança acabam sendo menores – e a empresa pode deslocar parte da equipe para apoiar a conquista de novos clientes, por exemplo – ou o treinamento de novos funcionários.

Tendências de transformação no mercado financeiro e de cobrança em 2023

Alguns fatores na economia devem influenciar o mercado de cobrança, bem como outros mercados e indústrias em 2023. Uma questão relevante é o aumento dos pagamentos digitais, que se iniciou na pandemia e está cada vez mais consolidado no Brasil.

Assim, de acordo com a edição 2022 do New Payments Index, estudo realizado pela Mastercard que avalia anualmente o comportamento do consumidor em relação aos métodos de pagamento emergentes, 94% dos entrevistados afirmaram que provavelmente usarão um método de pagamento digital no próximo ano.

Ainda, a pesquisa, que foi realizada com mais de 35 mil pessoas em todo o mundo, mostra também que as criptomoedas ganharam a atenção do brasileiro e a usabilidade da tecnologia no dia a dia começa a ser um desejo entre os consumidores.

Isso é corroborado pela popularização recente do Banking as a service, ou BaaS. O serviço é uma solução tecnológica que permite que qualquer empresa comece a oferecer produtos financeiros sem precisar de um banco ou ter que se tornar um para tanto, independentemente do ramo no qual atua. 

De acordo com o último relatório do Gartner, divulgado em setembro de 2022, o Baas será amplamente adotado mundialmente em dois anos.

RCS Messaging para o mercado de cobrança

Qual o método de pagamento preferido dos brasileiros em 2022 e 2023?

As inovações trazem benefícios principalmente para os clientes, pois as novas tecnologias e um ambiente mais moderno oferecem às empresas novas possibilidades para a criação de produtos e serviços financeiros, que serão disponibilizados com facilidade, permitindo ainda ampliação da bancarização e inclusão financeira.

Isso nos mostra que a modernização da infraestrutura de pagamentos, a capacidade de fazer uso do Open Banking e as APIs de pagamento fornecem novas vias de entrada para aplicativos de mensagens sociais com o objetivo de fornecer serviços no mercado de cobrança.

Ou seja, o perfil do consumidor demonstra que, tanto as preferências de pagamento de compras como de contas e crédito, está inclinado à operações totalmente digitais.

De acordo com a pesquisa “Carat Insights” sobre tendências dos meios de pagamento, da Fiserv, 86% das pessoas utilizam pagamentos instantâneos. Logo após, os cartões de crédito ou de débito possuem 74% da preferência.

Outro dado da pesquisa mostra a preferência pelo Pix independe dos níveis econômicos. Aliás, ambas as classes A, B e C utilizam o método em 2022, com 84%, 87% e 86%, respectivamente. Isso mostra que o PIX segue sendo a principal forma de pagamento em 2023.

Quais estratégias o mercado de cobrança pode adotar para aumentar a recuperação de crédito?

Ainda na pesquisa peita pela Fiserv, são três os motivos que levam as pessoas a preferirem por meios de pagamentos instantâneo. São eles: segurança (72%); rapidez no processo (60%); e oferta de descontos e promoções (58%).

Em um panorama geral, os três motivos também são o critério para outros serviços de financeiras, bancos e empresas de cobrança. Isso porque, o dado revela o comportamento do consumidor na tratativa comercial, bem como algumas necessidades que podem ser supridas por outros momentos da jornada.

Os canais digitais de comunicação também precisam ter esse apelo, isto é, quando utilizado para o contato com o cliente. Se por um lado, as empresas trabalharam para diminuir a insatisfação do cliente por meio de processos digitais, o mesmo pode acontecer para a comunicação.

Quais meios de comunicação digital o mercado de cobrança deve utilizar?

Existem vários recursos que podem ser utilizados para fazer a cobrança digital de seus clientes. Veja os principais a seguir.

Chatbots

Os chatbots são amplamente conhecidos como uma tecnologia de atendimento que classifica e resolve dúvidas no relacionamento com o cliente. Desse modo, a inteligência artificial presente nesses robôs é capaz de criar diversas possibilidades de uso e entre elas está a cobrança digital.

Voicebot

Um agente de voz virtual, ou seja, um bot de recebimento de chamadas, consegue se comunicar com o cliente sem que seja necessária a intervenção humana. Graças a isso, o contato fica ainda mais ágil, além da maior disponibilidade na comunicação. Além disso, é possível automatizar todo o processo de cobrança, localização, abordagem, negociação e auditoria. Tudo isso de forma humanizada e interativa, disponibilizando os agentes humanos para assuntos mais complexos e com maior valor agregado. 

SMS

Mais de 90% dos usuários abrem as mensagens recebidas em apenas 3 minutos após o seu recebimento. Esse canal também detém o recorde de aberturas, com uma taxa de 97%. 

Além disso,  a taxa de retorno chega até 45%. Portanto, o envio de mensagens se enquadra como uma estratégia poderosa para resolver o problema de inadimplência.

RCS

Por fim, temos a evolução do SMS, o RCS (Rich Communication Services), ou seja, um sistema de comunicação com mensagens ricas. Com ele, as comunicações transmitem mais credibilidade, pois no lugar do shortcode vai o nome da empresa que está enviando a mensagem junto com a logomarca e o selo de verificação do Google.

mensagem para cobrança

A segurança é um fator de destaque no RCS. Todas as mensagens são criptografadas de ponta a ponta. O RCS permite ainda a integração com chatbot, e essa é sem dúvida a melhor maneira de aproveitar todo o potencial que o canal oferece. Com o RCS é possível saber quem recebeu sua mensagem e mais: quem abriu, quem leu e quem interagiu.

Por fim, com o novo padrão de mensagens sua empresa poderá criar, dentro do fluxo conversacional, a confirmação do CPF, permitindo que apenas o cliente receba a mensagem, e que toda a negociação seja feita somente com ele. 

Nós temos os melhores canais de comunicação para o mercado de cobrança!

Sua empresa quer fazer parte destas novas tendências de cobrança digital para 2023? Conte com a gente! Entre em contato com os nossos especialistas e conheça nossas soluções!

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15 de dezembro de 2022
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