Você já ouviu falar na tecnologia RCS Google? O Rich Communication Service é o SMS do Google e trata-se de uma nova tecnologia sucessora das tradicionais mensagens de texto simples. No entanto, o RCS e o SMS possuem diferenças importantes entre si.
Cada ferramenta de comunicação oferece um diferencial e tem seu custo benefício. Com o RCS e o SMS não é diferente. É fundamental entender quais as diferenças e vantagens em cada um deles, para que você escolha o tipo de comunicação correta para cada fase da jornada de compra do seu cliente.
Neste conteúdo, vamos explicar o que é o RCS Google, como ele funciona e as principais diferenças dessa nova tecnologia em comparação ao tradicional SMS. Vem com a gente e tire as suas dúvidas. Boa leitura!
O que é o RCS Google e como ele funciona?
A tecnologia RCS foi desenvolvida pelo Google em parceria com a Associação Mundial das Operadoras Móveis, com objetivo de facilitar o envio de mensagens. Com o avanço dessa tecnologia, as mensagens são enviadas sem que você precise pagar por cada uma delas para a sua operadora.
Por ser um padrão Google, o serviço de RCS está disponível em todos os celulares Android e as operadoras brasileiras já fizeram a adesão ao protocolo. Por isso, se você quiser começar a utilizar o RCS Google hoje mesmo, é só seguir os seguintes passos:
- Acesse o app Mensagens do seu celular e verifique se está atualizado;
- Aguarde o envio de um alerta na sua tela;
- Aceite a opção de enviar textos, compartilhar fotos e outros arquivos por Wi-Fi e rede de dados;
- Aguarde o recebimento de um novo alerta sobre a atualização.
Outra forma de habilitar o recurso é acessando as “Configurações” do seu aparelho e ativando de forma manual os recursos de bate-papo.
Mas, e os usuários de iPhone? Infelizmente, para os aparelhos da Apple, o serviço não está disponível, já que o iMessage – serviço de mensagens da empresa – usa outro padrão de tecnologia.
Principais diferenças entre SMS e RCS Google
As diferenças entre SMS e RCS são muitas. Você verá que, dependendo do tipo de uso e da sua estratégia de marketing, uma tecnologia pode prevalecer a outra. No entanto, conciliar os dois canais de comunicação é uma excelente opção para entregar uma experiência de sucesso.
Já que nem todo contato merece uma interação, as empresas podem decidir qual é a melhor maneira de enviar uma determinada mensagem baseado no objetivo de cada canal. Sendo assim, tanto o RCS como o SMS têm benefícios e diferenças entre si.
SMS | RCS | |
Credibilidade | Shortcode e Broker Oficial Operadoras | Selo Business Messages, SMS Verificado, Parceiro Oficial do Google |
Interatividade | Texto Simples | Imagens, Gif, Vídeo, URLs, Botões |
Preço | Baixo | Variável: Basic (SMS verificado), Single (multimídia), Conversacional (chatbot). |
Branding | Número único | Personalização Total |
Limitações | 160 caracteres | Atende apenas Android por enquanto: Apple anuncia adesão de RCS para 2024 |
Métricas | Taxa de Abertura, Resposta, Cliques no link, Rastreio de navegação (tracking) | Totalmente metrificável em cada interação |
Operadoras Compatíveis | Todas | Vivo, Claro, Tim e Oi |
Forma de cobrança
Uma das principais diferenças entre o SMS e o RCS Google é a forma de cobrança de cada um deles. O SMS tem cobrança por cada mensagem enviada (pela empresa que envia), mas não para o usuário, enquanto o RCS consome o pacote de dados 3G, 4G ou Wi-Fi. Afinal, muitos recursos do RCS são multimídia. Continue observando as diferenças para entender que, cada meio de comunicação têm os seus prós e contras.
Utilização de internet
O RCS depende 100% de internet disponível para enviar suas mensagens, enquanto o SMS independe de ter internet disponível. Isso faz do SMS um canal com um alcance extremamente superior, chegando a uma taxa de leitura de 98%. Viu como depende muito do objetivo para optar por um ou por outro?
Tipos de mensagem
Nesse quesito, o ponto fica com o RCS Google! Através dessa tecnologia, sua comunicação ganha muito mais opções. Aliás, o RCS permite mensagens contendo texto, emojis, fotos, GIF’s e figurinhas. Demais, né? Por outro lado, o SMS, se restringe a comunicar apenas mensagens de textos, links e emojis.
Ações de marketing
Falando sobre ações de marketing, cada uma das ferramentas possui o seu diferencial estratégico. Enquanto o RCS Google é ideal para integração com banco de dados, chatbot e serviços de atendimento ao cliente, o SMS é a opção perfeita para disparo de SMS em massa com link traqueável. Para alcançar bons resultados de venda e garantir uma experiência do cliente bem sucedida, o ideal é mesclar as estratégias.
RCS Google ou SMS, qual minha empresa deve escolher?
Depende. A chave para o sucesso da comunicação na sua empresa é não escolher apenas por um ou por outro. Sendo assim, o SMS e o RCS tem suas vantagens e é preciso respeitar a individualidade de cada canal. Por isso, pense no objetivo da sua ação, quem você deseja atingir e o budget disponível. Tendo isso bem definido e sabendo as diferenças entre RCS e SMS, você saberá qual deles utilizar em cada caso.
Por exemplo, se você precisa fazer uma comunicação em massa, garantindo que o maior número de pessoas possível veja o que você tem para falar, o SMS é a melhor solução. No entanto, se a estratégia é realizar uma ação personalizada, com uma mensagem rica em conteúdo a um baixo custo de envio, o RCS é o caminho.
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