SMS X RCS Google: diferenças e vantagens
        • Canais

          SMS

          Use a seu favor o alto poder de alcance do SMS

          Inove com o novo padrão de mensagens do Google

          Amplie a eficiência de suas campanhas

          Esteja presente no aplicativo de mensagens mais popular

          Plataformas

          O agente virtual de voz ideal para sua empresa

          Atendimento escalável em todos os canais

          Plataforma de governança e monitoramento

          O seu workflow inteligente de receita recorrente

  • Carreiras
  • Parcerias Pontaltech
  • Blog
  • Contato

Blog

Conheça as diferenças e vantagens do SMS X RCS Google

Conheça as principais diferenças e benefícios do RCS Google em comparação ao SMS. Saiba qual é o melhor canal para utilizar na sua estratégia!
RCS Google e SMS Benefícios e Diferenças

Você já ouviu falar na tecnologia RCS Google? O Rich Communication Service é o SMS do Google e trata-se de uma nova tecnologia sucessora das tradicionais mensagens de texto simples. No entanto, o RCS e o SMS possuem diferenças importantes entre si.

Cada ferramenta de comunicação oferece um diferencial e tem seu custo benefício. Com o RCS e o SMS não é diferente. É fundamental entender quais as diferenças e vantagens em cada um deles, para que você escolha o tipo de comunicação correta para cada fase da jornada de compra do seu cliente. 

Neste conteúdo, vamos explicar o que é o RCS Google, como ele funciona e as principais diferenças dessa nova tecnologia em comparação ao tradicional SMS. Vem com a gente e tire as suas dúvidas. Boa leitura!

O que é o RCS Google e como ele funciona?

A tecnologia RCS foi desenvolvida pelo Google em parceria com a Associação Mundial das Operadoras Móveis, com objetivo de facilitar o envio de mensagens. Com o avanço dessa tecnologia, as mensagens são enviadas sem que você precise pagar por cada uma delas para a sua operadora.

Por ser um padrão Google, o serviço de RCS está disponível em todos os celulares Android e as operadoras brasileiras já fizeram a adesão ao protocolo. Por isso, se você quiser começar a utilizar o RCS Google hoje mesmo, é só seguir os seguintes passos: 

  • Acesse o app Mensagens do seu celular e verifique se está atualizado;
  • Aguarde o envio de um alerta na sua tela;
  • Aceite a opção de enviar textos, compartilhar fotos e outros arquivos por Wi-Fi e rede de dados;
  • Aguarde o recebimento de um novo alerta sobre a atualização.

Outra forma de habilitar o recurso é acessando as “Configurações” do seu aparelho e ativando de forma manual os recursos de bate-papo.

Mas, e os usuários de iPhone? Infelizmente, para os aparelhos da Apple, o serviço não está disponível, já que o iMessage – serviço de mensagens da empresa – usa outro padrão de tecnologia.

Principais diferenças entre SMS e RCS Google

As diferenças entre SMS e RCS são muitas. Você verá que, dependendo do tipo de uso e da sua estratégia de marketing, uma tecnologia pode prevalecer a outra. No entanto, conciliar os dois canais de comunicação é uma excelente opção para entregar uma experiência de sucesso.

Já que nem todo contato merece uma interação, as empresas podem decidir qual é a melhor maneira de enviar uma determinada mensagem baseado no objetivo de cada canal. Sendo assim, tanto o RCS como o SMS têm benefícios e diferenças entre si.

 SMSRCS
CredibilidadeShortcode e Broker Oficial OperadorasSelo Business Messages, SMS
Verificado, Parceiro Oficial do Google
InteratividadeTexto SimplesImagens, Gif, Vídeo, URLs, Botões
PreçoBaixoVariável: Basic (SMS verificado), Single (multimídia), Conversacional (chatbot).
BrandingNúmero únicoPersonalização Total
Limitações160 caracteresAtende apenas Android por enquanto: Apple anuncia adesão de RCS para 2024
MétricasTaxa de Abertura, Resposta, Cliques no link, Rastreio de navegação (tracking)Totalmente metrificável em cada interação
Operadoras CompatíveisTodasVivo, Claro, Tim e Oi
Comparativo entre SMS e RCS

Forma de cobrança

Uma das principais diferenças entre o SMS e o RCS Google é a forma de cobrança de cada um deles. O SMS tem cobrança por cada mensagem enviada (pela empresa que envia), mas não para o usuário, enquanto o RCS consome o pacote de dados 3G, 4G ou Wi-Fi. Afinal, muitos recursos do RCS são multimídia. Continue observando as diferenças para entender que, cada meio de comunicação têm os seus prós e contras. 

Utilização de internet

O RCS depende 100% de internet disponível para enviar suas mensagens, enquanto o SMS independe de ter internet disponível. Isso faz do SMS um canal com um alcance extremamente superior, chegando a uma taxa de leitura de 98%. Viu como depende muito do objetivo para optar por um ou por outro? 

Tipos de mensagem

Nesse quesito, o ponto fica com o RCS Google! Através dessa tecnologia, sua comunicação ganha muito mais opções. Aliás, o RCS permite mensagens contendo texto, emojis, fotos, GIF’s e figurinhas. Demais, né? Por outro lado, o SMS, se restringe a comunicar apenas mensagens de textos, links e emojis. 

Ações de marketing

Falando sobre ações de marketing, cada uma das ferramentas possui o seu diferencial estratégico. Enquanto o RCS Google é ideal para integração com banco de dados, chatbot e serviços de atendimento ao cliente, o SMS é a opção perfeita para disparo de SMS em massa com link traqueável. Para alcançar bons resultados de venda e garantir uma experiência do cliente bem sucedida, o ideal é mesclar as estratégias. 

RCS Google ou SMS, qual minha empresa deve escolher?

Depende. A chave para o sucesso da comunicação na sua empresa é não escolher apenas por um ou por outro. Sendo assim, o SMS e o RCS tem suas vantagens e é preciso respeitar a individualidade de cada canal. Por isso, pense no objetivo da sua ação, quem você deseja atingir e o budget disponível. Tendo isso bem definido e sabendo as diferenças entre RCS e SMS, você saberá qual deles utilizar em cada caso. 

Por exemplo, se você precisa fazer uma comunicação em massa, garantindo que o maior número de pessoas possível veja o que você tem para falar, o SMS é a melhor solução. No entanto, se a estratégia é realizar uma ação personalizada, com uma mensagem rica em conteúdo a um baixo custo de envio, o RCS é o caminho. 

Exemplo de RCS Single

Conte com a Pontaltech!

E, o melhor de tudo é que, aqui na Pontaltech, você pode contratar os dois! Somos especialistas em canais de comunicação como SMS, RCS, chatbots, agentes de voz virtuais e muitos outros. Com a nossa plataforma, você se aproxima do seu cliente e assim cria ações mais personalizadas e acompanha os resultados das suas campanhas gerenciando tudo de forma fácil e intuitiva.

Quer saber mais? Comece a usar hoje mesmo o poder de alcance do SMS na sua empresa, e inove com o RCS Google, um novo padrão de mensagens! Fale com um de nossos especialistas e garanta mais assertividade nas suas campanhas. Continue ligado no nosso blog e não perca nenhuma novidade no mundo da comunicação. Até a próxima!

Conteúdos relacionados

06 de julho de 2022
Compartilhar

Inscreva-se em nossa newsletter