Varejo phygital: como integrar as experiências física e digital?
        • Canais

          SMS

          Use a seu favor o alto poder de alcance do SMS

          Inove com o novo padrão de mensagens do Google

          Amplie a eficiência de suas campanhas

          Esteja presente no aplicativo de mensagens mais popular

          Plataformas

          O agente virtual de voz ideal para sua empresa

          Atendimento escalável em todos os canais

          Plataforma de governança e monitoramento

          O seu workflow inteligente de receita recorrente

  • Sobre
  • Carreiras
  • Cases
  • Blog
  • Contato

Blog

O que é varejo phygital? Saiba como integrar as experiências física e digital

O conceito phygital é a integração entre os mundos físico e digital, e visa proporcionar experiências de consumo on e offline com fluidez.
varejo phygital experiência física digital

Antes de falar sobre Varejo Phygital é importante falar sobre os comportamentos dos consumidores, pois esse conceito está totalmente ligado aos desejos e vontades do público.

Principalmente pelo avanço da tecnologia, novas maneiras de consumo e de relacionamento surgiram.

E o perfil do consumidor representa essas mudanças. Hoje é ele quem decide como, quando e por onde quer ser relacionar – e a estratégia phygital surgiu para ajudar empresas a se inserirem nesse novo contexto.

O que é varejo phygital?

O termo phygital vem das palavras physical (físico) e digital (digital) e traduz a integração entre os mundos físico e digital. Esse conceito visa propiciar experiências de consumo on e offline com o máximo de fluidez.

Para isso, apenas estar presente em todos os pontos de contato com o público não é suficiente, eles precisam estar integrados.

Por mais que varejo esteja sempre buscando soluções tecnológicas inovadoras e crescendo no mundo virtual, muitos consumidores ainda prezam pela relação física, em que podem tocar e examinar os produtos e tirar as dúvidas com um atendente.

A experiência phygital no varejo

O varejo phygital se adequa às necessidades dos clientes e sua grande vantagem é melhorar a experiência de todos que têm contato com a marca.

Isso se dá pois o ponto principal é proporcionar um atendimento estável, que não muda nem pelo ambiente nem pelo meio de comunicação escolhido pelo público.

As pessoas não querem saber por onde ou quem iniciou o seu atendimento, elas querem que sua necessidade seja resolvida e que todos estejam dedicados em atender suas expectativas.

Para isso, além de um time bem treinado é preciso investir na integração dos canais de comunicação dentro da estratégia omnichannel.

Os meios pelos quais os consumidores entram em contato devem estar sempre disponíveis e a troca deles durante a jornada de compra deve ser feita de maneira fluida.

Modelos de venda

O phygital, com o apoio da tecnologia, ampliou os modelos de venda.

Onde antes, praticamente, só havia as opções de comprar e retirar um produto na loja física ou comprar pela internet e receber em casa, agora há mais opções para os clientes, que podem escolher o jeito que melhor se ajusta às suas preferências.

Isso abre um leque de novas formas de abordagem e as equipes de marketing precisam estar muito atentas para novas tendências. Isso possibilita a criação de campanhas e ações para atrair e satisfazer os compradores, independente se é em um ambiente online ou offline.

Conheça agora como a integração dos mundos físico e digital abre um caminho para experiências mais personalizadas e que vão ao encontro do novo comportamento do consumidor.

Compra online com retirada na loja é o novo Varejo Phygital

Já adotado por muitos varejistas, esse modelo de venda é uma realidade e chegou para ficar. Ela é ideal para os clientes que têm pressa em ter o produto ou não querem gastar com frete.

Para o sucesso é fundamental ter uma loja online de fácil navegação e planejar muito bem como será a logística. Por isso, é imprescritível que no dia da retirada o time da loja física esteja preparado para atendê-lo com rapidez e agilidade.

Compra na loja e recebe em casa

Essa modalidade de venda atende às expectativas daqueles clientes que precisam conhecer pessoalmente o que vão comprar.

Oferecer a entrega no conforto do lar é um grande diferencial que deve ser explorado para garantir a satisfação, mas muita atenção com a logística. Garanta que o recebimento das compras seja feito no menor prazo possível ou conforme a escolha do consumidor.

Scan & Go

Scan Go é o modelo em que o próprio cliente realiza a compra e o pagamento, evitando assim filas e o atendimento de um profissional.

O público mais jovem, principalmente, gosta de resolver suas demandas e por meio da tecnologia as empresas podem oferecer essa autonomia aos consumidores.

Realidade virtual

Tanto as tecnologias de realidade aumentada bem como a de realidade virtual são importantes ferramentas para o encantamento.

Dependendo do modelo de negócio é possível utilizá-las em ações práticas, como “vestir uma roupa” ou “fazer uma visita ao hotel”.

Como enviar mensagens com base na localização?

A tecnologia também viabiliza o envio de mensagens para pessoas que estão próximas à loja física. Para isso é preciso que o cliente aceite e isso pode ser solicitado em qualquer momento, como durante uma compra.

Com isso, através do IP de celular do consumidor é possível identificar sua localização, e de forma programada, fazer o envio de mensagens por SMS sempre que ele estiver perto da loja.

É preciso conhecer o público

Quem melhor para saber quais ações dentro da estratégia phygital implantar se não os próprios clientes?

Saber o que eles querem, o que preferem e qual a experiência perfeita é primordial. Aliás, antes de qualquer investimento, faça pesquisas, avaliações e peça feedbacks, e não se esqueça de conversar com os vendedores, eles, melhor do que ninguém, conhecem o perfil do cliente ideal.

Conclusão

Tem muita coisa ainda que para ser explorado dentro da estratégia phygital, mas uma coisa é certa: os consumidores continuarão buscando comodidade, facilidade e experiências marcantes.

A linha que divide os mundos físico e digital será cada vez menor, por isso é tão importante colocar o cliente no centro do debate, conhecendo cada vez mais suas preferências.

Conheça outros conteúdos que podem te interessar

SMS marketing: o que é, como usar e porque adotá-lo

Cliente fiel: o papel do SMS no relacionamento

Conteúdos relacionados

01 de fevereiro de 2022
Compartilhar

Inscreva-se em nossa newsletter