Google x Apple: por que a maçã se incomoda tanto com o RCS?
        • Canais

          SMS

          Use a seu favor o alto poder de alcance do SMS

          Inove com o novo padrão de mensagens do Google

          Amplie a eficiência de suas campanhas

          Esteja presente no aplicativo de mensagens mais popular

          Plataformas

          O agente virtual de voz ideal para sua empresa

          Atendimento escalável em todos os canais

          Plataforma de governança e monitoramento

          O seu workflow inteligente de receita recorrente

  • Sobre
  • Carreiras
  • Cases
  • Blog
  • Contato

Blog

Por que o RCS do Google incomoda tanto a Apple?

Entenda alguns motivos pelos quais a Apple não incorpora o RCS no iMessage, e confira quais seriam os benefícios para usuários iOS.
Google Apple

Saímos na mídia, e desta vez para falar os motivos que levam a Apple a ignorar as campanhas do Google para que o iOS passe a comportar o sistema RCS. O artigo é do Igor Castro, nosso Diretor de Produtos e Tecnologia para o Portal Empresas e Negócios. Leia o resumo a seguir ou clique aqui para ler na íntegra.

A cada ano que passa, os sistemas de mensageria evoluem, e as inovações ganham cada vez mais repercussão no mercado.  Isso porque a experiência do usuário está em pauta, e muitas vezes revela suas preferências quando o assunto é comunicação.

Entretanto, nem todas as empresas estão abertas às tendências. Muitas vezes, o motivo é a incerteza. Um exemplo disso, são as provocações entre o Google e a Apple sobre a adoção do protocolo RCS ao iMessage.

Por sua vez, a maçã alega que não há demanda dos seus usuários para implementação, o que não é realidade em alguns mercados. Hoje, a tecnologia só está disponível para Android, mas o Google vem “cutucando” com frequência o concorrente e ressaltando os benefícios do sistema.

RCS APPLE

Qual é o diferencial do RCS Google e por que a Apple ignora?

Ainda que a tecnologia esteja gerando cases de sucesso em alguns países, a Apple não assume que o RCS é o protocolo mais completo para os usuários. Além de oferecer uma comunicação simples e segura, as empresas podem utilizar de recursos como textos, imagens, botões de ações rápidas e carrosséis para interagir com seu cliente.

E, por falar em segurança, o sistema protege contra crimes virtuais, já que há necessidade de selo de verificação emitido pelo próprio Google para contas empresariais. Ou seja, não é possível enviar RCS sem ter uma conta homologada. Com isso, os usuários têm mais segurança ao clicar nos links recebidos e não correm o risco de se comunicar com cibercriminosos.

https://www.youtube.com/watch?v=2HMSzHSMbE8&t=43s

Bolhas azuis e boas verdes

Uma das principais características do iMessage é que o sistema exibe bolhas azuis quando o remetente vem de um iPhone, e bolhas verdes quando vem de um outro sistema operacional. Isso dificulta a boa experiência do usuário que não é iOS, além de que não possui criptografia, dando chances para falhas de segurança.

Sobre isso, o vice-presidente sênior das plataformas do Google, Hiroshi Lockheimer, defende que os usuários do iPhone tenham acesso a melhores funcionalidades de segurança. Do contrário, significa “danificar a qualidade da oferta de seus serviços” aos clientes.

Tal restrição imposta pela Apple incomoda os consumidores, pois muitos players já têm adotado o protocolo. Aliás, o RCS já conta com 500 milhões de usuários ativos no mundo todo, e incorporá-lo pode garantir uma melhor experiência de comunicação.

rcs google

Por fim, a troca de mensagens interativas entre pessoas é um dos benefícios que podem ser gerados se a Apple aderisse ao RCS. Até porque, o recurso é um dos mais avançados e adequados aos novos tempos. Por hora, é preciso aguardar as cenas dos próximos capítulos e ver se a “maçã” vai acompanhar esta tendência que resultará em grandes benefícios aos consumidores.

Conteúdos relacionados

13 de abril de 2023
Compartilhar

Inscreva-se em nossa newsletter