WhatsApp ou RCS? Compare os canais e escolha o melhor
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WhatsApp ou RCS? Compare os canais e decida

Conheça todas as características e benefícios para você escolher o WhatsApp ou o RCS para tornar a sua comunicação ainda mais eficiente!
rcs ou sms ou whatsapp

Antes de fazer a escolha de um canal, é preciso conhecer a particularidade e tipos de uso do WhatsApp ou do RCS. Ambas soluções podem ser utilizadas em negócios de todos os tamanhos e segmentos, sendo ótimas opções de relacionamento com o cliente. No entanto, qual deles você deve escolher? Será que existe um mais apropriado para a sua empresa? Qual traz mais resultados?

Segundo uma pesquisa realizada pela Kantar, 7 em cada 10 brasileiros querem se comunicar com empresas por mensagens, e pelo menos 85% deles se sentem mais conectados a um negócio quando podem se comunicar dessa forma.

Ou seja, se os consumidores preferem fazer negócio e realizar compras através de conversas, a sua empresa precisa investir em canais de mensageria como o WhatsApp ou RCS. Acompanhe o conteúdo a seguir e descubra tudo sobre esses dois meios de comunicação, e saiba como utilizá-los na sua estratégia para melhorar a experiência do cliente. Boa leitura! 

WhatsApp ou RCS? Conheça cada um desses canais

Uma falha na comunicação pode significar o fracasso da jornada do cliente, fazendo com com que ele não conclua a compra, ou não compre novamente com você. Por isso, descobrir qual é o melhor canal para notificar seus clientes é uma parte crucial da sua estratégia. A seguir, conheça em detalhes como funciona o WhatsApp e o RCS e veja qual deles faz mais sentido para o seu público.

RCS

Conhecido como a evolução do SMS, o RCS Business Messaging não faz uso de aplicativos de terceiros para enviar as mensagens. Esse novo protocolo, assim como o SMS para empresas, é enviado para o próprio aplicativo de mensagens do celular, mas conta com duas grandes diferenças: o custo e o formato. 

Com o SMS, o envio de mensagens era possível apenas no formato de textos em até 160 ou 300 caracteres. Já com o RCS, é possível enviar imagem, vídeo, áudio, carrossel de fotos, GIFs e até mesmo localização. Outra mudança importante é que, apesar de não usar internet para o envio da comunicação, a cobrança é feita a partir do pacote de dados. Isso faz o custo do RCS ser similar ao WhatsApp, porém com mais garantia de entrega.

Uma outra grande vantagem é a possibilidade da mensagem de RCS ter botões para ações rápidas. Dessa forma, os clientes poderão interagir com apenas um clique, sem a necessidade de digitar. Há a opção, por exemplo, de criar botões para abrir o app de ligação, ou então o app Google Maps com o mapa para ele encontrar um determinado local. Ainda é possível adicionar um evento recorrente no calendário do celular a partir de um clique.

RCS ou WhatsApp? Veja os diferenciais de segurança RCS

O RCS também é muito eficaz quando o assunto é segurança. As mensagens enviadas por esse canal utilizam criptografia Transport Layer Security (TLS) de ponta a ponta. Por tanto, se alguém tentar capturar ou ler a mensagem que sua empresa enviou, só verá textos ilegíveis.

Outro quesito é o remetente. No local do número shortcode para indicar quem enviou, o RCS cria um perfil autenticado com o nome da empresa, a logamarca e o selo de verificação do Google. Isso transmite maior credibilidade, não é mesmo? 

Os casos de uso do RCS são muitos, e as possibilidades aumentam quando o canal é integrado com um chatbot. Veja alguns exemplos de como utilizar o RCS na sua estratégia de comunicação:

  • Lembretes de agendamento;
  • Cobranças;
  • Envio de cupons de desconto;
  • Confirmação de compras;
  • Rastreamento de entregas;
  • Envio de boletos de pagamento;
  • Compartilhamento de links;
  • Avisos de status de serviços/sistemas;
  • Pesquisas de satisfação.

WhatsApp

O crescente aumento no número de smartphones fez com que aparecessem novas ferramentas para troca de mensagens. A mais popular entre elas aqui no Brasil é WhatsApp, presente em 99% dos celulares ativos no Brasil. Além das mensagens escritas, o aplicativo oferece muitos recursos multimídia, como áudio, imagem, vídeo, figurinhas e documentos. 

Tamanho o sucesso, foi criado o WhatsApp Business, com funcionalidades comerciais que permitem o uso de do nome oficial das empresas, logotipo, descrição, além do acionamento de atendentes múltiplos (chatbots), entre outros. Os clientes também contam com um catálogo de produtos e serviços dentro do próprio aplicativo, e soluções de pagamento integrado, o WhatsApp Pay. 

Contudo, diferentemente do RCS, o envio é descontado diretamente do pacote de dados do consumidor. Veja a seguir alguns exemplos de como utilizar o RCS na sua estratégia de comunicação:

  • Atendimento ao cliente;
  • Resolução de dúvidas de clientes;
  • Recebimento de solicitação e envio de documentos (como 2ª vias);
  • Solicitação de confirmação em eventos, agendamentos etc.;
  • Comunicações gerais de e-commerce;
  • Auxílio em compras online com transbordo humano;
  • Rastreamento e notificações de andamento de entregas (nas compras on-line).

Mas, afinal, qual escolher?

Mesmo conhecendo todas as características de ambos os canais, é normal ainda ter dúvidas sobre qual solução é melhor para notificar os seus clientes. O que podemos dizer é que não existe um canal melhor ou mais indicado para a sua empresa utilizar. No entanto, tudo vai depender da sua estratégia, pois tanto o RCS quanto o WhatsApp são formas eficientes e eficazes de comunicação. 

Para te ajudar um pouco mais, separamos os principais benefícios de cada um desses canais digitais de comunicação. Confira:

Benefícios do RCS

Um dos principais benefícios do RCS é, sem dúvidas, o seu alcance. Por não precisar de uma rede de internet ativa no dispositivo dos usuários, as mensagens são entregues para uma base de clientes muito maior, basta que tenham uma conta ativa em uma operadora de telefonia móvel. O grande alcance desse meio de comunicação aumenta as chances de conversão das campanhas, e é justamente esse o segundo benefício do RCS. 

As taxas de abertura das mensagens recebidas via RCS são altíssimas, e a maioria são lidas em poucos minutos após o recebimento. Por isso esse canal é tão conhecido pelo seu sucesso no disparo de lembretes, comunicados e outras comunicações com sentido de urgência.

Benefícios do WhatsApp

O WhatsApp é, indiscutivelmente, o aplicativo mais usado pelos brasileiros. Então, incluí-lo na sua estratégia de comunicação é fundamental para melhorar a experiência do cliente e aumentar as chances de oferecer um atendimento satisfatório. Além disso, o grande benefício deste canal digital é oferecer a jornada de compra completa em um mesmo ambiente. 

Desde a prospecção, até a conversão e pagamento são feitas através de conversas dentro do aplicativo de mensagens do WhatsApp, com um layout que o consumidor já está acostumado no dia a dia. Aliás, isso facilita muito a compra e diminui as fricções entre empresas e consumidores. 

Então, na hora de escolher entre WhatsApp e RCS, é importante analisar alguns fatores como: casos de uso, público-alvo, tempo de resposta e termos de uso de ambas as plataformas. Esteja atento para as possibilidades, benefícios, objetivos, expectativas dos clientes e diversos outros fatores desses canais. 

whatsapp ou rcs

Afinal, qual escolher? RCS ou WhatsApp?

Por fim, duas dicas super importantes: a primeira é apostar em estratégias de comunicação multicanal, que possibilitem usar RCS Business Messaging e WhatsApp Business juntamente com SMS marketing e outros de forma complementar. Você verá que os resultados serão muito mais satisfatórios, já que cada canal tem seus benefícios de acordo com o objetivo da comunicação. 

A outra dica é: independentemente do canal escolhido, saiba que os dois permitem a configuração de chatbots para se comunicar com o público, além de uma série de outras integrações que facilitam e otimizam o processo.

O uso desse tipo de tecnologia ajuda a escalar os atendimentos e comunicações através de um robô com inteligência artificial que está disponível para assistência aos consumidores 24 horas por dia, 7 dias na semana, conforme suas orientações.  

Ainda não faz uso do RCS na sua comunicação? Conte com a Pontaltech para a implementação de novos canais digitais. Fale com um de nossos consultores e conheça nossas soluções criadas para conectar empresas, pessoas e tecnologia. Somos especialistas em canais de comunicação como SMS em massa, RCS, Agentes Virtuais de Voz e muito mais! 

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17 de janeiro de 2023
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