7 cases mundiais de RCS para você conhecer
        • Canais

          SMS

          Use a seu favor o alto poder de alcance do SMS

          Inove com o novo padrão de mensagens do Google

          Amplie a eficiência de suas campanhas

          Esteja presente no aplicativo de mensagens mais popular

          Plataformas

          O agente virtual de voz ideal para sua empresa

          Atendimento escalável em todos os canais

          Plataforma de governança e monitoramento

          O seu workflow inteligente de receita recorrente

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Conheça esses 7 cases mundiais de RCS para você se inspirar

Conheça 7 cases de sucesso mundiais sobre campanhas de RCS, e outros cases bônus para você se inspirar a implementá-lo na sua estratégia.

Para quem ainda não está convencido de que o RCS é um novo canal digital que vale a pena investir, que tal dar uma volta ao mundo e conhecer alguns cases que mostram o resultado desse novo tipo de comunicação em diversas empresas? É isso mesmo! O RCS já vem causando impacto na estratégia de muitos negócios, e o próximo pode ser o seu. 

Em muitos países, incluindo o Brasil, o RCS já é uma realidade. As marcas estão usando essa tecnologia para interagir com os seus clientes de uma maneira muito mais criativa, garantindo resultados superiores ao SMS. Aliás, um estudo recente mostra que em 3 anos o RCS alcançará 3,9 bilhões de usuários em todo o mundo. Você não vai querer ficar de fora, né? 

A seguir, separamos alguns casos de empresas em todo o mundo que já estão obtendo resultados reais com o RCS. Leia os cases a seguir, inspire-se e comece o quanto antes a adotar esse novo canal digital na sua estratégia de comunicação! 

#1 Club Comex

O Club Comex é o programa de benefícios de  um dos maiores fabricantes e distribuidoras mexicano de tintas e outros materiais de construção e reforma. Ao longo dos anos, o Club Comex vinha utilizando apenas SMS para enviar ofertas diretamente a seus membros. O principal objetivo das campanhas era direcionar tráfego para o website via hiperlinks, para que os clientes fizessem novas compras. No entanto, a experiência de SMS não estava resultando na taxa de cliques desejada, ficando em apenas 2 e 3%. 

Com a sensação de que, por operarem em um segmento bastante visual (tintas e revestimentos), suas comunicações deveriam ser enriquecidas com imagens e vídeos, e por isso, a empresa resolveu apostar no RCS. Embora o SMS fosse o meio mais rápido e universal de alcançar a base de clientes, o que eles precisavam agora era de mais engajamento, e o RCS é um canal que, sem dúvidas, poderia oferecer isso a eles.

Club Comex RCS Campaign example
Foto: Web

O resultado desse investimento é de cair o queixo! As campanhas RCS geraram um aumento de 115% na receita e aumentaram em dez vezes a taxa de cliques, saltando de 2% para 20,6%. Como resultado, o Club Comex continua a entregar campanhas de mensagens nativas muito mais atraentes visualmente e interativas para seus membros por meio do RCS.

#2 Digitaleo

A Digitaleo é uma empresa francesa que oferece uma solução colaborativa de marketing local para marcas, bem como franquias e redes que possibilita a ativação da comunicação do ponto de venda local. Em modo SaaS, a Digitaleo atende indústrias automotivas, imobiliárias, varejo e finanças. Para oferecer a melhor experiência aos seus clientes, a empresa está sempre em busca de novas tendências, e apostou no RCS desde que o canal foi lançado. 

Adicionar o RCS ao seu portfólio foi um sucesso! E para entender o tamanho desse resultado, a Digitaleo também enviou uma campanha comparativa por SMS para comparar as métricas. Após analisar os dados, viram que a campanha RCS para a Bodemer Auto, seu cliente, teve uma taxa de cliques de quase 8% ao passo que a campanha de SMS teve uma taxa de 1%.

De acordo com o gerente de marketing da Digitaleo, com o RCS, eles conseguem um clique a cada 13 mensagens enviadas. Em comparação, com o SMS, conseguem 1 clique a cada 220 mensagens. Incrível esse resultado, não é mesmo? Com esse sucesso e conseguindo aumentar a receita de seus clientes, a empresa agora irá começar a utilizar RCS para pesquisas de satisfação.

#3 Sonic

A Sonic é uma rede de restaurantes drive-in de fast food nos Estados Unidos que usou o RCS para lançar uma campanha para direcionar os pedidos de retirada com “pedido antecipado” por meio de seu aplicativo. Paralelamente à ação, eles também executaram uma campanha via SMS para comparar os resultados.

Foto: Web

Aqueles que receberam a campanha de RCS baixaram cinco vezes mais o aplicativo da Sonic em comparação com quem recebeu a mensagem via SMS. Além disso, os registros no app dos usuários que receberam RCS foram três vezes maior, comprovando o poder de engajamento que esse tipo de comunicação tem. 

#4 Caja Popular

A Caja Popular é a maior cooperativa de crédito da América Latina. Sua missão era impulsionar a adoção de seus empréstimos de crédito e melhorar seus serviços de cobrança de dívidas. Para isso, eles resolveram apostar no RCS por ser um canal digital mais visual do que o SMS. 

Os resultados foram incríveis! Para empréstimos de crédito, o RCS entregou o dobro do número de pedidos em comparação com o SMS, dobrando o ROI da campanha. Já na cobrança de dívidas, a receita coletada via RCS também foi o dobro daquela trazida por SMS. Além disso, os custos de cobrança também foram reduzidos em 90% quando comparado com os custos de agentes em call center. 

Para cobrar dívidas, a Caja Popular utilizou um chatbot integrado ao RCS capaz de responder 500 consultas por dia, reduzindo os custos e a espera dos clientes no atendimento do call center e aumentando a eficiência nas cobranças. Sendo assim, além dos ganhos comprovados em números, a empresa ainda obteve maior satisfação dos clientes. 

#5 EaseMyTrip

A EaseMyTrip é uma empresa de viagens on-line indiana que decidiu testar o RCS para se envolver com seus clientes do setor de turismo de uma maneira inovadora: compartilhando as últimas promoções e pesquisas de feedback pós viagens. 

Falando especificamente sobre o envio de pesquisa de satisfação, a campanha via RCS teve uma taxa de abertura 7% maior e um CTR quatro vezes mais alto do que anteriormente, quando a mesma comunicação era enviada por e-mail. Dez vezes mais pessoas preencheram a pesquisa, aumentando a taxa de conversão de feedbacks.  

#6 Organização Mundial da Saúde

Durante a pandemia da Covid-19, foram realizadas diversas campanhas globais via RCS com o objetivo de atingir cerca de 1,5 bilhão de pessoas e fornecer informações confiáveis, precisas sobre a prevenção e propagação do vírus. A ação, que antes era feita via push notification, apresentava quase 60% de taxa de abertura e 8,7% em interação. 

No entanto, com o RCS, os números mudaram consideravelmente: a taxa de abertura foi para incríveis 90,5% e a interação subiu para quase 34%. Ou seja, o impacto do RCS nesse caso pode ter sido a diferença ao conscientizar e reduzir as infecções do covid-19 em todo o mundo. 

#7 Pontaltech

Sim, nós temos o nosso próprio case de sucesso! Para o lançamento oficial do RCS no nosso portfólio de serviços, preparamos uma ação de cross selling e assim, aumentamos o engajamento com nossos clientes. Utilizamos o próprio RCS para demonstrar, na prática, os recursos e possibilidades que esse novo canal digital de comunicação oferece para as empresas. 

Dessa forma, nosso time de UX criou diálogos fluidos e com textos claros e concisos que conduziram nossos clientes para uma experiência agradável, fluida e rica em recursos de mídias. Ao utilizarmos os botões para ações rápidas, facilitamos a interação com a nossa marca e os nossos clientes puderam interagir conosco apenas por meio de cliques. 

Por outro lado, para aqueles que desejavam mais informações sobre o novo canal do Google, utilizamos o transbordo para o atendimento humano. E a aceitação do RCS não poderia ter sido melhor! Ao todo foram 1.065 mensagens trocadas com 65% da base engajada. Esse foi o percentual de clientes que percorreram todo nosso fluxo, que continha um vídeo demonstrativo do RCS e um carrossel com nossas outras soluções. 

Dentro dessa base de clientes engajados, 11% pediram para falar com um consultor com o objetivo de saber mais sobre o RCS. Aliás, no mesmo dia da ação foram agendadas 6 reuniões em que pudemos esclarecer as dúvidas e expor todas as vantagens do novo canal de mensageria. Viu como o RCS é capaz de acelerar o processo de vendas por meio da integração com o atendimento humano? 

Por que utilizar o RCS e tornar a sua marca um case de sucesso?

O RCS está abrindo as portas para uma comunicação mais leve, atrativa, dinâmica, confiável e personalizada.

Em resumo, as vantagens são tanto para empresas como para os clientes: 

  • Suas comunicações terão o nome da sua empresa, o logo e uma breve descrição, o que gera maior confiança e autoridade para sua marca.
  • O tamanho de suas mensagens pode ser superior a 160 caracteres, além da opção de conteúdo multimídia.
  • A entrega é garantida. Caso o celular de seu cliente não possa receber o RCS, enviamos um SMS tradicional.
  • Maior controle das campanhas e ações graças a maior riqueza de informações, como por exemplo o recibo de leitura.

Pontaltech é a empresa brasileira que mais gerou cases de RCS em 2022

Por fim, com tantos resultados positivos, temos certeza que você também quer implementá-lo no seu negócio, não é mesmo? Nós e os nossos clientes tivemos resultados muito positivos com as campanhas de RCS. Veja quais foram elas:

Casas Bahia obteve aumento de 109% de conversão

Mercado Pago aumento 20% da recuperação de crédito com o RCS

Exsen aumento em 57% a taxa de pagamentos

Di Santinni aumenta receita na Black Friday utilizando o RCS

Quite Já aumenta 260% no interesse em acordo de cobrança

Estes são apenas alguns dos cases de RCS que temos! Implemente já o RCS na sua empresa! Fale com um de nossos consultores e conheça mais sobre o RCS e conte com a gente para integrar essa nova solução à sua estratégia de marketing e vendas! 

cases de RCS

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10 de março de 2023
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