A recuperação de crédito é um processo composto por ações que visam fazer o cliente inadimplente pagar sua dívida atrasada, e assim, limpar seu nome. E para otimizar esse trabalho e melhorar a experiência do usuário, as empresas contam hoje com a tecnologia do agente virtual de voz.
Existem alguns fatores que podem fazer os consumidores não honrarem com seus compromissos, por exemplo:
- Desemprego de algum membro da família
- Problemas de saúde
- Esquecimento (é isso mesmo!)
- Aumento de impostos nas contas recorrentes
A maioria dessas causas foge do controle e torna a inadimplência inevitável. No entanto, com boas estratégias, as empresas conseguem criar oportunidades de recuperar os valores em aberto.
Mas as estratégias devem atender às expectativas de ambos os lados: credores e consumidores com dívidas pendentes. Os clientes precisam perceber que o que está sendo proposto é a melhor condição para que ele limpe seu nome.
Dicas para a recuperação de crédito
Quando falamos em recuperação de crédito, estamos falando de dívida negativada, que é diferente da cobrança. O primeiro caso, trata com o consumidor já está com o nome negativado, oferecendo meios para a quitação. Enquanto o segundo, tem a finalidade exclusiva de receber um valor em aberto.
A recuperação de crédito é uma negociação que dá alternativas para que o consumidor possa quitar o débito e como resultado, limpar seu nome.
Portanto, o primeiro passo para uma cobrança efetiva é revisar as informações sobre a dívida, como valores, juros, data de aquisição e tempo de atraso. Dessa forma, fica mais fácil encontrar uma solução boa tanto para a empresa como para o cliente.
Posteriormente, é hora de ouvir o consumidor para saber o motivo da inadimplência.
Essas duas etapas guiam a negociação e fazem com que a empresa ofereça opções viáveis, inclusive, reduzindo juros ou parcelando débitos.
Da mesma forma, outro ponto importante é manter o tom amigável e leve em todas as interações. E quando elas acontecem através de ligações telefônicas, o uso do agente virtual de voz é uma das melhores opções. Já que essa tecnologia automatiza o trabalho, de maneira humanizada.
Os voicebots são programados para falar com as pessoas de forma tranquila e educada, numa abordagem amigável.
Vantagens do agente virtual de voz na recuperação de crédito
Por mais que sejam tomados todos os cuidados que citamos acima, o ato de cobrar é um momento delicado que pode gerar constrangimento nos clientes. E aí que entra a importância do agente virtual de voz, que pode reduzir esse sentimento.
Porque é provável que as pessoas prefiram conversar com um robô ao invés de um humano, por vergonha ou algum tipo de embaraço, por exemplo.
Hoje, os voicebots interagem de forma natural e com empatia na voz, dessa forma o cliente se sente “protegido” e fica mais aberto a ouvir a proposta.
Além disso, outras vantagens dos agentes virtuais de voz na recuperação de crédito, são:
- Disponibilidade 24 horas por dia
- Mais agilidade
- Maior produtividade
- Redução de custos operacionais
- Padronização na abordagem
Por que usar o Play! na recuperação de crédito?
O Play! é o nosso agente virtual de voz. Que utiliza Inteligência Artificial de alta performance para entender o que os clientes dizem e dar a melhor resposta.
Ele tem monitoramento inteligente, para acompanhar os áudios por etapas do atendimento. Isso que dizer, por exemplo, que se durante a abordagem houver algum momento de maior atenção, você pode dar foco somente a esse trecho, sem ouvir a gravação inteira.
As informações das ligações são atualizadas em tempo real. Além disso, temos alertas de gestão: notificações enviadas por SMS com indicadores da campanha.
No dashboard, é possível analisar a efetividade da campanha através de um funil de sucesso, que mostra: tentativas de contato, ligações atendidas, clientes localizados e chamadas convertidas.
O Play! também tem integração com webservices e transferência inteligente para call center. Além de insights técnicos para otimizar as ações.
Pra nós, TODAS as ligações importam. E pra você?
É isso mesmo, deixamos pro final o nosso grande diferencial: aqui TODAS as ligações importam!
Ao contratar o Play!, sua empresa terá à disposição uma equipe de agentes reserva. Eles atuam sempre que o número de ligações atendidas for maior do que o de bots contratados. Ou seja, eles nunca perdem uma ligação.
Provando a eficiência do nosso agente virtual de voz, a Bellinati Perez substituiu suas URAs e o atendimento híbrido por uma operação 100% digital utilizando o voicebot Play! Nesse case, o fluxo de agentes conduz os clientes durante as negociações, sem qualquer contato humano.
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