Agente virtual de voz na recuperação de crédito | Pontaltech
        • Canais

          SMS

          Use a seu favor o alto poder de alcance do SMS

          Inove com o novo padrão de mensagens do Google

          Amplie a eficiência de suas campanhas

          Esteja presente no aplicativo de mensagens mais popular

          Plataformas

          O agente virtual de voz ideal para sua empresa

          Atendimento escalável em todos os canais

          Plataforma de governança e monitoramento

          O seu workflow inteligente de receita recorrente

  • Sobre
  • Carreiras
  • Cases
  • Blog
  • Contato

Blog

Agente virtual de voz na recuperação de crédito

O agente virtual de voz automatiza o processo de recuperação de crédito, diminuindo o tempo de negociação e acelerando o recebimento
Agente virtual de voz na recuperação de crédito

A recuperação de crédito é um processo composto por ações que visam fazer o cliente inadimplente pagar sua dívida atrasada, e assim, limpar seu nome. E para otimizar esse trabalho e melhorar a experiência do usuário, as empresas contam hoje com a tecnologia do agente virtual de voz.

Existem alguns fatores que podem fazer os consumidores não honrarem com seus compromissos, por exemplo:

  • Desemprego de algum membro da família
  • Problemas de saúde
  • Esquecimento (é isso mesmo!)
  • Aumento de impostos nas contas recorrentes

A maioria dessas causas foge do controle e torna a inadimplência inevitável. No entanto, com boas estratégias, as empresas conseguem criar oportunidades de recuperar os valores em aberto.

Mas as estratégias devem atender às expectativas de ambos os lados: credores e consumidores com dívidas pendentes. Os clientes precisam perceber que o que está sendo proposto é a melhor condição para que ele limpe seu nome.

Dicas para a recuperação de crédito

Quando falamos em recuperação de crédito, estamos falando de dívida negativada, que é diferente da cobrança. O primeiro caso, trata com o consumidor já está com o nome negativado, oferecendo meios para a quitação. Enquanto o segundo, tem a finalidade exclusiva de receber um valor em aberto.

A recuperação de crédito é uma negociação que dá alternativas para que o consumidor possa quitar o débito e como resultado, limpar seu nome.

Portanto, o primeiro passo para uma cobrança efetiva é revisar as informações sobre a dívida, como valores, juros, data de aquisição e tempo de atraso. Dessa forma, fica mais fácil encontrar uma solução boa tanto para a empresa como para o cliente.

Posteriormente, é hora de ouvir o consumidor para saber o motivo da inadimplência.

Essas duas etapas guiam a negociação e fazem com que a empresa ofereça opções viáveis, inclusive, reduzindo juros ou parcelando débitos.

Da mesma forma, outro ponto importante é manter o tom amigável e leve em todas as interações. E quando elas acontecem através de ligações telefônicas, o uso do agente virtual de voz é uma das melhores opções. Já que essa tecnologia automatiza o trabalho, de maneira humanizada.

Os voicebots são programados para falar com as pessoas de forma tranquila e educada, numa abordagem amigável.

Vantagens do agente virtual de voz na recuperação de crédito

Por mais que sejam tomados todos os cuidados que citamos acima, o ato de cobrar é um momento delicado que pode gerar constrangimento nos clientes. E aí que entra a importância do agente virtual de voz, que pode reduzir esse sentimento.

Porque é provável que as pessoas prefiram conversar com um robô ao invés de um humano, por vergonha ou algum tipo de embaraço, por exemplo.

Hoje, os voicebots interagem de forma natural e com empatia na voz, dessa forma o cliente se sente “protegido” e fica mais aberto a ouvir a proposta.

Além disso, outras vantagens dos agentes virtuais de voz na recuperação de crédito, são:

  • Disponibilidade 24 horas por dia
  • Mais agilidade 
  • Maior produtividade
  • Redução de custos operacionais
  • Padronização na abordagem

 

Agente virtual de voz

Por que usar o Play! na recuperação de crédito?

O Play! é o nosso agente virtual de voz. Que utiliza Inteligência Artificial de alta performance para entender o que os clientes dizem e dar a melhor resposta.

Ele tem monitoramento inteligente, para acompanhar os áudios por etapas do atendimento. Isso que dizer, por exemplo, que se durante a abordagem houver algum momento de maior atenção, você pode dar foco somente a esse trecho, sem ouvir a gravação inteira.

As informações das ligações são atualizadas em tempo real. Além disso, temos alertas de gestão: notificações enviadas por SMS com indicadores da campanha.

No dashboard, é possível analisar a efetividade da campanha através de um funil de sucesso, que mostra: tentativas de contato, ligações atendidas, clientes localizados e chamadas convertidas.

O Play! também tem integração com webservices e transferência inteligente para call center. Além de insights técnicos para otimizar as ações.

 

Pra nós, TODAS as ligações importam. E pra você?

É isso mesmo, deixamos pro final o nosso grande diferencial: aqui TODAS as ligações importam!

Ao contratar o Play!, sua empresa terá à disposição uma equipe de agentes reserva. Eles atuam sempre que o número de ligações atendidas for maior do que o de bots contratados. Ou seja, eles nunca perdem uma ligação.

Provando a eficiência do nosso agente virtual de voz, a Bellinati Perez substituiu suas URAs e o atendimento híbrido por uma operação 100% digital utilizando o voicebot Play! Nesse case, o fluxo de agentes conduz os clientes durante as negociações, sem qualquer contato humano.

Para conhecer melhor o Play!, clique aqui. Ou se preferir, entre em contato com nosso time de especialistas.

E para receber em primeira mão todos os nossos conteúdos, inscreva-se em nossa newsletter.

Conteúdos relacionados

09 de maio de 2022
Compartilhar

Inscreva-se em nossa newsletter