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4 problemas de gestão que o chatbot resolve

Que tal reduzir custos com atendimento e melhorar taxas de qualidade na comunicação com clientes? Saiba como o chatbot impacta os números do seu negócio!
problemas de gestão

Apesar de trazer muitos ganhos para o consumidor, o uso de chatbot também ajuda empresas a resolver diversos problemas de gestão oque impactam de forma negativa o resultado financeiro do negócio. Com isso, o que seria “apenas” uma ferramenta de atendimento, se torna uma saída para melhorar a qualidade das interações e aumentar as vendas.

O comportamento do consumidor está mudando, o que leva as empresas a adaptarem os seus processos para oferecer uma experiência do cliente cada vez mais positiva. Principalmente no que diz respeito ao atendimento, já que a demanda por automação e integração entre canais cresceu, e os chatbots passaram a fazer parte das estratégias de atendimento. 

No conteúdo de hoje vamos falar sobre chatbot e porque utilizá-lo no atendimento da sua empresa. Você terminará essa leitura conhecendo, de fato, o que são os chatbots, o que eles fazem e para quais problemas eles podem ser uma solução simples e eficaz. Vamos lá? Boa leitura!

O que é um chatbot?

O chatbot é um software desenvolvido para conversar com os clientes. Esse robô consegue oferecer respostas rápidas em formato de diálogo. Com base em dados coletados da integração de diferentes canais, a inteligência artificial do chatbot é capaz de resolver dúvidas simples que não necessitam de interação humana. 

Segundo pesquisa feita pela Hubspot, 71% das pessoas entrevistadas disseram preferir o uso de chatbots ao entrarem em contato com uma empresa. Mas, você sabe por que esse número é tão alto? Os chatbots destacam-se pela agilidade e eficiência com as quais os problemas são resolvidos. Com isso, a satisfação do cliente aumenta e a sua empresa ganha, mesmo que indiretamente, em diversos aspectos. E é exatamente sobre isso que vamos falar a seguir! 

4 problemas de gestão que o chatbot resolve nas empresas

Os benefícios de adotar um chatbot no atendimento da sua empresa são muitos. Não à toa, já são mais de 25 mil bots ativos no nosso país, sendo que 64% deles tem a finalidade de realizar atendimentos ao cliente. A seguir listamos 4 problemas que podem ser facilmente amenizados com o investimento em chatbots. Ficou curioso para saber como um robô pode impactar positivamente as finanças da sua empresa? Então acompanhe!

1. Índices de qualidade dos atendimentos abaixo do esperado

Muitas pessoas ainda se perguntam se as ferramentas de automação, como os chatbots, tomarão o lugar dos atendentes humanos nas empresas. A resposta é: não! O chatbot não foi desenvolvido para substituir o ser humano completamente, mas sim para otimizar atendimentos passivos e aumentar sua qualidade. 

Quando se trata de um contato simples, o chatbot é capaz de realizar o atendimento completo, poupando os atendentes humanos para casos mais complicados. Ao longo de toda a interação, seja ela por SMS, Whatsapp ou outros meios, o chatbot entrega mensagens personalizadas e garante o tom de voz da marca. Isso porque, por ser um robô, ele não sofre influência de fatores como estresse, cansaço, doenças e etc. 

Já em casos onde o chatbot não é capaz de concluir o atendimento sozinho, ele serve como uma importante ferramenta de coleta de informações sobre o suporte a ser prestado. Dessa forma, quando o usuário chega na etapa de atendimento com um humano, a plataforma já recolheu dados pontuais para otimizar o contato com o público.

Todas essas funções, quando somadas, garantem um aumento significativo na qualidade dos atendimentos prestados pela sua empresa. Sendo assim, o chatbot é uma excelente ferramenta para aumentar esses índices e entregar uma experiência do cliente muito mais positiva. 

2. Tempo de espera para ser atendido muito longo

Se a sua empresa sofre com esperas para atendimento, o chatbot é a ferramenta ideal. Isso porque, com o uso de tecnologia, ele consegue atender mais de uma pessoa ao mesmo tempo. Muito bom, né? Além disso, o software consegue identificar rapidamente quem é o cliente e qual o seu problema, reduzindo consideravelmente o tempo de cada interação. 

Disponíveis 24 horas por dia e 7 dias por semana, os chatbots tornam possível o atendimento integral para o seu cliente nos canais que você escolher instalá-lo. Além disso, você ainda consegue oferecer para o seu cliente opções simultâneas para atender diversas solicitações, assim como respostas personalizadas para cada uma delas. 

3. Custos elevados de suporte ao cliente

Se você gostou do que leu até aqui, imagina se a gente te falar que o chatbot te ajuda a reduzir custos? Pois é! Os chatbots podem representar uma importante economia dos custos da sua operação de suporte ao cliente. Isso porque, com ele, sua empresa diminui o uso de mão de obra e conversa com quantos clientes forem necessários ao mesmo tempo. 

Para tornar essa economia mais palpável, segundo uma pesquisa realizada pela Capgemini, 70% das empresas que usam chatbots reduziram em até 20% o gasto com atendimento. Imagina só, melhorar a qualidade do atendimento, reduzir tempo de espera e ainda pagar menos por isso? 

4. Queda na fidelização dos clientes

Se a sua empresa vem notando uma queda na fidelização dos clientes, isso com certeza diz respeito à experiência que você vem oferecendo. Pensando nisso, o atendimento faz parte da maioria das interações do cliente com a sua marca, então talvez o problema esteja aí. E para otimizar o atendimento na sua empresa, os chatbots são a melhor solução. 

Com a capacidade de se relacionar de forma muito mais ágil e inteligente com o seu cliente, esses robôs constroem diálogos humanizados que ajudam na retenção e fidelização dos clientes. Ou seja, a chance de aumentar suas vendas com upsells e recompras se tornam ainda maiores!

Quer investir em um chatbot para a sua empresa e dar adeus a esses problemas? Vem com a Pontaltech. Com a nossa solução de chatbot você aumenta a produtividade e realiza atendimentos automatizados em diversos canais em uma única plataforma! Conheça mais e fale com a gente!

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10 de junho de 2022
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