Soft bounce, hard bounce e métricas de e-mail para empresas
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Soft bounce, hard bounce e outras métricas de e-mail para empresas

Aprenda o que é soft bounce, hard bounce e outras métricas importantes para empresas. Veja como melhorar suas campanhas de e-mail marketing, de relacionamento ou cobrança.
o que é soft bounde hard bounce

O e-mail marketing faz parte da maioria das estratégias de marketing digital de qualquer empresa, seja para captar novos leads ou manter o relacionamento com eles até que estejam prontos para a conversão. Mas, para que a sua empresa tenha sucesso, é preciso acompanhar as principais métricas de e-mail, como soft bounce, hard bounce e muitas outras que, quando analisadas, te ajudam a otimizar as comunicações e vender mais. 

A regra é clara: qualquer e-mail marketing precisa ser monitorado desde o seu disparo. Só assim é possível tornar os disparos mais assertivos, acompanhando a evolução dos seus leads ao longo da jornada de compra. Mas calma! Se você ainda não se sente confiante para interpretar o que essas métricas te dizem, confira a seguir. 

Neste conteúdo você vai entender o que são métricas de e-mail e porque é tão importante acompanhá-las. Vamos te mostrar o que é e como reduzir dois problemas importantes em qualquer estratégia de e-mail, o soft bounce e o hard bounce, além de te mostrar mais 5 métricas fundamentais para você ficar de olho. Preparado para as dicas? Então acompanhe! 

O que são métricas de e-mail e por que acompanhá-las?

As métricas são números que traduzem os resultados da sua estratégia de e-mail marketing. Desde o momento em que são disparados, as métricas começam a reunir informações sobre como os e-mails chegam ao destinatário, o engajamento dessas pessoas com o conteúdo que você preparou, além de uma uma série de outras informações. 

Todos esses dados são relevantes para as suas tomadas de decisão, mostrando dentro do seu contexto, o sucesso e as falhas das suas ações. No entanto, apesar de coletadas desde o momento do disparo, as métricas precisam ser analisadas ao longo de um determinado período, para que seja possível julgar se o resultado do e-mail marketing foi o desejado, ou se houve alguma quebra, recuo ou estagnação.

Munidos das métricas, a sua equipe será capaz de entregar o melhor conteúdo para o mailing. Por isso, é imprescindível investir na captação, análise e interpretação das métricas, e julgar se o resultado está de acordo com as conversões e metas do negócio. 

Soft bounce e Hard bounce: O que são e como reduzi-los? 

Os conceitos de hard bounce e soft bounce estão entre os mais comentados entre as métricas de email marketing. Infelizmente, nenhuma campanha está livre de bounces, por isso é preciso estar atento e colocar algumas boas práticas em ação para tentar reduzir esses números. 

O bounce impacta diretamente nas taxas de sucesso de uma campanha de email. De forma geral, ele acontece quando um email é rejeitado, ou seja, não chega à caixa de entrada do seu lead. Isso pode acontecer por dois motivos: 

  • Erro permanente, como email inexistente ou inválido (hard bounce);
  • Erro temporário, como servidor fora do ar ou caixa de entrada cheia (soft bounce).

Sendo assim, mais do que métricas de e-mail, o hard bounce e soft bounce são métricas de qualidade da sua base de leads. Sendo assim, campanhas que apresentam taxas elevadas de bounce demonstram que a lista de contatos não está boa e precisa ser higienizada. 

O que é Hard bounce?

Você tentou enviar um e-mail mas, por algum motivo, o destinatário não o recebeu permanentemente? Trata-se de um hard bounce! Isso acontece quando, por exemplo, o endereço de e-mail foi digitado de forma incorreta ou não existe mais. De maneira geral, as suas campanhas de e-mail nunca podem ter mais do que 3% de hard bounce.

Isso porque, enviar e-mails para esse tipo de destinatário é muito ruim, já que indica que a lista é muito antiga ou, até mesmo, comprada. Nesses casos procure imediatamente inativar os endereços que indicaram hard bounce da sua lista, para evitar danos à sua reputação como um bom remetente de emails.

O que é Soft bounce?

Assim como um hard bounce, o soft bounce é um erro ocasionado por alguma dificuldade de entrega do email. Porém, no soft bounce, esse erro é temporário, ou seja, o e-mail não pode ser entregue naquele momento, mas nada impede que seja entregue no futuro. Isso pode acontecer, por exemplo, quando a caixa de emails do seu destinatário está cheia ou o servidor de emails dele está fora do ar temporariamente. 

Por ser um problema de menor gravidade, a recomendação é que a sua campanha não tenha mais do que 6% deste tipo de erro. No entanto, é preciso ficar atento a e-mails que sempre retornam com soft bounce, para que você não tenha problemas de entregabilidade no futuro. A sugestão é que você remova da sua lista todos os contatos que apresentarem soft bounce de forma recorrente, combinado?

Muito além do soft bounce e hard bounce: 5 métricas para ficar atento

São muitas as métricas disponíveis nas mais diversas plataformas de disparo de e-mail marketing. Quando não vem prontas, em um dashboard automatizado, você ainda pode calculá-las à parte, encontrando as respostas que precisa. Mas, para isso, muitas vezes é necessário conhecer uma grande variedade de métricas. 

Algumas delas são um tanto quanto óbvias, e trazem indicações diretas em relação ao desempenho do seu e-mail. No entanto, existem métricas mais complexas, que requerem investigação e, até mesmo, testes A/B. A seguir, listamos 5 métricas que você não pode deixar de conhecer quando o assunto é disparo de e-mail em massa. Vem com a gente!

Taxa de abertura 

Enviar um email e ele não ser aberto é bastante frustrante. Por isso, monitorar esta métrica é fundamental. A conta para descobrir a taxa de abertura é bem simples, basta dividir quantas pessoas abriram seus e-mails pela quantidade de mensagens enviadas. A taxa média de mercado atual fica em torno de 17%.

Caso a sua taxa de abertura esteja baixa, preste atenção na quantidade de disparos que estão sendo enviados (se o volume for alto, pode incomodar os usuários), nos horários de envio dos e-mails e nos assuntos, que precisam ser interessantes e personalizados para estimular a abertura

Clickthrough Rate (CTR)

Clickthrough Rate (CTR), ou taxa de cliques, é uma das métricas mais importantes para saber se a sua estratégia de e-mail marketing está funcionando. Ela mensura a taxa de cliques em relação à quantia de mensagens disparadas, definindo não só o resultado da estratégia, mas também o interesse e o engajamento do seu público com o conteúdo e a qualidade da sua base de e-mails.

Para calcular o CTR basta dividir o total de cliques pelo número de e-mails enviados. Mas lembre-se: essa métrica precisa ser acompanhada frequentemente, pois muda diariamente, já que um usuário que não viu o email ontem pode visualizar hoje ou amanhã, por exemplo. 

Conversion Rate 

Conversion Rate, ou taxa de conversão, representa a taxa de pessoas que concluíram a ação proposta por você naquele e-mail. Ou seja, quantas pessoas abriram o seu email, clicaram no CTA, foram direcionadas para uma landing page, por exemplo, e concluíram a ação pretendida com aquele disparo.

Diferente das demais, para ser medida, ela precisa ser integrada com outra plataforma, como o Google Analytics, para medir, de onde as conversões estão vindo. Caso a sua empresa esteja observando uma baixa taxa de conversão por email, talvez a sua abordagem e conteúdo não esteja coerente com a sua base de e-mails, ou então as pessoas estão sendo redirecionadas para uma página que não está otimizada para conversão.

Taxa de spam

Cada vez mais os serviços de e-mails têm trabalhado para fazer com que mensagens automáticas não sejam entregues nas caixas principais. Porém, além dessa filtragem, o próprio usuário também pode reportar a sua mensagem como spam. 

Por isso, manter o spam sob observação é imprescindível para que o seu esforço não seja em vão. Imagine só: o usuário não recebe a sua oferta, as conversões não são feitas e há perda de tempo e dinheiro. Você não quer isso, certo? Então fique de olho nessa taxa e avalie mudanças

A melhor saída para não cair em spam é entregar algo pessoal e orgânico para o usuário. Mantenha uma abordagem próxima, com assuntos interessantes e não exagere no fluxo de e-mails enviados.

Taxa de encaminhamento

Se o seu email é encaminhado, é sinal de que o usuário achou o conteúdo interessante o suficiente para que outra pessoa também o aproveitasse. Por isso, é muito inteligente ficar de olho nas suas taxas de encaminhamento, observando quais e-mails têm um melhor desempenho e aceitação. 

Testes A/B com formatos distintos também podem ser feitos para observar a performance dessa métrica em cada versão. Dessa forma, seus disparos ficam cada vez mais personalizados e adaptados à sua persona.

Ferramentas para acompanhar as suas métricas de e-mail 

Como você viu, uma boa estratégia para campanhas de e-mail marketing requer uma ampla análise das métricas que pode ser feita com o uso de ferramentas que ajudem não só no disparo, mas também no acompanhamento dos resultados de email. Se você ainda não conhece a nossa plataforma de e-mail marketing ou corporativo para empresas, talvez tenha chegado a hora! 

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10 de outubro de 2022
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