Dicionário de marketing, publicidade e jornalismo: 60 palavras
        • Canais

          SMS

          Use a seu favor o alto poder de alcance do SMS

          Inove com o novo padrão de mensagens do Google

          Amplie a eficiência de suas campanhas

          Esteja presente no aplicativo de mensagens mais popular

          Plataformas

          O agente virtual de voz ideal para sua empresa

          Atendimento escalável em todos os canais

          Plataforma de governança e monitoramento

          O seu workflow inteligente de receita recorrente

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Dicionário definitivo de marketing, publicidade e jornalismo

Veja o dicionário definitivo de marketing digital, jornalismo e publicidade com as 60 palavras mais utilizadas.
dicionário de marketing

Se você trabalha em contato com a área de marketing ou, até mesmo, faz parte dela, já deve ter percebido que existe um idioma quase que “próprio”, não é mesmo? Palavras em inglês e uma série de expressões bastante específicas fazem parte desse mundo. Pois é, às vezes só um dicionário de marketing para nos ajudar em alguns momentos. 

Confira a seguir um dicionário de marketing com 60 palavras da área e seus significados. Bateu a dúvida do que quer dizer alguma expressão? É só consultar o nosso guia que, certamente, você encontrará a resposta. Vem com a gente e boa leitura!

Qual a diferença entre marketing, publicidade e jornalismo?

Antes de começarmos a entender os principais termos do dicionário de marketing, há uma diferença entre marketing, publicidade e jornalismo. Essas três áreas distintas desempenham papéis cruciais na comunicação e na influência sobre o público.  

O marketing é uma disciplina que se concentra em entender as necessidades dos clientes, desenvolver estratégias para atendê-las e criar relacionamentos duradouros com os consumidores. Por outro lado, a publicidade é uma parte do marketing que se dedica à criação de mensagens persuasivas e à promoção de produtos ou serviços, com resultados mais imediatistas. 

Por fim, o jornalismo é uma profissão que se compromete com a coleta, a verificação e a disseminação imparcial de informações de interesse público. Embora relacionados, esses campos têm objetivos e abordagens distintas, contribuindo de maneiras diferentes para a comunicação e a informação em nossa sociedade.

Quais são os 60 termos de marketing mais usados?

A seguir você encontra o dicionário de marketing completo que preparamos para você com 60 termos altamente utilizados, confira: 

1. AIDA

Modelo de marketing que descreve as etapas do processo de decisão do consumidor: atenção, interesse, desejo e ação.

2. Análise SWOT

A análise SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats) ou em português, análise FOFA, é uma ferramenta de planejamento estratégico que identifica forças, oportunidades, fraquezas e ameaças de uma empresa. Fundamental para qualquer planejamento estratégico, ela identifica melhorias e ajuda na tomada de decisão das organizações.

Veja o que cada pilar representa.

Forças: são as características positivas que dão à empresa uma vantagem competitiva. Exemplos: marca forte, equipe talentosa, tecnologia inovadora.

Oportunidades: fatores externos podem ser favoráveis ​​para a empresa aproveitar. Exemplos: crescimento do mercado, novas tecnologias, mudanças nas preferências do consumidor.

Fraquezas: alguns aspectos negativos podem impedir o sucesso da empresa. Exemplos: falta de recursos, processos ineficientes, má reputação.

Ameaças: por fim, os fatores externos que podem colocar o sucesso da empresa em risco devem ser mapeados. Exemplos: novos concorrentes, mudanças nas leis, crises econômicas.

3. Alt Text

Descrição de imagens lido pelos mecanismos de busca, como o Google, desempenhando um papel fundamental na estratégia de SEO. Os usuários podem encontrar seu site através do Google Imagens, por exemplo. Além disso, essa descrição é mostrada quando o navegador não consegue carregar a imagem, o que facilita a compreensão do contexto, mesmo sem a imagem.

4. Analytics

Refere-se à informação gerada pela análise de dados ou estatísticas de uma página da web, aplicativo, plataforma, campanha de marketing, testes, e assim por diante. Também pode ser uma expressão utilizada para se referir ao Google Analytics (GA4), a ferramenta de análise de estatísticas do Google, ou a outras ferramentas similares.

5. Automação de marketing

Consiste em automatizar certas tarefas para simplificar a rotina diária e direcionar o foco para a estratégia. Esse conceito está estreitamente ligado aos canais digitais, como o e-mail marketing, nos quais uma sequência de e-mails é enviada de forma automática com o objetivo de estabelecer um relacionamento com os potenciais clientes.

6. B2B

A sigla significa business-to-business e refere-se a troca de serviços ou comércio de empresa para empresa.

7. B2C

Business-to-customer representa o serviço ou comércio estabelecido entre uma empresa e um consumidor.

8. Benchmarking

Procedimento que envolve a análise da concorrência e do mercado. Você avalia o que está sendo executado de forma mais eficiente, seja por concorrentes diretos ou por empresas de outros setores, como meio de aperfeiçoar seus próprios processos.

9. Brainstorming

Dinâmica em grupo com o objetivo de explorar a capacidade criativa dos participantes para resolver um problema pré-determinado, elaborar um plano ou gerar novas ideias. A técnica reúne pessoas que compartilham seus pensamentos, sem que nada seja descartado ou julgado. As ideias são registradas e o objetivo do grupo é chegar a um consenso ou melhor solução, promovendo a inovação e a criatividade na resolução de problemas. 

10. Branding

Consiste nas ações estratégicas que influenciam o posicionamento e a percepção de valor da marca de uma empresa diante de seus consumidores.

11. Briefing

Documento que reúne dados, informações e diretrizes indispensáveis à execução de uma tarefa de marketing.

12. Budget

Trata-se do orçamento (montante de dinheiro) disponível para investimentos em uma campanha, área ou cliente. 

13. Case

Narrativa ou descrição de um projeto, situação, estratégia ou experiência de sucesso em um determinado contexto. Geralmente, é usado para destacar e compartilhar exemplos de boas práticas, resultados positivos ou soluções criativas em áreas como negócios e marketing. Eles são úteis para inspirar, informar e orientar profissionais em suas atividades e decisões.

14. CAC

Significa “Custo de Aquisição de Cliente”. Essa métrica permite que as empresas saibam o quanto estão gastando para conquistar cada cliente novo. 

15. CRM

Abreviação para “Customer Relationship Management”, que se refere ao conjunto de programas e ferramentas que uma empresa utiliza para rastrear de maneira estruturada todas as interações que teve com cada um de seus clientes e prospects. Uma solução de CRM possibilita que todas as comunicações e atividades relacionadas a uma pessoa específica sejam consolidadas e visualizadas de forma unificada.

16. Canais

São os meios pelos quais uma marca se comunica com seu público, como SMS, RCS, e-mail, redes sociais, blogs, etc. 

17. Chatbot

Chatbots são softwares que simulam conversas humanas para interagir com usuários, oferecendo respostas automáticas a perguntas ou realizando tarefas específicas, geralmente em chat de texto.

18. Ciclo de venda

Período desde o primeiro contato do prospect com a marca ou produto até o fechamento da venda.

dicionário de marketing

19. CPC

Custo por clique. Método de cobrança de anúncios onde o anunciante paga pelo número de cliques. 

20. CPA

Custo por aquisição. Método de cobrança de anúncios onde o anunciante paga com base nas conversões realizadas.

21. CRO

Conversion Rate Optimization. Conjunto de estratégias que visam otimizar a taxa de conversão em um site. 

22. CTA

“Call to action” ou “chamada de ação” é uma palavra ou frase de impacto que incentiva o usuário a tomar uma determinada ação (como finalizar uma venda ou encaminhar um conteúdo). 

23. CTR

Click Through Rate. Mostra a porcentagem de pessoas que visualizaram a mensagem versus as que clicaram no link. 

24. Deadline

Prazo de entrega.

25. Design Thinking

Abordagem de resolução de problemas centrada no ser humano, que se baseia na empatia, criatividade bem como na interação para encontrar soluções inovadoras. 

26. Distribuição

Forma pela qual um produto ou serviço é entregue ao consumidor final. Para produtos digitais, um exemplo são os canais digitais. Já para os físicos, via correios. 

27. E-book

Livro eletrônico usado como material para atrair e educar leads. 

28. Engajamento

Interações dos usuários com uma marca, seja por curtidas, comentários ou cliques.

29. Fee

Montante fixo mensal, previamente acordado, que o cliente paga à agência ou profissional de marketing em troca dos serviços fornecidos.

30. Follow up

Termo em inglês para acompanhar um processo já iniciado. 

31. Frequência

Periodicidade em que algo é feito, como o envio de mensagens de texto, atualizações de redes sociais, etc. 

32. Funil de vendas

Modelo visual que representa as etapas pelas quais os clientes passam, desde o primeiro contato até a compra, auxiliando na compreensão e gestão do processo de vendas.

33. Gatilho

Situação que antecipa uma ação, ou seja, a utilização de gatilhos mentais. Por exemplo, ao clicar em um determinado link do seu e-mail, automaticamente esse usuário receberá outra comunicação via SMS. 

34. Growth Hacking

Estratégias de marketing criativas e rápidas para impulsionar o crescimento de uma empresa, muitas vezes usando táticas inovadoras e experimentação para alcançar resultados.

35. Inbound Marketing

Estratégia que se concentra em atrair clientes por meio de conteúdo relevante e atraente, em vez de abordá-los diretamente com mensagens de venda.

36. KPI

Key Performance Indicator. São indicadores-chave de desempenho usados para medir o sucesso e o progresso de metas ou objetivos em uma organização.

37. Landing page

Página projetada especificamente para receber visitantes e direcioná-los para uma ação específica, como preencher um formulário ou fazer uma compra.

38. Lead

Potencial cliente que demonstrou interesse em produtos ou serviços de uma empresa, fornecendo informações de contato para futuras comunicações. 

39. Link patrocinado

Anúncio online pago exibido em mecanismos de busca, como o Google, ou sites, direcionando os usuários para o site do anunciante quando clicado.

40. Long tail keywords

Palavras-chave de cauda longa são termos de busca específicos e mais longos que têm menos competição, geralmente gerando tráfego direcionado e qualificado para um site.

41. Marketing de conteúdo

Estratégia de marketing que envolve a criação e distribuição de conteúdo relevante e valioso para atrair, engajar e converter público-alvo em clientes ou seguidores.

42. Market share

É a participação ou fatia de mercado que uma empresa possui em relação ao total de vendas ou participação total de mercado em um setor ou indústria específicos.

43. Modelo de negócio

Estrutura que descreve como uma empresa gera valor, obtém receitas e opera, incluindo sua proposta de valor, segmento de clientes, fontes de receita e estratégia operacional.

44. MQL

Marketing Qualified Lead. Trata-se de um lead considerado qualificado e pronto para ser encaminhado para o departamento de vendas, já que demonstrou interesse genuíno em um produto ou serviço.

45. Nutrição de leads

Processo de marketing que envolve o fornecimento de conteúdo relevante e valioso aos leads ao longo do tempo, com o objetivo de cultivar relacionamentos, manter o interesse e preparar os leads para se tornarem clientes no futuro.

46. Prospect

Significa “potencial cliente”. Pode ser tanto uma empresa-alvo de prospecções ativas ou outbound marketing, ABM, etc, como também alguém se se interessou pelo produto ou serviço. Para ser considerado um “propect”, ele precisa ter características que correspondem a Buyer Persona e está em uma posição mais avançada do funil de vendas.

47. Persona

A “persona” ou a “buyer pesona” é o modelo ideal de cliente que uma empresa procura ter. Ele precisa ter as características necessárias para comprar um produto ou serviço. Para estabelecê-la, é preciso pesquisa de mercado prévia para compreender seu comportamento social e de compra e assim, documentar, separando por pessoas envolvidas numa compra. No caso do B2B, é preciso descobrir quem são os influenciadores e quem são os decisores. A partir disso, o marketing poderá criar estratégias de mídia on e offline para impactar o público ideal que realmente pode comprar de você.

48. Retargeting

Esta é uma estratégia de mídia paga que busca reimpactar pessoas que já interagiram com a sua marca, mas agora com o objetivo de avançar no funil de vendas. Há uma diferença entre retargeting e remarketing, entretanto é comumente confundido. Por sua vez, o remarketing é uma estratégia de reimpacto de uma base de leads ou clientes pré-existente e geralmente não envolve mídias pagas.

49. ROI

A sigla ROI significa “retorno do investimento” e serve para calcular os custos por campanha e compará-lo com a receita gerada através delas.

Para calcular o ROI, basta obter a receita gerada e subtrarir o custo do investimento e na sequência, dividir pelo custo do investimento.

Cálculo de ROI = (Receita gerada – Custo do investimento) / Custo do investimento

Já para transformar o resutado do ROI em porcentagem, basta multiplicá-lo por 100.

50. Sazonalidade

São períodos que podem ser relacionados ao calendário de feriados como também às datas simbólicas e principais de cada mercado. Por exemplo, todo fim de ano é uma sazonalidade especial para o varejo porque há a campanha de Black Friday em novembro e o Natal em dezembro.

51. Segmentação

Cada campanha precisa ser segmentada para um público-alvo. A segmentação acontece na seleção das características digitais de usuários que serão impactados por anúncios na mída paga, ou ainda no tratamento das listas de clientes que receberão uma oferta especial de cross sell.

52. SEM

O SEM significa Search Engine Marketing e nada mais é do que um marketing para mecanismo de busca e comumente utiliza do SEO técnico para ser efetivo. Essa estratégia pode ser tanto para o Google, Bing, como para as redes sociais que também apresentam resultados ideais através de pesquisas, como TikTok, Instagram e YouTube. No entato, ele precisa necessariamente ser construído através do objetivo de gerar tráfego qualificado e depois, vendas.

53. SEO

O SEO significa Search Engine Optimization e é a habilidade técnica de otimizar o site para aumentar seu posicionamento nos mecanismos de busca, bem como melhorar o rankeamento das principais palavras-chave. Isso requer uma pesquisa aprofundada no conhecimento de consumo digital do público-alvo ou buyer persona, e busca criar conteúdos capazes de capturar a atenção do usuário assim como o desejo pelo produto ou serviço oferecido.

54. Target

O target, também conhecido como “público-alvo”, é um documento criado pela equipe de marketing com a definição das características principais das pessoas a serem atingidas por campanhas. Para isso, é preciso estabelecer quais são os dados demográficos (idade, localização, nível de escolaridade), psicográficos (interesses, estilo de vida) e comportamentais (hábitos digitais, hábitos de consumo, canais de comunicação preferidos). Somente a partir da criação da buyer persona e de pesquisas de mercado aprofundadas, é que se cria o target.

55. Taxa de abertura

A taxa de abertura é uma porcentagem de usuários que foram impactados por campanhas em massa de e-mail, WhatsApp ou RCS que efetivamente abriram a mensagem. Ela serve como parâmetro para o cálculo percentual dos outros estágios do funil de conversão.

56. Taxa de cliques

O resultado de toda campanha que possui um link ou um botão que facilita a navegação de um canal para o outro, pode ser mensurado. A taxa de clique leva em consideração a taxa de abertura, citada anteriormente e também pode ser comparada à taxa de interação ou respostas.

57. Taxa de conversão

Já a taxa de conversão considera os dados brutos de abertura e clique ou outra métrica importante para mensurar o resultado da campanha. Em outras palavras, essa taxa representa o número total ou percentual de usuários que, de fato, concluiram a ação proposta na mensagem enviada ou na ação proposta pela empresa.

58. Testa A/B

O teste A/B pressupõe o descobrimento da melhor versão de uma campanha, mensagem ou até mesmo landing page (página de conversão). Consiste em acionar duas versões diferentes de um mesmo conteúdo com pequenas diferenças a fim de validar hipóteses ou otimizar sua conversão.

59. Tráfego orgânico

O tráfego orgânico é resultado de uma boa estratégia de marketing de conteúdo junto ao SEM e SEO. Ou seja, os acessos orgânicos de um site ou página de vendas pode ser contabilizado em ferramentas como Google Analytics, Google Search Console e até as pagas, como SEMRush e Ubersuggest.

60. Tráfego pago

Por fim, o tráfego pago é uma estratégia de investimento em mídia paga a fim de gerar tráfego qualificado para um site através de anúncios. Ele está intrinsecamente ligado às estratégias de funil de vendas e retargeting, além de depender de outras frentes já citadas aqui.

As principais ferramentas de tráfego pago são: Google Ads, Meta Ads, LinkedIn Ads e outras plataformas e sites que possibilitam a exposição de um anúncio com link direcionado.

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29 de abril de 2024
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