Gatilhos mentais: saiba como utilizar no SMS e RCS [GUIA]
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Saiba como utilizar gatilhos mentais no SMS e RCS para converter mais

Neste guia, aprenda sobre gatilhos mentais, o que e quais são, além de como utilizar nas estratégias de SMS e RCS para aumentar a conversão.
tipos de gatilhos mentais

No mundo acelerado e superconectado em que vivemos, as estratégias de vendas e marketing estão em constante evolução para se adaptar às preferências e necessidades do consumidor. Nesse cenário, o uso de gatilhos mentais é uma das técnicas mais eficazes para influenciar as decisões de compra e produzir resultados positivos.

Dentre os diversos meios de contato disponíveis, o SMS e o RCS são ferramentas eficientes para acelerar etapas do funil de vendas. Dadas as características únicas desses canais de comunicação para empresas, neste artigo, vamos demonstrar como usar cada gatilho estrategicamente. 

Além disso, conheça exemplos práticos e dicas valiosas para criar mensagens envolventes e persuasivas que prendam a atenção e o interesse de seu público-alvo. Pronto(a) para descobrir como os gatilhos mentais podem melhorar o desempenho do seu negócio, aumentar as conversões de vendas e fortalecer o relacionamento com os clientes? Boa leitura!

O que são gatilhos mentais?

Gatilhos mentais são estímulos psicológicos que influenciam o comportamento humano de maneira automática e inconsciente. São estratégias utilizadas para criar conexões com o cliente e estimular a tomada de decisão, seja na compra de um produto, na adesão a um serviço ou em qualquer outra ação desejada.

Esses gatilhos exploram aspectos intrínsecos da mente humana, como as emoções, os desejos, as necessidades e os comportamentos sociais. Eles são baseados em padrões de comportamento comuns a todos nós e são acionados de forma quase involuntária, influenciando nossa percepção, opiniões e ações.

Quais são os principais gatilhos mentais para marketing e vendas?

Marketing e vendas utilizam inúmeros gatilhos mentais para influenciar o comportamento do consumidor, contudo, existem os mais eficientes. Conheça a seguir os principais gatilhos mentais e como funcionam cada um deles:

Escassez

O gatilho da escassez explora o medo de perder uma oportunidade. Ao destacar a limitação de tempo, quantidade ou disponibilidade de um produto ou serviço, cria-se um senso de urgência e desejo de obtenção imediata. Exemplos incluem frases como “Oferta válida apenas até o estoque durar” ou “Últimas unidades disponíveis”. Esse gatilho desperta o temor de perder algo valioso, incentivando a ação rápida.

Urgência

A urgência está relacionada ao senso de imediatismo e importância imediata. Portanto, ao criar uma sensação de necessidade e pressa, estimula-se o consumidor a tomar uma decisão rápida. Ofertas por tempo limitado, “promoção-relâmpago” ou prazos de entrega acelerados são exemplos de como esse gatilho pode ser aplicado. A ideia é fazer com que o consumidor sinta que precisa agir imediatamente para aproveitar a oportunidade.

Aversão à perda

Esse gatilho mental baseia-se no princípio de que as pessoas tendem a valorizar mais a perda do que o ganho. Ao ressaltar o que o consumidor pode perder ao não aproveitar uma oferta, é possível despertar o senso de perda e, consequentemente, estimular a ação. Sendo assim, frases como “Não perca essa chance única” ou “Não deixe essa oportunidade escapar” são exemplos de como esse gatilho pode ser utilizado para chamar bastante atenção do seu cliente.

Exclusividade

Quase como um sentimento de luxúria, a exclusividade aproveita o desejo humano de se sentir especial e pertencer a um grupo seleto. Ao oferecer produtos ou serviços exclusivos, edição limitada, acesso antecipado ou programas VIP, cria-se um sentimento de valorização e diferenciação. Ou seja, esse gatilho explora o senso de pertencimento e o desejo de se destacar dos demais.

Novidade

Curiosidade é algo inerente ao ser humano, e por isso, o gatilho da novidade aproveita a necessidade de sempre ser o primeiro a saber de algo novo. Ele é utilizado para destacar características únicas, lançamentos recentes, melhorias em produtos ou serviços. Assim, o interesse do consumidor é despertado e a novidade cria uma sensação de “frescor” que atrai a atenção do público, estimulando a exploração e a compra.

Autoridade

O gatilho da autoridade explora a confiança que as pessoas depositam em figuras de referência ou especialistas. Ao associar um especialista, celebridade ou ainda autoridade reconhecida ao produto ou serviço, aumenta-se a credibilidade e a confiança do consumidor. Depoimentos, avaliações positivas de especialistas ou certificações são exemplos de como esse gatilho pode ser utilizado para dessa forma, influenciar o comportamento de compra.

Prova social

Esse gatilho mental se baseia no comportamento humano de buscar referências e se espelhar nos outros para tomar decisões. Ele envolve a apresentação de evidências de que outras pessoas estão adquirindo ou utilizando um produto ou serviço de forma positiva. Ele funciona quando há necessidade de demonstrar que um determinado número de pessoas está satisfeito com a sua oferta e assim, você cria um senso de segurança e confiança no público.

Benefício

Por fim, esse é o gatilho mental que destaca os benefícios e vantagens que o produto ou serviço oferece ao consumidor. Normalmente, ele é utilizado para enfatizar como o produto pode resolver problemas, satisfazer necessidades assim como, melhorar a vida do cliente. Como resultado, cria-se um forte estímulo para a ação de compra. A chave para utilizar esse gatilho de forma eficaz é conhecer profundamente o público-alvo e compreender quais são as suas principais demandas e desejos

Como usar gatilhos mentais com estratégias de copywriting

A utilização de gatilhos mentais em estratégias de copywriting no envio de SMS e RCS é uma maneira eficaz de capturar a atenção do seu público-alvo e persuadi-lo a realizar uma ação desejada. Antes de tudo, é essencial compreender profundamente quem são seus clientes e quais são suas necessidades, desejos e dores. Isso permitirá que você escolha os gatilhos mentais mais relevantes para atingir seu público de forma eficaz.

Lembre-se também que o SMS e o RCS têm limitações de espaço e caracteres, portanto, é importante transmitir sua mensagem de forma clara e objetiva. Então, utilize gatilhos mentais que despertem interesse e criem um senso de urgência em poucas palavras.

Use também os dados do seu público para personalizar as mensagens SMS ou RCS, incluindo o nome do destinatário ou informações relevantes. Isso cria uma sensação de atenção individual e pode aumentar o engajamento. 

Dicas para utilizar gatilhos mentais

Uma dica eficaz para utilizar gatilhos mentais no RCS é aproveitar ao máximo os recursos multimídia disponíveis, bem como vídeos, imagens e botões interativos. Esses elementos visuais e interativos podem potencializar a persuasão e engajamento do público-alvo. 

Sendo assim, aproveite esses recursos para criar vídeos curtos e envolventes que destaquem os benefícios do seu produto ou serviço. As imagens são outra forma eficaz de chamar a atenção e transmitir uma mensagem persuasiva. Os botões interativos, permitem ao destinatário da mensagem realizar ações diretamente no RCS, como acessar um site, fazer uma compra ou obter mais informações. Crie botões atrativos e persuasivos de chamada à ação. 

Lembre-se de que, ao utilizar gatilhos mentais em SMS e RCS, é essencial equilibrar a persuasão com a relevância e a transparência. Certifique-se de que suas mensagens sejam autênticas, claras e diretas. Só então, teste diferentes gatilhos mentais e mensagens para identificar quais são mais eficazes com o seu público-alvo e acompanhe os resultados para ajustar sua estratégia de copywriting ao longo do tempo.

Exemplos práticos de gatilhos mentais para SMS e RCS

gatilhos mentais no RCS

Gatilho mental de escassez

“Corra! Apenas mais 2 vagas disponíveis para o workshop de marketing digital. Garanta a sua antes que seja tarde demais!”

“Apenas 5 ingressos restantes para o show do seu artista favorito. Garanta o seu agora e não perca essa experiência única!”

Exemplo 2: “Estoque limitado! As últimas unidades do produto X estão disponíveis. Compre agora antes que acabe!”

Urgência: um dos gatilhos mentais mais usados

“Oferta relâmpago! Apenas nas próximas 24 horas: 50% de desconto em todos os produtos da nossa loja. Não perca essa chance!”

“Últimas horas da promoção! Adquira nosso produto com 30% de desconto até meia-noite. Aproveite agora!”

Exemplo 2: “Promoção relâmpago! Compre agora e ganhe frete grátis. Válido apenas para os primeiros 50 clientes.”

Aversão à perda: um poderoso gatilho mental

“Última oportunidade de economizar! Aproveite agora mesmo nosso cupom de desconto exclusivo e evite perder a chance de economizar em sua próxima compra.”

 “Não perca a chance de economizar! Economize até 50% em nossa liquidação de verão. Compre agora e aproveite as ofertas!”

Exemplo 2: “Evite perder essa oportunidade! Assine agora nosso plano premium e tenha acesso exclusivo a conteúdos especiais.”

Como usar gatilho de Exclusividade?

“Apenas para nossos clientes VIPs: acesso antecipado à nossa nova coleção. Seja um dos primeiros a conferir as tendências mais recentes da moda!”

“Oferta exclusiva para nossos clientes premium! Receba um brinde especial ao realizar sua próxima compra. Aproveite!”

“Seja um dos primeiros a experimentar nosso novo lançamento! Acesso antecipado apenas para assinantes da nossa lista exclusiva.”

Novidade: exemplos de gatilhos mentais

“Chegou o lançamento mais esperado do ano! Conheça nosso novo smartphone com tecnologia revolucionária que vai transformar sua experiência mobile.”

“Acabamos de lançar um recurso incrível em nosso aplicativo. Experimente agora e veja como facilitamos sua vida!”

Gatilho mental de Autoridade

“Confie no líder do mercado: nossos produtos são recomendados por especialistas e líderes de opinião na indústria. Experimente e descubra o porquê!”

“Somos líderes do mercado há mais de 30 anos. Conte com a nossa experiência e expertise para atender às suas necessidades.”

Exemplos de gatilhos mentais de Prova Social

“Milhares de clientes satisfeitos! Veja o que eles têm a dizer: ‘Produto incrível, superou minhas expectativas!’ Não fique de fora, junte-se a eles.”

 “Mais de 10.000 clientes satisfeitos! Faça parte desse grupo e aproveite os benefícios dos nossos serviços.”

Gatilho mental de Benefício

“Aumente sua produtividade em 50% com nosso novo aplicativo de gestão de tarefas. Simplifique seu dia a dia e conquiste mais resultados!”

“Melhore sua saúde e bem-estar com nosso programa de exercícios personalizados. Sinta-se melhor do que nunca!”

utilizando gatilkhos mentais no RCS

Dicas bônus para aplicar no SMS e RCS

Procure adaptar os gatilhos mentais para os recursos do RCS é a chave para o sucesso. Por exemplo, no caso de um vídeo, utilize depoimentos de clientes satisfeitos ou demonstrações impactantes para aplicar o gatilho da prova social. Nas imagens, destaque os benefícios do seu produto ou serviço para utilizar o gatilho dos benefícios. Por outro lado, nos botões interativos, utilize gatilhos de escassez, exclusividade ou urgência para incentivar a ação imediata.

Pronto para colocar os gatilhos mentais na estratégia da sua empresa? Então continue acompanhando nosso blog e confira dicas de comunicação, marketing e vendas. Até mais! 

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20 de junho de 2023
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