Nossa Diretora de Gente e Gestão, Camila Paiva, contou a TV Nube como uma boa comunicação pode impactar as relações interpessoais e melhorar diversos aspectos do dia a dia no trabalho. Confira um resumo a seguir ou clique aqui para assistir a entrevista completa.
Você sabia que a comunicação é um fator decisivo para a felicidade no trabalho? De acordo com a pesquisa “Inteligência emocional e saúde mental no ambiente de trabalho” da The School of Life, feita com profissionais em cargos de liderança, 32% dos entrevistados citaram a comunicação como o aspecto mais ausente em seus colaboradores.
Comunicar vai além de saber falar ou escrever bem. Ainda que seja uma habilidade que todo ser humano possui, é fundamental treinar a comunicação para dominá-la. Os benefícios vão desde o sucesso ao expressar ideias com clareza, até a conquista de uma vaga de emprego ou promoção.
Segundo Camila Paiva, saber se comunicar bem sempre será muito valioso, independente do cargo que você ocupa. “É através da comunicação que você cria relações de confiança com os seus colegas de trabalho”, e isso garante o trabalho em equipe, evita o retrabalho e ajuda a construir diferentes pontos de vista de um mesmo assunto.
Como se comunicar bem para conquistar uma vaga de emprego?
Para se sair bem na entrevista, “o segredo é se concentrar naquilo que você quer passar e sempre se comunicar de forma empática, clara, objetiva e empolgante”, ressalta. Aliás, criar conexões com o entrevistador demonstra a segurança necessária que as empresas buscam.
Dentre as diversas formas de gerar uma boa impressão na entrevista, as principais são:
– Não abrir mão da autenticidade;
– A comunicação não é apenas verbal;
– Fique à vontade, mas tome cuidado com a expressão corporal;
– Tenha clareza nas suas ideias;
– O autoconhecimento é a chave para evitar clichés e apresentar a verdade sobre quem é você;
– Interaja com o entrevistador;
– Mantenha a descrição.
Como melhorar a comunicação no trabalho com os colaboradores?
O endomarketing é a principal estratégia de comunicação do ambiente de trabalho para gerar mais engajamento e cooperação. Através da divulgação das ações internas, utilizar os canais de comunicação digital podem ser a chave para uma estratégia de sucesso. Confira o caso de sucesso a seguir.
Como dar feedback de entrevista?
Em uma pesquisa, 600 profissionais que estavam em busca de uma oportunidade apontaram que a resposta de entrevista é um fator importante para a marca empregadora. Isso porque, se ultrapassado sete dias, a empresa é avaliada com NPS negativo.
Por outro lado, a mesma pesquisa mostrou que as pessoas avaliam bem as empresas que oferecem feedback de entrevista entre 24 horas – com nota 48 – e 48 horas – com nota 29.
Contudo, este processo não é fácil de fazer. Ainda que haja grande impacto, as empresas têm dificuldade para gerenciar o retorno aos candidatos devido ao volume de aplicações para as vagas.
Nesse sentido, automatizar essa comunicação pode melhorar a imagem corporativa da empresa e ainda garantir que todas as respostas sejam enviadas. Sendo assim, utilizar canais digitais como o e-mail, SMS, RCS ou ainda o agente virtual de voz pode melhorar esse processo e conduzir os profissionais para uma nova etapa do processo seletivo de forma descomplicada.