Tudo sobre gerações: X, Y, Z, Alpha e Beta
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Gerações: tudo sobre geração X, Y, Z alpha, beta

Conheça todas as gerações X, Y, Z, Alpha e Beta, entenda qual o comportamento e as tendências de tecnologia para se comunicar com elas.
gerações

Uma geração é formada por um conjunto de pessoas que nascem em uma mesma época, cujo contexto histórico influencia no comportamento, costumes e valores em relação à evolução. Não à toa, muito se fala sobre as diferentes gerações, mas você conhece suas particularidades?

Cada geração carrega em sua visão de mundo, em sua forma de relacionamentos e em sua maneira de se vestir, os acontecimentos de sua época, tanto os culturais, políticos, sociais, como os econômicos. Cada uma delas apresenta características próprias, como o pensar, o agir, o aprender e o comportar-se nos diferentes ambientes. 

No conteúdo de hoje falaremos tudo sobre as gerações X,Y, Z, alpha, beta. Conhecendo as particularidades de cada uma, será mais fácil entender e fazer negócios com pessoas dos diferentes grupos geracionais. Boa leitura!

Do Baby Boomer ao Beta: o que são as gerações e quais são seus comportamentos?

A divisão das gerações por épocas iniciou-se após a Segunda Guerra Mundial, entre 1946 e 1964. Nesse período, as crianças nascidas nos Estados Unidos, foram denominadas de baby boomers, em virtude do aumento do número de nascimentos, após a guerra. As outras denominações vieram sequencialmente.

Na maioria das referências sobre esse tema, a classificação abaixo é a mais encontrada, embora não haja consenso.

Qual geração eu sou?

Veja a época que você nasceu para saber a qual geração você pertence.

  • Baby Boomers: nascidos entre 1946 e 1964
  • Geração X: nascidos entre 1965 e 1980
  • Geração Y ou Millennials: nascidos entre 1981 e 1996
  • Geração Z: nascidos entre 1997 e 2010
  • Geração Alfa: nascidos a partir de 2010 (atualmente com até 10 anos)
  • Geração Beta: embora não haja conscenso, para uns, esta geração nasce a partir de 2020 e para outros, 2025.

Vamos conhecer mais detalhes de cada uma delas? Acompanhe!

Geração Baby Boomer: o que é?

O contexto pós-guerra traça um momento de reconstrução dos países envolvidos. Os baby boomer (1946-1964) são uma geração que receberam uma educação mais rígida e disciplinada, valorizam o trabalho e acreditam que ele é para uma vida toda. A realização pessoal está diretamente ligada à estabilidade financeira.

Valorizam a qualidade e não a quantidade. O casamento é sinônimo de aquisição de casa, carro e tempo de lazer. Com um acesso limitado a produtos e marcas, têm escolhas fiéis de acordo com seus valores e preferências, o que os torna mais resistentes às novas tendências. 

Os baby boomers possuem raciocínio linear – começo, meio e fim. Preferem comprar em lojas físicas, mas alguns já estão mudando essa prática, por conta da inevitável digitalização. Veem a evolução tecnológica como uma opção e não como a mudança de hábito, no entanto, ainda se comunicam de maneira tradicional: fazem ligações, trocam mensagens de texto e enviam e-mail.

Para que as marcas atinjam essa geração, é mais assertivo investir em televisão, mídia impressa, eventos locais, mala direta, sites de notícias, e-mail, SMS, telefone, Whatsapp e o bom e velho marketing boca a boca. 

Quem são os nascidos da Geração X?

Por sua vez, a geração X que é nascida entre 1965 e 1980, tem um perfil mais independente e empreendedor. Equilibrados e cautelosos, evitam decisões precipitadas. No mercado de trabalho, buscam ascensão profissional através do aprimoramento de habilidades e de desafios e oportunidades a fim de conquistar resultados efetivos.

De fácil adaptação às tecnologias, a gen X aprecia o consumo de informação híbrida (online e offline) e valorizam a flexibilidade bem como a aprendizagem colaborativa. Trata-se de uma geração mais individualista e competitiva, que tem seu incentivo no papel do marketing e da publicidade.

É uma geração forte em relação ao consumo, aproveitando a sua condição econômica de forma intensa. Por isso, estão sempre experimentando novas marcas e enxergam vantagens nelas, como transparência e responsabilidade social das empresas.

É a primeira das gerações a crescer com acesso a computadores e internet, assim, são muito informados. A tecnologia lhes serve para pesquisar e comparar produtos antes de comprar, embora valorizem o comprar presencialmente e o atendimento humano. São conhecidos como geração “híbrida” em relação às compras.

Para chegar nessas pessoas, as marcas precisam investir em canais de mídia tradicionais, como televisão e rádio, ao mesmo tempo que marcam sua presença online em buscadores como Google e Bing. Blogs e artigos online são ótimos para conversar com esse público, assim como canais de atendimento personalizados, SMS e newsletters. 

O que é a Geração Y?

Já os nascidos entre 1981 e 1996, a geração Y é a mais informal e imediatista, pois assume riscos e busca recompensas tangíveis com mais facilidade. Inovadores, conseguem executar várias tarefas ao mesmo tempo, de forma autônoma. Também conhecido como millennials, viram a transição do analógico para o digital, e estão sempre muito conectados, o que os transformou em cidadãos globais.

Profissionalmente, buscam sempre as melhores oportunidades. Gostam da igualdade no tratamento, independentemente do nível hierárquico. Além disso, são muito criativos e possuem grande capacidade de inovar em suas carreiras. A gen Y consome grande fluxo de informações, tendo facilidade e rapidez para assimilá-las e dessa forma, preferem a maneira informal de aprender.

Suas maiores preocupações contudo, são pelas causas sociais que defendem e tem uma profunda consciência socioambiental. São desapegados de objetos, valorizam as experiências, amam a liberdade em qualquer âmbito e defendem a pluralidade a nível social e de consumo.

Ainda que não sejam tão consumistas, eles praticam as comprar online, porém, são rigorosos com as práticas ambientais das marcas e em relação a prazos e inconvenientes logísticos. Valorizam a rapidez e praticidade, mesmo que isso provoque um maior custo.

Os Millennials preferem canais como redes sociais, plataformas de assinatura, Youtube, conteúdos de influenciadores, aplicativos de mensagens instantâneas como o WhatsApp e plataformas de reviews. 

Qual é a Geração Z?

Entre 1997 e 2010, nasce a geração Z que valoriza a consciência coletiva. Esse grupo necessita expor sua opinião de forma autêntica e, no mercado de trabalho, são orientados pelo propósito. É a primeira das gerações que demonstra que não há fronteiras geográficas. Outra característica muito forte é a total falta de paciência para a burocracia. 

Muito populares nas redes sociais, muitas vezes, têm dificuldade de trabalhar bem em grupo, por conta da forte independência. São ágeis nas decisões, almejam rápida ascensão na carreira e consideram muito os feedbacks. 

As pessoas desta geração possuem raciocínio não-linear e utilizam informação via smartphones, em conteúdos visuais ou em áudios, como podcasts e vídeos curtos. Aprendem de maneiras variadas, são multifocais e voltam-se para diferentes plataforma, cursos rápidos, autônomos e flexíveis.

Nesse sentido, prefere comprar de empresas que ofereçam experiência de compra fácil e ágil. É muito importante que tenham presença nas redes sociais e uma estratégia de marketing bem elaborada, pois eles compram por influência e pesquisam a marca em mais de um canal antes de comprar.

64% das pessoas da geração Z têm o hábito de consumo voltado para as compras online, mas também gostam da opção de comprar online e retirar na loja. É uma geração que valoriza a liberdade de escolha, que se comunica com as marcaas através do Tik Tok, Instagram e YouTube.

Qual a definição da Geração Alpha?

Apesar de ainda não serem ativos no mundo profissional, guardam um excelente potencial para o futuro. São indivíduos observadores, espontâneos, autônomos e possuem um poder de adaptação muito acelerado. 

A tecnologia faz parte da vida desde o nascimento. Eles são movidos por estímulos sensoriais, predominantemente pelos visuais, graças às mídias digitais, como Youtube e Instagram e aplicativos de jogos e educação. O raciocínio da geração alpha é não linear, assim consideram cansativas as atividades de aprendizado mais tradicionais, como leitura de textos, e possuem dificuldade de concentração. As tecnologias para a educação devem favorecer a audição, tato e visão ao mesmo tempo.

Precisam de novidades para competir com tudo o que os distrai, pois essa geração é sedenta por novas mídias e tecnologias. Assim, soluções fora do convencional vão estimular os diversos sentidos e serão assim ideais. Possuem uma estreita e competente relação com o celular e internet, mas a marca do futuro será a sua relação com a inteligência artificial. Essa geração recebe tantos estímulos que estarão mais preparadas para as futuras transformações ou àquelas que elas mesmas provocaram.

Filhos das gerações Y ou até mesmo da Z, a geração que nasce a partir de 2010 aproxima-se ainda mais à liberdade em relação a sua identidade. Sem as tradicionais separações, tendem a tornar-se mais protagonistas e ocupar posições de poder. Gênero e orientação sexual não serão impedimentos, assim como o direito à diferença será uma causa mais fortalecida. 

Quanto ao consumo, somente daqui a alguns anos conheceremos o perfil de consumo desses futuros jovens, cidadãos e consumidores. Porém, hoje, eles já estão em canais de streaming, jogos online, redes sociais, e canais interativos

Qual é a próxima geração? Conheça a Geração Beta

Baseando-se na ordem do alfabeto grego, a última geração foi denominada Alpha. Assim, espera-se que a próxima geração seja a Beta. Considerando que esta seria a dos nascidos a partir de 2020 ou 2025 até 2040, prever suas particularidades pode dar aos profissionais das diferentes áreas respostas mais exatas sobre qual o caminho a seguir.

As tecnologias já fazem parte dos processos de ensino-aprendizagem, por exemplo, e para a geração Beta, espera-se que essa marca se intensifique ainda mais. Filhos de uma geração que vive constantemente online, os betas tendem a privilegiar as inteligências artificiais e viver em um mundo digital. Segundo relatório do grupo europeu Europol, estima-se que até 2026, 90% do conteúdo disponível online será gerado sinteticamente pela IA (Inteligência Artificial). Isso vai alterar consideravelmente os conceitos de verdade e realidade, além da forma de consumo.

Entre as gerações, a Beta poderá pertencer ao menor grupo populacional, mas terá uma incalculável influência na forma como interagimos com a tecnologia. À medida que crescerem e prosperarem, as suas expectativas e demandas oferecerão um novo olhar do futuro. Tecnologia e humanidades estarão intimamente entrelaçadas.

Como lidar com diferentes gerações nas empresas?

Como vimos, as diferentes gerações se utilizam de linguagens, canais e conteúdos diferentes, por isso, as empresas precisam ter uma comunicação dinâmica para abarcar os diversos comportamentos e visões de mundo. Por exemplos, da geração Y para frente, a sustentabilidade, diversidade e engajamento são preocupações primordiais. Dessa forma, as marcas que tiverem esse perfil têm mais chances de sucesso com as gerações mais novas. 

Como se comunicar com as novas gerações?

As novas gerações já passaram a usar smartphones desde a infância, engajando-se na cultura digital e mobile. No entanto, ainda há muitas empresas que ainda não têm, ao menos, um site responsivo e não produzem conteúdos para consumo móvel. Dessa forma, não vão conseguir atingir as gerações Y, Z e Alpha, por exemplo.

Não basta apenas aderir à tecnologia usada, mas também produzir conteúdos que essas gerações gostam de consumir. As gerações mais novas querem conteúdos de entretenimento que aliviam a sua ansiedade, conteúdos de ensino que favoreçam o aprendizado indo direto ao ponto, e conteúdos que inspirem e ajudem na realização dos seus projetos. As marcas precisam envolvê-los, ouvindo-os e entendendo seus anseios para poderem passar confiança.

Em relação ao consumo, a geração Z ainda gosta de comprar em lojas físicas, o que é uma boa oportunidade para marcas híbridas (phygital). Estas podem utilizar estratégias para unirem-se ao componente digital, como por exemplo, os clientes fazerem check in em sua loja para obterem descontos e vantagens, ou comprar online e retirar a mercadoria fisicamente.

Como a Pontaltech te ajuda com as diferentes gerações?

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04 de dezembro de 2023
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